Em Cannes, marca ‘Rio Carnaval’ tem conquista dupla no maior prêmio mundial da publicidade

Spread the love

Em Cannes, marca ‘Rio Carnaval’ tem conquista dupla no maior prêmio mundial da publicidade

Criada para sintetizar e simbolizar o desfile das escolas de samba cariocas, a marca “Rio Carnaval”, lançada este ano pela Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), foi duplamente premiada nesta terça-feira em Cannes, na Riviera Francesa. Inspirado no bailado das porta-bandeiras, o desenho foi desenvolvido pela Tátil Design e rendeu à agência dois troféus Leões de Ouro no Festival Cannes Lion, a maior premiação da publicidade mundial.

Depois de ter sido divulgada ao público em fevereiro e estampada na Marquês de Sapucaí em abril, a “Rio Carnaval” foi agraciada com as honrarias máximas das categorias Design e Industry Craft. Na primeira, concorreu com outros cinco conteúdos brasileiros (incluindo produções de gigantes do mercado, como a Hershey’s e a Centauro). Na segunda, foi a única finalista nacional.  Fred Gelli, fundador da Tátil, recebeu os prêmios na cidade francesa.

A criação da marca foi uma novidade em nove décadas de desfiles no Rio de Janeiro. A intenção do empresário Gabriel David, que comanda o Departamento de Marketing da Liesa e pilotou o projeto, era transmitir globalmente as imagens e sensações associadas à folia da Cidade Maravilhosa. O processo de elaboração durou seis meses e envolveu entrevistas com mais de 3 mil pessoas, incluindo ícones como os carnavalescos Rosa Magalhães e Milton Cunha e o diretor de Carnaval Laíla (em memória).

— Além de ser muito importante para a publicidade e o design brasileiros, a premiação alça o Carnaval do Rio a um lugar de protagonismo inédito entre as festas populares do mundo. Estamos muito satisfeitos com o projeto de branding feito ao lado da Tátil e, agora, registrado na história — afirmou Gabriel, que recebeu a notícia na capital fluminense.

Fred Gelli celebrou a conquista direto da França:

— Foi uma noite mágica em Cannes com Rio Carnaval levando dois Leões de Ouro! Parabenizo o time incrível da Tátil Design e parceiros mais do que especiais que mostraram ao mundo a força simbólica do maior espetáculo da Terra. Esses prêmios representam a resistência que a nossa cultura tanto precisa. Apesar de tudo, ela segue brotando da força criativa sem fim do povo brasileiro.

Antes de Cannes, a “Rio Carnaval” já tinha recebido premiações relevantes recentemente. Em maio, ganhou classificação dourada no The One Show Awards, outra premiação notória do ramo. No mesmo mês, teve destaque no D&AD Awards nas categorias marca e tipografia.


Spread the love
  • Related Posts

    Liesa inicia simpósio para debater aprimoramentos para o julgamento

    Spread the love

    Spread the loveLiesa inicia simpósio para debater aprimoramentos para o julgamento do Carnaval A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) iniciou nessa segunda-feira (2), na…


    Spread the love

    Escolas de samba do Rio Carnaval empolgam o público

    Spread the love

    Spread the loveEscolas de samba do Rio Carnaval empolgam o público na Noite dos Enredos Evento popular lotou a Cidade do Samba nesta sexta-feira (30) Depois de mais de 10…


    Spread the love

    Você perdeu

    Lins Imperial realiza festa domingo

    Lins Imperial realiza festa domingo

    Liga RJ inicia venda de ingressos para os desfiles da Série Ouro

    Liga RJ inicia venda de ingressos para os desfiles da Série Ouro

    Presidente do Tuiuti, Renato Thor, recebe diploma Abdias Nascimento

    Presidente do Tuiuti, Renato Thor, recebe diploma Abdias Nascimento

    Unidos de Padre Miguel abre vagas para Alas

    Unidos de Padre Miguel abre vagas para Alas

    Alegria do Vilar apresenta seus sambas concorrentes

    Alegria do Vilar apresenta seus sambas concorrentes

    Presidente da Liesa recebe intérpretes e casais de mestre-sala e porta-bandeira

    Presidente da Liesa recebe intérpretes e casais de mestre-sala e porta-bandeira