Lavagem do Sambódromo encerrará temporada de ensaios: Vila e Viradouro no Sábado; e Beija-Flor e Grande Rio, no Domingo

Spread the love

A temporada de ensaios técnicos rumo aos desfiles oficiais prosseguirá no próximo sábado, 11, com Vila Isabel (20h30) e Viradouro (22 h). Antes da apresentação das duas Escolas haverá a tradicional lavagem da pista (19 h), porém com um contingente menor de participantes, para que não haja atrasos na programação e as Agremiações possam avaliar os testes de som e iluminação colorida, que começarão naquela noite.

A temporada de Ensaios Técnicos para o Rio Carnaval 2023 será encerrada no domingo, 12, com a apresentação da Beija-Flor de Nilópolis e Grande Rio. Será a segunda noite consecutiva dos testes de som e iluminação. Os trens do MetrôRio estarão funcionando nos dois dias até meia-noite nas estações Praça Onze e Central do Brasil. O acesso às arquibancadas e frisas será gratuito.

Neste domingo, 05, Salgueiro e Portela levaram uma multidão ao Sambódromo.

Portela: a festa do Centenário já começou

Preparando-se para comemorar seus cem anos de história em plena Sapucaí, a Portela encerrou neste domingo, 5, mais uma noite de ensaios técnicos do Rio Carnaval na Marquês de Sapucaí. E o fez em grande estilo: com uma apresentação toda dedicada aos grandes nomes que integraram (do passado até hoje) a escola. Referências não faltaram.

Já no início do treino, ao adentrar o Setor 1, os portelenses “prestaram continência” às rainhas que já brilharam à frente da bateria “Tabajara do Samba”, como Luíza Brunet, Adriane Galisteu e Sheron Menezzes. Elas foram convidadas por Bianca Monteiro, atual ocupante do posto, que se apresentou junto das ex-majestades e foi ovacionada por onde passou na Avenida.

Tia Surica, da Velha Guarda Show, teve lugar de destaque: desfilou sob as asas da águia, símbolo maior da “Majestade do Samba”. Mestre Monarco, baluarte que a agremiação perdeu para a eternidade em 2021, estava eternizado na estampa dos instrumentos tocados pelos ritmistas. Entre tantos outros nomes relevantes, também houve o de Vilma Nascimento, eterna porta-bandeira da Portela e uma das homenageadas pelo enredo desenvolvido pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage.

Para deixar tudo ainda mais especial, os portuenses ainda distribuíram doces ao público (como numa festa de aniversário) e apresentaram seu novo mascote: uma águia, cujo nome está sendo escolhido por meio das páginas da escola nas redes sociais.

Junto aos espectadores do Sambódromo, o público da internet acompanhou o evento por meio do canal do Rio Carnaval no Youtube, cuja cobertura é comandada por Milton Cunha. O conteúdo está disponível on-line.

Salgueiro revela um pouco de seu ParaÍso Vermelho

De olho nos ‘Delírios de um paraíso vermelho’, enredo que desfilará na Marquês de Sapucaí este ano, o Salgueiro abriu neste domingo, 5, a noite de ensaios técnicos do Rio Carnaval na Marquês de Sapucaí. Assinado pelo carnavalesco Edson Pereira, o tema inspira a escola do Andaraí, na Zona Norte do Rio, na busca pelo décimo campeonato de sua história. A mensagem é sobre a liberdade de expressão e a construção que cada ser humano faz do seu próprio ideal de paraíso.

O primeiro impacto salgueirense no Sambódromo seguiu à risca a tradição da vermelha e branca: foi a bateria “Furiosa”, comandada pelos mestres Guilherme e Gustavo e estrelada pela atriz Viviane Araújo, rainha pelo 16º ano consecutivo. Comumente chamada pelo público de “rainha das rainhas”, Vivi apareceu diante do Setor 1 com um figurino inspirado no pecado cometido por Adão e Eva no Jardim do Éden — arrancou aplausos e gritos de aprovação enquanto caía no samba.

Além da beldade, o Salgueiro também saudou outra prata da casa: o intérprete Quinho, afastado temporariamente por motivos de saúde, foi homenageado pelo colega de trabalho, Emerson Dias, logo no início do treino. O microfone oficial da Avenida foi cedido para que o veterano fizesse seu grito de guerra diante do público.

Entre os destaques, também figuraram o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei Santos e Marcella Alves, e alas tradicionais da “Academia do Samba”, como a Maculelê, comandada pelo coreógrafo Carlinhos do Salgueiro.

Confira o calendário oficial:

RIO CARNAVAL 2023
GRUPO ESPECIAL

PROGRAMAÇÃO DE ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO

11 de fevereiro – Sábado – Teste de Som e Luz
Lavagem da Avenida – 18h30
Vila Isabel (B) – 20h30
Viradouro (C) – 22h

12 de fevereiro – Domingo – Teste de Som e Luz
Beija-Flor (C) – 20h30
Grande Rio (B) – 22h

Concentração: C – Correios/Cedae – B – Balança

(Fotos: Vitor Melo e Diego Mendes/LIESA)


Spread the love
  • Related Posts

    Rio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins

    Spread the love

    Spread the loveRio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins Calendário oficial terá agora três dias competitivos, com o Grupo Especial, e dois de celebração, com…


    Spread the love

    Escolas de samba do Rio Carnaval produzirão rodos

    Spread the love

    Spread the loveEscolas de samba do Rio Carnaval produzirão rodos para enviar ao Rio Grande do Sul Liesa pede doação de madeira para que agremiações possam elaborar mais materiais que…


    Spread the love

    Você perdeu

    Inocentes na Fábrica do Samba da Série Ouro

    Inocentes na Fábrica do Samba da Série Ouro

    Ex-Musa do carnaval carioca está entre as três finalistas do Miss Fitness Mundo

    Ex-Musa do carnaval carioca está entre as três finalistas do Miss Fitness Mundo

    Amanda Fernandes seguirá como musa da União da Ilha

    Amanda Fernandes seguirá como musa da União da Ilha

    Unidos da Tijuca define calendário da disputa de sambas

    Unidos da Tijuca define calendário da disputa de sambas

    Definido o dia dos desfiles mirins no Sambódromo

    Definido o dia dos desfiles mirins no Sambódromo

    Rio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins

    Rio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins