Hutukara cai nas graças do povo e Acadêmicos do Salgueiro

Spread the love

Fotos: ROGÉRIO NEVES

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Hutukara cai nas graças do povo e Acadêmicos do Salgueiro emociona tijucanos durante ensaio na Conde de Bonfim 

Presença do público e canto forte marcaram o último ensaio de rua do ano

 

Depois de mais uma noite de sábado de casa cheia, com a visita da co-irmã, Mocidade Independente de Padre Miguel, o Acadêmicos do Salgueiro realizou na noite deste domingo (17), o primeiro ensaio técnico na Rua Conde de Bonfim para o Carnaval 2024. A comunidade da Tijuca compareceu em peso para acompanhar de perto o show da Bateria Furiosa, dos mestres Guilherme e Gustavo e da Rainha das rainhas, Viviane Araújo, além, é claro, de todo o elenco Salgueirense.

A noite de samba começou com a passagem da coirmã da Série Ouro, Império da Tijuca, que coloriu as ruas de verde e branco, levantando o público com a sua Ciranda de Lia. Logo em seguida, a Academia do Samba hutukarizou uma das principais vias bairro da Zona Norte.

A Comissão de Frente, comandada pelo coreógrafo Patrick Carvalho, cuja madrinha Tati Barbieri será apresentada no próximo sábado (23), abriu o ensaio com um verdadeiro espetáculo que chamou a atenção de todos os presentes, dando sinais do grande show que será exibido na Marquês de Sapucaí.

Marcela e Sidclei encantaram a todos com a leveza, segurança e alegria que transmitem ao conduzir o pavilhão salgueirense. A Ala das Baianas, liderada pela sempre elegante Tiq Glorinha, conquistou o público com um figurino digno de festa, nas cores branco com prata, representando paz e luz para os caminhos rumo à tão sonhado décima estrela. Quem também esbanjou beleza e elegância, foi a Velha Guarda comandada pela Tia Caboquinha, que riscou o chão da Conde de Bonfim.

Carlinhos Salgueiro também chamou atenção do público com a companhia de dança do Maculelê, que emocionou com a interpretação dos bailarinos. Os passistas salgueirenses também capricharam na apresentação e todos ficaram encantados com a sintonia entre o Rei e Rainha da ala, Danilo Araújo e Patrícia Terra.

À frente da Furiosa, Viviane Araújo era uma das personalidades mais esperadas por todos que acompanhavam o cortejo. Ela tirou fotos com os fãs, acenou aos presentes e, mais uma vez, caprichou no figurino inspirado no enredo Hutukara.

Na ausência do intérprete oficial, Emerson Dias, que está viajando a trabalho, o comando do carro de som ficou com o cantor Charles Silva.

O presidente André Vaz aproveitou o momento para agradecer aos componentes, funcionários da Academia do Samba, apoiadores, patrocinadores e à Prefeitura do Rio pelo momento especial pelo qual a agremiação atravessa:

“Estamos trabalhando dia e noite em prol do Carnaval de 2024, se Deus quiser, com a união de todos vocês, com a torcida de vocês, vamos conquistar esse campeonato tão sonhado pro Salgueiro, pra nossas comunidades. Agradeço ao prefeito Eduardo Paes, agradecer a RioTur, na pessoa do Presidente Ronnie, que na semana passada depositaram R$ 1.935.000 pra cada escola. A eles, nossa gratidão. e até da prefeitura, pela Superfeitura. Esse dinheiro já foi todo gasto em fornecedores, empreendedores, funcionários, e estão todos aqui agradecendo essa ajuda para o Carnaval da nossa escola.”, destacou Vaz.

As calçadas estavam lotadas e todos cantavam a plenos pulmões o hino para o Carnaval 2024. Inclusive, esse foi um pontos que mais chamaram a atenção de quem estava na Conde de Bonfim: o canto forte da comunidade e do público que acompanhava o ensaio. Moradores disputavam espaço nas janelas e varandas para ver de perto a apresentação da Vermelho e Branco Tijucana.

Nem mesmo os profissionais que estavam à serviço durante o treino conseguiram se segurar. Na manhã desta segunda-feira, o vídeo de um funcionário da CET-Rio sambando com a passista Luana Guedes viralizou nas redes sociais.

Hutukara já está na boca do povo e o ensaio deste domingo comprovou isso.

Em 2024, o Acadêmicos do Salgueiro vai levar para a Avenida a história e a luta do povo Yanomami com o enredo Hutukara, de autoria do carnavalesco Edson Pereira. A Academia do Samba faz um alerta em defesa da Amazônia e em particular dos Yanomami, que sofrem efeitos da ação de garimpeiros na sua região. Hutukara significa “a floresta construída dos yanomami”. O enredo é baseado no livro “A Queda do Céu”, de Davi Kopenawa, xamã e líder político do povo yanomami. O Salgueiro é a terceira escola a desfilar no domingo, dia 11/02.


Spread the love

Related Posts

Unidos da Tijuca define calendário da disputa de sambas

Spread the love

Spread the loveUnidos da Tijuca define calendário da disputa de sambas para o Carnaval 2025Thank you for reading this post, don’t forget to subscribe! Eliminatórias acontecem às quintas a partir…


Spread the love

Thiago David é o novo vice-presidente

Spread the love

Spread the loveThiago David é o novo vice-presidente da Beija-Flor de NilópolisThank you for reading this post, don’t forget to subscribe! Ao lado do presidente Almir Reis pelos próximos três…


Spread the love

Você perdeu

Inocentes na Fábrica do Samba da Série Ouro

Inocentes na Fábrica do Samba da Série Ouro

Ex-Musa do carnaval carioca está entre as três finalistas do Miss Fitness Mundo

Ex-Musa do carnaval carioca está entre as três finalistas do Miss Fitness Mundo

Amanda Fernandes seguirá como musa da União da Ilha

Amanda Fernandes seguirá como musa da União da Ilha

Unidos da Tijuca define calendário da disputa de sambas

Unidos da Tijuca define calendário da disputa de sambas

Definido o dia dos desfiles mirins no Sambódromo

Definido o dia dos desfiles mirins no Sambódromo

Rio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins

Rio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins