Arte de Leandro Vieira embarca em trem da SuperVia

Spread the love

Arte de Leandro Vieira embarca em trem da SuperVia

Carnavalesco apresenta a exposição “Corpo popular” em composição na Central do Brasil, no mês de dezembro

A partir do próximo sábado, dia 9 de dezembro, o artista e carnavalesco Leandro Vieira, da Imperatriz Leopoldinense – campeã do carnaval de 2023 – vai proporcionar uma viagem diferente aos clientes da SuperVia. Num trem transformado em galeria, estacionado na plataforma 13 da Central do Brasil, será aberta a exposição multilinguagem “Corpo Popular”, sobre o processo criativo que envolve a produção de fantasias para 10 desfiles de carnaval.

“Corpo Popular” acontece em dois espaços, simultaneamente: no Paço Imperial, no Centro do Rio, e no trem-galeria na Central do Brasil. Enquanto a mostra no Paço celebra aqueles que vestem os trajes criados pelo artista, a partir de 2 de dezembro. Na Central, durante seis sábados de dezembro e janeiro, a partir do dia 9, a exposição busca homenagear os parceiros de barracão, costureiras e aderecistas, que ajudam o artista a concretizar os figurinos.

O artista destaca que a Central do Brasil é um lugar de grande importância para ele.

“A Central do Brasil é um território de afeto para mim, e que influencia diretamente na vida cotidiana das pessoas que trabalham comigo e das pessoas que fazem a performance plena daquilo que tenho como ofício artístico. Levar a mostra para um trem parado na Central do Brasil tem a intenção de popularizar, aumentar, ampliar, de ir para lugares que não costumam ser territórios convencionais para o consumo de arte. A Central é um espaço superimportante, onde inúmeros trabalhadores do carnaval, onde boa parte dos componentes que eu visto para o desfile se encontram. Encontram-se ao longo do ano em deslocamento da ida para casa ou para o trabalho e também durante o carnaval também os leva ao palco principal, onde eles exibem o meu trabalho de produção de fantasias e de figurinos”, destaca o carnavalesco.

Fotos, desenhos, croquis e uma espécie de paleta de texturas, ou seja, retalhos de tecidos e materiais utilizados em fantasias nos últimos 10 carnavais fazem parte da mostra. Leandro Vieira e a curadora de “Corpo Popular”, Daniela Name, vão estar a partir das 11h, do dia 9, no trem-galeria para conversar com o público sobre esse trabalho.

A curadora diz que “Corpo Popular” trata a obra de Leandro Vieira como um vetor para debater a fantasia de carnaval como uma modalidade artística que está em diálogo com uma coletividade de saberes no barracão e também na pintura, escultura, desenho e, em especial, na performance dos foliões nos desfiles.

No trem-galeria da Central, Penha Maria Lima, integrante da equipe de barracão de Leandro, oferece duas oficinas de adereços para o público jovem e adulto, nos dias 16 de dezembro e 13 de janeiro, sempre às 15h, e com inscrições prévias e gratuitas divulgadas pelas redes sociais do projeto e de seus realizadores.

Com curadoria de Daniela Name, produção executiva da Museo e idealização da Caju, o projeto venceu o edital FOCA da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e recebeu o apoio institucional da SuperVia, da Riotur e do Grêmio Recreativo e Escola de Samba Imperatriz Leopoldinense.

SERVIÇO

Exposição “Corpo Popular”

Local: Trem-galeria, na plataforma 13, da Central do Brasil – acesso pelas roletas de passageiros da Supervia

Endereço: Praça Cristiano Ottoni s/n – Centro

Dias: aos sábados (09 e 16/12 e 06, 13, 20 e 27/01)

Debate: no dia 09/12, às 11h, com o artista Leandro Vieira e a curadora Daniela Name

Fotos de Tiago Morena


Spread the love

Related Posts

“Samba de roda”: conheça o novo lançamento do Fundo de Quintal

Spread the love

Spread the love“Samba de roda”: conheça o novo lançamento do Fundo de Quintal O Fundo de Quintal segue sendo um dos grupos de samba mais ativos do país. Com quase…


Spread the love

Ex-Musa do carnaval carioca está entre as três finalistas do Miss Fitness Mundo

Spread the love

Spread the loveEx-Musa do carnaval carioca está entre as três finalistas do Miss Fitness Mundo e dispara: “a campeã chegou” Concorrendo ao título de Miss Fitness Mundo 2024, a modelo…


Spread the love

Você perdeu

Unidos da Tijuca transforma passista em musa

Unidos da Tijuca transforma passista em musa

Quitéria Chagas será coroada Rainha de Bateria do Império Serrano

Quitéria Chagas será coroada Rainha de Bateria do Império Serrano

Unidos de Padre Miguel convoca compositores para entrega de sinopse

Unidos de Padre Miguel convoca compositores para entrega de sinopse

Unidos de Bangu anuncia enredo

Unidos de Bangu anuncia enredo

Tatiana Breia recebe a família Baderna na feijoada da União da Ilha

Tatiana Breia recebe a família Baderna na feijoada da União da Ilha

Ação Social na quadra da Unidos de Padre Miguel

Ação Social na quadra da Unidos de Padre Miguel