Associação das Escolas de Samba Mirins AESM-RIO, escolhe sua corte e define ordem dos desfiles

Spread the love

Tarde de festa e definições para as escolas mirins

O Berço do Samba serviu de cenário para a largada das agremiações mirins visando o carnaval 2023. Duas das mais importantes diretrizes foram adotadas com o objetivo na organização dos desfiles do próximo carnaval. A tarde festiva na quadra da Estácio de Sá possibilitou ao público assistir ao concurso que escolheu o cortejo real, formado pelo rei momo, rainha e princesas da folia infantil. O ponto alto da festividade reuniu os seis candidatos, sendo quatro postulantes ao posto de rainha e dois ao de rei momo. Participaram da disputa passistas mirins representantes das escolas filiadas à Associação das Escolas de Samba Mirins. Alegria, espontaneidade e samba no pé foram mostrados pelos candidatos durante as apresentações ao corpo de jurados que contou com sambistas, dirigentes e personalidades ligadas ao carnaval. Entre elas: Marlene Povão – locutora da Estácio de Sá, Erica Lobo, vice-presidente da Corações unidos do Ciep e diretora pedagógica da Aesm-Rio, Walter 59 – diretor do Acadêmicos da Grande Rio e Sarah Honorato, rainha do carnaval mirim entre 2019 e 2022. “Esse é um importante passo que estamos dando rumo ao carnaval” – disse Jorge Xavier, vice-presidente da Aesm-Rio. Marcaram presença também Célia Domingues, presidente da AMEBRAS, a presidente da Associação dos Sambistas do Amanhã de São Paulo – ASASP, através de sua presidente Silvana Silva, Ryan William, passista de ouro do carnaval paulistano, além   dos passistas Octávio Augusto e Gustavo Moreno, além da ex-porta-bandeira Poly e da coreógrafa Munique Namour.

Após apresentação que contagiou a quadra dos candidatos, o júri elegeu o cortejo real do carnaval mirim, sendo coroado rei momo Arthur Miguel Cavalcanti Costa, de 08 anos, representante da Estrelinha da Mocidade. A rainha Anna Gabriela Teixeira de Carvalho, de 09 anos, também representando a Estrelinha da Mocidade. As princesas escolhidas foram Kawany Venâncio Andrade, de 09 anos (1ª princesa) dos Aprendizes do Salgueiro e Thalita dos Santos Alves, de 08 anos, a 2ª princesa, da Estrelinha da Mocidade. “As apresentações foram perfeitas e emocionantes. As crianças sempre nos surpreendem mostrando desde pequeninos um samba no pé de gente grande” – destacou Waleska Rocha Marinho, coordenadora do concurso e diretora da Aesm-Rio.

Enquanto eram contabilizadas as notas atribuídas aos postulantes ao cortejo, foi realizado o sorteio que definiu a ordem dos desfiles para o próximo carnaval. Os representantes das escolas por duas vezes subiram ao palco para a definirem qual a posição de desfile. Após cinco minutos para eventuais trocas, ficou assim definida a ordem dos desfiles das escolas de samba mirins:

1 – Miúda da Cabuçu

2 – Tijuquinha do Borel

3 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy

4 – Império do Futuro

5 – Golfinhos do Rio de Janeiro

6 – Filhos da Águia

7 – Corações Unidos do Ciep

8 – Herdeiros da Vila

9 – Infantes do Lins

10 – Mangueira do Amanhã

11 – Estrelinha da mocidade

12 – Nova Geração do Estácio

13 – Petizes da Penha

14 – Inocentes da Caprichosos

15 – Aprendizes do Salgueiro

16 – Pimpolhos da Grande Rio

Após a definição da sequência de apresentações das agremiações, foi divulgado o calendário das gravações dos sambas, sendo iniciado em 17 e terminando dia 21 de outubro. Os dias e horários de cada agremiação, posteriormente serão divulgados nas redes sociais da Aesm-Rio.  “Após definição da ordem de desfiles, já temos definidas as datas das gravações dos sambas. Com as escolhas das obras, já estamos iniciando o trabalho de produção do álbum que pelo segundo ano será no formato digital” – afirmou Alexandre Moraes, diretor e produtor musical.  As escolas de samba mirins desfilam no dia 21 de fevereiro de 2023. A partir das 16 horas, no Sambódromo.

Imagens:

Concurso cortejo carnaval mirim

Crédito: Arleson Rezende (Divulgação Aesm-Rio).


Spread the love

Related Posts

Definido o dia dos desfiles mirins no Sambódromo

Spread the love

Spread the loveDefinido o dia dos desfiles mirins no Sambódromo Durante plenária que reuniu dirigentes e representantes das agremiações filiadas à Associação das Escolas de Samba Mirins, ficou estabelecido que…


Spread the love

Rio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins

Spread the love

Spread the loveRio Carnaval ganha mais um dia festivo com desfiles das escolas mirins Calendário oficial terá agora três dias competitivos, com o Grupo Especial, e dois de celebração, com…


Spread the love

Você perdeu

Lins Imperial forma trio de intérpretes para o Carnaval

Lins Imperial forma trio de intérpretes para o Carnaval

Cantor Bebeto e Grupo Arruda são as atrações deste sábado

Cantor Bebeto e Grupo Arruda são as atrações deste sábado

“Menino-Cobra” da Viradouro é um dos protagonistas de peça “Amazônia”

“Menino-Cobra” da Viradouro é um dos protagonistas de peça “Amazônia”

Samba Fit na Inocentes

Samba Fit na Inocentes

Rei Momo de BH, Wallace Guedes e sua corte são homenageados

Rei Momo de BH, Wallace Guedes e sua corte são homenageados

Dedê Marinho é a nova Rainha de Bateria da UPM

Dedê Marinho é a nova Rainha de Bateria da UPM