Beija-Flor e Secretaria Especial da Juventude do Rio de Janeiro firmam parceria 

Spread the love

Beija-Flor de Nilópolis e Secretaria Especial da Juventude do Rio de Janeiro firmam parceria para capacitar jovens no Carnaval

Em uma colaboração inédita, a Beija-Flor de Nilópolis estabeleceu uma parceria com a Secretaria Especial da Juventude do Rio de Janeiro para lançar o programa “Carnavalizar a Juventude”. O objetivo é capacitar jovens de 15 a 29 anos, proporcionando conhecimentos sobre o mercado do Carnaval. O encontro entre o secretário municipal da Juventude, Salvino Oliveira, e a diretoria da azul e branca ocorreu nesta sexta-feira, 8, no barracão da escola, marcando o início do projeto.

Três jovens moradoras da Cidade de Deus foram selecionadas para estagiar em diferentes setores administrativos da escola de samba após meses de visitas e conversas. Ao término do aprendizado, após o Carnaval 2024, elas produzirão um minidocumentário sobre a experiência, com o objetivo de inspirar outros jovens a se envolverem no mundo carnavalesco.

“Quando trazemos essas jovens para conhecer tudo o que está por trás da avenida, do Carnaval, a ideia é que elas absorvam, aprendam, transformem suas vidas e multipliquem os ensinamentos nas suas comunidades. Acredito que a experiência do Carnaval mudará suas perspectivas e, quem sabe, seus futuros. Sou muito grato à Beija-Flor pelo espaço e espero que elas aprendam bastante nesses meses de trabalho”, destacou o secretário municipal de Juventude.


Uma das estagiárias, Geovana Rodrigues da Silva, de 17 anos, descobriu o projeto por meio do Espaço da Juventude na Cidade de Deus. “O Carnaval me chama a atenção pelas oportunidades que oferece. Agora que terminei o Ensino Médio, vejo no projeto uma forma de aprender ainda mais coisas.” Geovana, que sonha em ser jornalista, vê na oportunidade do primeiro emprego uma chance de continuar investindo nos estudos.

“Acreditamos na força criativa e intelectual da juventude. Contamos com profissionais jovens em quase todas as nossas áreas, e as meninas vão contribuir ainda mais com essa energia tão vital para o Carnaval da Beija-Flor. Estamos muito felizes em estabelecer essa parceria com a Secretaria de Juventude do Rio de Janeiro e temos certeza de que vamos ensinar e, principalmente, aprender muito com cada uma delas”, afirmou o presidente da Beija-Flor de Nilópolis, Almir Reis.

 
Crédito nas fotos: Eduardo Hollanda/Beija-Flor de Nilópolis

Spread the love