Beija-Flor recebe jovens moradores de favelas para encontro cultural

Spread the love

Beija-Flor recebe jovens moradores de favelas para encontro cultural na

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Cidade do Samba

Agremiação mostrou aos participantes dos projetos Pacto pela Juventude e Espaço da Juventude como funciona a produção do Carnaval

A manhã desta quinta-feira (6) foi de muito aprendizado e emoção para jovens moradores de comunidades do Rio de Janeiro. A Beija-Flor de Nilópolis abriu as portas do barracão, na Cidade do Samba, para receber 15 participantes dos projetos Pacto Pela Juventude e Espaço da Juventude, idealizados pela Secretaria Especial da Juventude (JUVRio).

Durante o encontro, o diretor de Carnaval da nilopolitana, Dudu Azevedo, e o carnavalesco João Vitor Araújo apresentaram um pouco da rotina de uma produção carnavalesca, mostrando os bastidores da folia, como são reaproveitados materiais e a tecnologia empregada nas alegorias, fantasias e adereços.

“O Carnaval tem um papel social muito importante e a Beija-Flor entende a responsabilidade de inspirar os jovens a fazer a diferença nas comunidades. Foi um dia de enorme alegria para todos nós, onde pudemos ver o brilho no olhar de cada participante ao conhecer um pouco do nosso trabalho”, ressaltou o diretor de Carnaval, Dudu Azevedo.

Para Lucca Benazzi, coordenador do Pacto pela Juventude, uma iniciativa em parceria com a  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a visita ajudou a tirar dúvidas dos jovens como, por exemplo, o destino do lixo gerado na produção: “Os jovens puderam entender o que é o Carnaval, desde o que é o enredo até o modo como o artista pensa o tema para virar realidade, além da questão da sustentabilidade, vendo o que é feito com o lixo gerado. Eles agora entenderam que grande parte é reciclado, sendo reaproveitado ou doado para outras escolas”.

No próximo ano, a Beija-Flor será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval com o enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, que contará a história de Benedito dos Santos, fundador do bloco Cavaleiro dos Montes, fundamental para o carnaval de rua da capital alagoana.

 
**Crédito das fotos: Eduardo Hollanda

Spread the love