Beija-Flor recebe jovens moradores de favelas para encontro cultural

Spread the love

Beija-Flor recebe jovens moradores de favelas para encontro cultural na

Cidade do Samba

Agremiação mostrou aos participantes dos projetos Pacto pela Juventude e Espaço da Juventude como funciona a produção do Carnaval

A manhã desta quinta-feira (6) foi de muito aprendizado e emoção para jovens moradores de comunidades do Rio de Janeiro. A Beija-Flor de Nilópolis abriu as portas do barracão, na Cidade do Samba, para receber 15 participantes dos projetos Pacto Pela Juventude e Espaço da Juventude, idealizados pela Secretaria Especial da Juventude (JUVRio).

Durante o encontro, o diretor de Carnaval da nilopolitana, Dudu Azevedo, e o carnavalesco João Vitor Araújo apresentaram um pouco da rotina de uma produção carnavalesca, mostrando os bastidores da folia, como são reaproveitados materiais e a tecnologia empregada nas alegorias, fantasias e adereços.

“O Carnaval tem um papel social muito importante e a Beija-Flor entende a responsabilidade de inspirar os jovens a fazer a diferença nas comunidades. Foi um dia de enorme alegria para todos nós, onde pudemos ver o brilho no olhar de cada participante ao conhecer um pouco do nosso trabalho”, ressaltou o diretor de Carnaval, Dudu Azevedo.

Para Lucca Benazzi, coordenador do Pacto pela Juventude, uma iniciativa em parceria com a  Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), a visita ajudou a tirar dúvidas dos jovens como, por exemplo, o destino do lixo gerado na produção: “Os jovens puderam entender o que é o Carnaval, desde o que é o enredo até o modo como o artista pensa o tema para virar realidade, além da questão da sustentabilidade, vendo o que é feito com o lixo gerado. Eles agora entenderam que grande parte é reciclado, sendo reaproveitado ou doado para outras escolas”.

No próximo ano, a Beija-Flor será a segunda escola a desfilar no domingo de Carnaval com o enredo “Um delírio de Carnaval na Maceió de Rás Gonguila”, que contará a história de Benedito dos Santos, fundador do bloco Cavaleiro dos Montes, fundamental para o carnaval de rua da capital alagoana.

 
**Crédito das fotos: Eduardo Hollanda

Spread the love