‘Custa, mais vem’: Império Serrano é declarado Patrimônio Imaterial e Cultural do Rio

Spread the love

Por Redação SRzd

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Foi aprovado, por unanimidade, na tarde desta quinta-feira (16) na Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro, o projeto de lei de autoria do deputado Estadual Dionísio Lins (Progressista), que considera Patrimônio Imaterial e Cultural do estado Rio de Janeiro, o Grêmio Recreativo Escola de Samba Império Serrano.

Com isso, o bairro de Madureira conta agora com duas escolas de samba elevadas a este patamar; o próprio Império e a coirmã Portela.

“O Império Serrano e a Portela são duas das mais antigas e tradicionais escola de samba do Carnaval carioca. Império, que tem sua origem no Morro da Serrinha, foi a primeira escola a possuir uma escola de samba mirim, a Império do Futuro. Já a Portela é carinhosamente chamada de A Majestade do Samba”, explicou Lins.

Fundadas respectivamente em 1923 e 1947 nos bairros de Oswaldo Cruz e Madureira, Império e Portela se tornaram uma grande referência, não só para os moradores da região, mas de toda a cidade e para a cultura popular do Brasil.

Juntas, conquistaram 31 títulos no Grupo Especial, sendo 22 da Portela e 9 do Império. O governador Cláudio Castro (PL) tem 15 dias para sancionar ou não a lei.

 


Spread the love