Escolas mirins encerram carnaval celebrando os 40 anos do Sambódromo

Spread the love

Escolas mirins encerram carnaval celebrando os 40 anos do Sambódromo

Com entrada gratuita para o público e temáticas variadas, agremiações apresentarão temas como homenagens, brincadeiras, circo e imaginário infantil

Há quatro décadas pisando forte na Passarela do samba as agremiações infantis encerram nesta terça-feira, 13 de fevereiro, a maratona de desfiles que marca a primeira apresentação de uma escola formada genuinamente formada por crianças, o Império do Futuro, que abriu a série de desfiles na Segunda-feira de Carnaval. E por ter sido tão angustiante a autorização para a verde e branca mirim passar com seu cortejo, foi necessário a manifestações de nomes como Alcione, Roberto Ribeiro, Beth Carvalho, Martinho da Vila e João Nogueira, que se colocaram à frente da meninada imperiana, que sentou-se na  concentração, aguardando autorização de diretores da RioTur, que eram contrários que os petizes  da Serrinha desfilassem.

Passados 40 anos, a criançada possui sua representatividade através da Aesm-Rio, possui dia e horários garantidos para desfilarem no maior palco do sambista.

– Nossas crianças merecem respeito, por fazerem parte dessa história, por terem marcado presença no Sambódromo na inauguração. Foi desafiador o Arandi Cardoso (Careca do Império Serrano), sua esposa Célia Regina e sambistas de renome se colocarem sentados e atravessarem os 700 metros de pista. Ressalta Edson Marinho, presidente da Aesm-Rio. Em 2024 apesar das inúmeras dificuldades às 17 agremiações que formam o Grupo Mirim fecharão o espetáculo, transformando o Sambódromo em um grande parque de diversão regado a samba e alegria. O evento marca os 40 desfiles do Império do Futuro e o retorno da Virando Esperança, agremiação de Niterói que representa a Unidos do Viradouro, que encerra os desfiles. Algumas surpresas e modificações são prometidas pela diretoria da Aesm-Rio.

Em 2024 uma das novidades é o retorno da avaliação das agremiações em desfile que define o Troféu Estandarte do Samba Mirim. Uma  banca de  profissionais das diversas áreas do conhecimento com envolvimento no carnaval foram selecionados pela direção de carnaval da  Aesm que em dois encontros os capacitou  apresentando as diretrizes e critérios para avaliarem o trabalho que as agremiações aplicam nos segmentos que compõem um desfile. A coordenação da equipe de  avaliação ficou a cargo de Arleson Rezende.

Com temas variados que abordam o cuidado com a saúde, a alimentação, locais que permeiam o imaginário infantil como o circo e a praia, os insetos que habitam uma cidade, homenagens para artistas como Alcione e brinquedos e brincadeiras, entre outros, as escolas preparam um espetáculo. Confira os enredos que a criança contará neste carnaval:

1 – Golfinhos do Rio de Janeiro – “Venha com a Golfinhos cuidar da saúde”

2 – Pimpolhos da Grande Rio – “Abayomi conta: As matriarcas do Samba”

3 – Corações Unidos do Ciep – “No paraíso das delícias, sabores deste Brasil”

4 – Miúda da Cabuçu – “Kathlen Romeu, vidas negras importam”

5 – Nova Geração do Estácio de Sá – “Um trampolim para crescer e viver em uma nova geração”

6 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy – “Flávio e Estrela”  

7 – Aprendizes do Salgueiro – “Doce Aprendiz”

8 – Filhos da Águia – “Samba Brasil”

9 – Império do Futuro – “40 anos – Império do Futuro! A pioneira! A 1ª ninguém esquece, samba se aprende na escola”

10 – Mangueira do Amanhã – “A menina da terra e o Boi Coroado”

11 – Infantes do Lins – “Brincadeira tem hora, brinquedo tem história, vem brincar conosco na Sapucaí”

12 – Petizes da Penha – “Tanguá, solo sagrado doçura que brota do chão”

13 – Estrelinha da Mocidade – “A Lenda do Guaraná”

14 – Tijuquinha do Borel – “Minha praia é de todas as tribos”

15 – Inocentes da Caprichosos – “Inseptópolis”

16 – Herdeiros da Vila – “A Herdeiros vem mostrar nossas festas populares”

17 – Virando Esperança – “E todo menino é um rei”

 O evento com entrada gratuita nos setores das arquibancadas, terá início às 17h e 45min com abertura dos portões programada para as 16h e 30 min. O público ainda poderá conferir a abertura que contará com o cortejo mirim, formado pelo Rei-Momo Arthur Miguel, a rainha Anna Gabriela e as princesas Kawany Venâncio e Thalita Alves e o casal de  mestre-sala e  porta-bandeira da Aesm.


Spread the love