Evandro Mesquita é o convidado do Depoimentos Cariocas

Spread the love

Evandro Mesquita é o convidado do Depoimentos Cariocas de junho
Entrevista da Série do Arquivo Geral da Cidade tem Blitz, Asdrúbal Trouxe o Trombone, Ipanema, futebol e outras histórias

Na voz inconfundível de Evandro Mesquita, a próxima edição dos Depoimentos Cariocas terá rock, teatro, surfe e futebol . O compositor, cantor e ator recebeu a equipe do Arquivo Geral da Cidade do Rio em sua casa, no Itanhangá, para uma entrevista divertidíssima, que vai ao ar na terça-feira, dia 13 de junho, às 17h, no YouTube do Arquivo Geral, com chat aberto para quem acompanhar o depoimento na estreia, neste link: https://youtu.be/whf98ykdshE

Carioca de 1952, Evandro Mesquita fez história como criador da Blitz, conjunto de enorme sucesso na década de 1980, quando o rock brasileiro experimentou o auge de sua popularidade. Além de líder da banda, que fez shows históricos na primeira edição do Rock in Rio, Evandro compôs grandes sucessos da época, como “Você não soube me amar” (com Guto, Ricardo Barreto e Zeca Mendigo), “Weekend” e “A dois passos do paraíso” (ambas com Ricardo Barreto).

Na Praia de Ipanema, uma das lembranças mais fortes de Evandro Mesquita é a do encantamento com Leila Diniz. Quando a atriz engravidou, ela cavava um buraco na areia pra acomodar a barriga quando se deitava de bruços. O local preferido de Evandro era o Arpoador: “Eu conhecia os mariscos pelo nome”. E justamente no Arpoador começa a história do Circo Voador, inaugurado com um show da Blitz.

Na entrevista, ele relembra também o grupo de teatro Asdrúbal Trouxe o Trombone, do qual participou, nos anos 1970, com Perfeito Fortuna, Regina Casé, Luís Fernando Guimarães e Patrícia Travassos, entre outros. Nesse período, começou a nascer o Evandro compositor e a Blitz. Depois das apresentações do grupo de teatro, Marina Lima cantava. Evandro aproveitava os músicos da cantora (entre eles Lobão, que era baterista) para testar as suas composições. O seu parceiro era o primo de Regina Casé e futuro integrante da Blitz Ricardo Barreto,.

Conduzida pelo jornalista e músico Pedro Paulo Junior, da equipe de Promoção Cultural do Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro, a entrevista tem as participações especiais da cantora Fernanda Abreu, da produtora cultural Maria Juçá e do empresário e surfista Rico de Souza. Já no vídeo de abertura da entrevista está o Coordenador de Promoção Cultural do Arquivo Geral, Pedro Paulo Malta.

A entrevista com Evandro Mesquita é a 26ª da série Depoimentos Cariocas. O Arquivo Geral da Cidade vem registrando histórias da cidade através das memórias de personalidades de áreas diversas, como a música popular (Paulo Cesar Pinheiro, Doris Monteiro e Nei Lopes), o cinema (Cacá Diegues e Luiz Carlos Barreto), as artes cênicas (Marieta Severo, Amir Haddad, Zezé Motta) e a administração pública (Saturnino Braga e Terezinha Saraiva), o rádio (Cidinha Campos, Adelzon Alves e José Carlos Araújo) e o jornalismo (Ruy Castro, Hildegard Angel e Zuenir Ventura), entre outras.

Confira aqui neste link a lista completa de entrevistas da série Depoimentos Cariocas: https://youtube.com/playlist?list=PL1-JWSGpuTTIup2hz906o1zEBl-qEwsTO



Spread the love