Fevereiro tem Carnaval com Doutores da Alegria

Spread the love

Em clima de carnaval, Doutores da Alegria leva cultura gratuita a hospitais do Rio de Janeiro 

Agenda do projeto Plateias Hospitalares começa nesta quarta, 31, com a Orquestra Circônica se apresentando no Hospital Municipal da Piedade, e vai até o dia 08 de fevereiro levando muita alegria aos hospitais parceiros da instituição na capital e região metropolitana do Rio.

Colorindo as ruas da cidade desde o último fim de semana, blocos carnavalescos sinalizam que a folia já toma conta da cidade anunciando a chegada da festa de Momo. Para Doutores da Alegria, é tempo de levar este sentimento também para o ambiente hospitalar por meio das apresentações realizadas no projeto Plateias Hospitalares.

Com um trabalho consistente em todo o Brasil, Doutores da Alegria atua no Rio de Janeiro desde 2009 levando cultura gratuita aos hospitais da rede pública do municÍpio e região metropolitana do Estado. No Plateias Hospitalares,  a agenda regular contempla diferentes tipos de espetáculos que vão desde contação de histórias a apresentações teatrais adaptadas ao ambiente hospitalar e, para fevereiro, a entidade preparou, o Cortejo Carnavalesco, que será apresentado pela Orquesta Circônica, grupo teatral que foi um dos selecionados via edital realizado pela organização sem fins lucrativos.

As apresentações acontecem do dia 31 de janeiro ao dia 08 de fevereiro, sempre às 14h, tendo a trupe de atores interagindo com pacientes, familiares, médicos, funcionários e colaboradores dos hospitais, remontando os antigos carnavais com marchinhas e muita animação. Confira a agenda completa:

31.01 (quarta) – 14h Hospital Municipal da Piedade – Orquestra Circônica

01.02 (quinta) – 14h – Instituto Nacional de Cardiologia – Orquestra Circônica

02.02 (sexta) – 14h – Hospital Estadual Azevedo Lima – Orquestra Circônica

05.02 (segunda) – 14h Hospital Estadual Eduardo Rabello – Orquestra Circônica

06.02 (terça) – 14h Hospital Estadual da Mulher – Orquestra Circônica

08.02 (quinta) – 14h Hospital Municipalizado Adão Pereira Nunes – Orquestra Circônica

 

Sobre Doutores da Alegria e sua atuação no Rio de Janeiro

Com sede em São Paulo, Doutores desenvolve o Programa de Palhaços em 12 hospitais da cidade, além de atuar também, em Recife. Atuando no Rio de Janeiro com o projeto Plateias Hospitalares desde 2009, é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que introduziu a arte do palhaço no universo da saúde, intervindo junto a crianças, adolescentes e outros públicos em situação de vulnerabilidade e risco social em hospitais públicos mantendo uma programação artística permanente e diversa em seis hospitais, com uma programação artística e gratuita que inclui teatro, música, dança, circo e poesia. Em Niterói, Doutores atua, desde setembro de 2023, no hospital Getúlio Vargas Filho, com uma proposta humanizada que consiste em um maior contato entre o paciente e o trio de “médicos do riso”. Os Besteirologistas, trio de atores palhaços, foram selecionados via edital e passaram por um criterioso processo de treinamento e ambientação no espaço hospitalar, atuando duas vezes por semana na pediatria do Getulinho.

Desde seu início, já foram realizadas mais de 800 apresentações, envolvendo mais de 500 artistas, para mais de 150 mil pessoas.  Tais ações ampliam cada vez mais as relações entre arte e saúde, contribuindo diretamente para o bem-estar de quem está impossibilitado de ter acesso à cultura.

Ainda no estado, a organização apresenta, a partir deste mês, a nova trupe de palhaços que atuará, exclusivamente, no Hospital Getúlio Vargas Filho, localizado em Niterói, região metropolitana, em um modelo diverso do já consolidado através do Plateias. Selecionados via edital, o trio de atores passou por um processo de preparação e ambientação que durou três meses.

Em São Paulo, a Escola Doutores da Alegria traz formações diversas para o público em geral e para artistas e, entre suas iniciativas, se destaca o Programa de Formação de Palhaço para Jovens.

Fundada em 1991 por Wellington Nogueira, transita pelos campos da saúde, da cultura e da assistência social e reforça a cultura como um direito de todos. Apesar de o trabalho realizado ser gratuito para os hospitais e o público, a organização fez a opção por contratar profissionais formados em Artes Cênicas e com experiência na linguagem do palhaço, ou seja, os profissionais são remunerados e não voluntários. A associação não realiza ações de pedidos de colaborações nas ruas ou em meios de transporte. Para saber mais sobre o trabalho da instituição e como ser parceiro dos Doutores, basta acessar o site oficial www.doutoresdaalegria.org.br


Spread the love

Related Posts

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Spread the love

Spread the loveEscolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Rio Carnaval 2025 Liesa sorteou os dias e posições em uma grande festa aberta ao público, na Cidade…


Spread the love

Rainha Sumaya Perez em dose dupla

Spread the love

Spread the loveSumaya Perez é a nova rainha da bateria da Concentra Imperial e madrinha do Arrastão de Cascadura O carnaval 2025 já está a todo vapor para as beldades…


Spread the love

Você perdeu

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Negralu renova com a Cabuçu

Negralu renova com a Cabuçu

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel

Monique Rizzeto reencontra Mestre Demétrius

Monique Rizzeto reencontra Mestre Demétrius

Amanda Palhares reforça Direção de Carnaval da Acadêmicos de Niterói

Amanda Palhares reforça Direção de Carnaval da Acadêmicos de Niterói

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário