FliCacique – Primeira festa literária do Cacique de Ramos

Spread the love

FliCacique – Primeira festa literária do Cacique de Ramos acontece na sexta-feira, 1º de março

Na data em que os cariocas celebram os 459 anos da Cidade Maravilhosa, o Cacique de Ramos sediará a 1ª Festa Literária da instituição em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, através do Centro de Memória da agremiação. O evento acontecerá na próxima sexta-feira, 1º de março. A entrada é gratuita e aberta a todos os públicos.

Cerca de 1500 alunos terão a oportunidade de participar do evento, que contará com mais de 35 atividades, incluindo oficinas, rodas de debate e encontros com autores. Pela segunda vez, o horário e a programação da Festa Literária do Cacique de Ramos foram adequados para receber também alunos do Projeto de Jovens e Adultos. Todos os alunos da Rede Municipal de Educação presentes receberão um livro adequado à sua faixa etária.

A curadoria geral foi realizada pela própria Secretaria Municipal de Educação e abordará temas cruciais para a formação de cidadãos críticos, como identidade, pertencimento, equidade de gênero e raça. Autores renomados, educadores e artistas locais compartilharão suas perspectivas e experiências, destacando como a literatura pode ser uma ferramenta poderosa na promoção da diversidade e no estímulo à reflexão crítica.

“Estamos comprometidos em promover uma educação que vá além das salas de aula, que abrace a cultura, a diversidade e o pensamento crítico. A 1ª Festa Literária do Cacique de Ramos é um reflexo desse compromisso, um espaço onde a literatura se torna uma ferramenta poderosa para a transformação social e o enriquecimento pessoal de nossos alunos e de toda a comunidade”, afirma   o secretário municipal de Educação, Renan Ferreirinha.

Mais de 15 editoras estarão presentes como expositores, além de um espaço reservado para autores independentes.

Além da abrangente programação da SME, o evento reafirma o compromisso da instituição, liderada por Bira Presidente, com a cultura e a educação, indo além da música. Sob curadoria de Walter Pereira Jr, historiador e coordenador do Centro de Memória do Cacique de Ramos, e Cleber Gonçalves, professor e integrante do Centro de Memória, a inserção do elenco caciqueano inclui:

Oficina percussiva com Mestre Xula para os alunos do ensino fundamental.

Exposição de ilustrações com o artista plástico André Cezari, que também é carnavalesco do bloco.

Visita guiada pela quadra do Cacique de Ramos com integrantes do Centro de Memória.

Roda de Conversa – A força feminina nos ramos do Cacique, onde atuarão Nayra Cezari, diretora de comunicação, e Cássia Anastácia, Rainha do Cacique.

Cordelaria carioca: samba e cordel no Rio de Janeiro, com Victor Lobisomem.

“A importância da FliCacique é registrar de maneira escrita a nossa ancestralidade que é, na grande maioria das vezes, falada, como no partido-alto, para que cada vez mais pessoas possam se valer da dádiva que é a vida no quilombo da tamarineira”, disse Cleber Gonçalves.

“O Cacique de Ramos é uma instituição, território e identidade cultural, um lugar de circulação de saberes, que está sempre de mãos dadas com a educação. É uma satisfação ver esse local sendo ocupado com atividades que promovem a difusão da nossa cultura”, afirmou Walter Pereira.

A Festa Literária do Cacique de Ramos promove a valorização do potencial pedagógico de todas as práticas leitoras, reconhecendo que cada leitor contribui de maneira única para o diálogo cultural. Destacando-se como um espaço inclusivo, o evento celebra e respeita todas as formas de expressão literária.

A Festa Literária do Cacique de Ramos faz parte do Circuito de Festas Literárias promovido pela Secretaria Municipal de Educação, por meio da Equipe de Projetos Estratégicos/SUBAIR, que este ano deve promover ainda outras 7 festas literárias pela cidade.

Serviço: 1ª Festa Literária do Cacique de Ramos

Data: 1º de março de 2024

Local: Cacique de Ramos.

Endereço: Uranos, 1326, Olaria, RJ.

Horário: 10h às 20h

Entrada gratuita. Adequado a todos os públicos.


Spread the love

Related Posts

1ª Mostra de Arte no Cacique de Ramos faz homenagem para o Dia de Seu Zé

Spread the love

Spread the loveCelebrando a Malandragem, a Roda de Samba do Cacique de Ramos terá a 1ª Mostra de Arte: É PRA QUEM TEM FÉ – Dia de Zé. Jorgynho Chinna…


Spread the love

Rio Praia Camarote e Mocidade Independente dão o pontapé inicial rumo ao Carnaval

Spread the love

Spread the loveFoto: Bateria da Mocidade no camarote Rio Praia 2024 ( Divulgação) Rio Praia Camarote e Mocidade Independente fortalecem ainda mais a parceria e dão o pontapé inicial rumo…


Spread the love

Você perdeu

Newsletter Salgueirense: Atualizações e Novidades

Newsletter Salgueirense: Atualizações e Novidades

Beija-Flor de Nilópolis recebe inscrições de componentes

Beija-Flor de Nilópolis recebe inscrições de componentes

André Marins e Agnaldo Corrêa formam dupla de carnavalescos

André Marins e Agnaldo Corrêa formam dupla de carnavalescos

Unidos da Tijuca abre novas inscrições para alas da comunidade

Unidos da Tijuca abre novas inscrições para alas da comunidade

1ª Mostra de Arte no Cacique de Ramos faz homenagem para o Dia de Seu Zé

1ª Mostra de Arte no Cacique de Ramos faz homenagem para o Dia de Seu Zé

Rodrigo Tinoco é o novo intérprete oficial

Rodrigo Tinoco é o novo intérprete oficial