SÉRIE PRATAVizinha Faladeira

VIZINHA FALADEIRA É PROTOGONISTA EM WEB SÉRIE DOCUMENTAL

Dividido em seis episódios e produzido pelo Cineclube, vertente da Ação da cidadania, o projeto de audiovisual faz um pesquisa do pavilhão da Pioneira do Samba, trazendo seis integrantes da agremiação (fundadores e atuais) – para contar o trabalho de resgate da escola, sua fundação, sambas de enredo memoráveis e o papel da Vizinha no cenário de resistência em um reduto da cidade tido como a pequena África: morro da Providência, Santo Cristo e Pedra do Sal.

Léo Torres, “cria” da comunidade e diretor musical da escola, desempenha o papel de apresentador da série e bate um papo sobre a importância sociológica e cultural com os entrevistados, tudo isso sob o olhar minucioso, direção e produção de Bia Marques, responsável pelo Cineclube e idealizadora do projeto.

Financiado totalmente com o apoio cultural pelo edital da lei Aldir Blanc, toda a produção foi realizada na “raça”, ou seja, com muita vontade de mostrar ao mundo a importância deste assunto, sendo gravada de forma habitual aos novos tempos, online para uma boa parte do elenco e outra de forma presencial, mas, respeitando todas as medidas de segurança em prevenção à Covid 19 e uma curadoria/edição final espetacular.

Para Léo, é uma honra poder conduzir um bate-papo sobre a sua escola do coração. ”Este é um projeto singelo e grandioso ao mesmo tempo. Dentre muitos, ser o escolhido para falar sobre a nossa amada escola, foi um maravilhoso presente e desafiador na mesma proporção. O documentário em questão é de grande valia para preservar a memória da escola”. Afirma o apresentador, que, junto à direção da Bia, despontou com maestria, e, ela vê esse momento como um legado para a comunidade: “Muito se fala da Vizinha dos anos 30. Todavia, o material de pesquisa da retomada da escola ainda é muito escasso. Buscamos os registros em forma de conversas desta história com depoimentos de pessoas como o Waldir, um dos grandes responsáveis por esse retorno e dentre outros personagens. Agora, a comunidade terá um documento em forma de vídeo sobre sua história”. Concluí.

 

SERVIÇO:

– Produto | DOC CONVERSAS COM A VIZINHA FALADEIRA

– Estreia e dias | 12, 13, 14, 15, 17 e 17 de Março de 2021

– Horário | às 19H00

– Endereço de exibição | https://www.facebook.com/CineclubeEmAcao

FICHA TÉCINA:

Direção

Bia Marques
Léo Torres
Nico Silva
Sueli Nascimento

Produção

Bia Marques

Pesquisa de Personagem
Léo Torres
Sueli Nascimento

Elenco

Ana Cláudia
Bira
David dos Santos
Luiz Torres
Mestre Rei
Regina
Ticarlos
Waldir

Edição

Nico Silva

Sueli Nascimento