Unidos da Tijuca: Ação leva oficinas de prevenção bucal para crianças do Borel em comemoração ao dia do dentista

Unidos da Tijuca: Ação leva oficinas de prevenção bucal para crianças do Borel em comemoração ao dia do dentista

Dra Maria Fernanda Braga e Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca levam o mundo mágico de Dentix para a comunidade da Indiana.

Nesta segunda, 25 de outubro, data comemorativa ao dia do dentista, a comunidade da Indiana viveu uma experiência diferente. Idealizado pela odontopediatra Dra Maria Fernanda Braga e o Instituto de Cidadania Unidos da Tijuca, com sede na antiga quadra de ensaios da agremiação, localizada na rua São Miguel, levou para a Fundação São Joaquim, o projeto Universo Dentix.

Oficina de criação da bactéria da cárie com bolas; sessão cinema da saúde com pipoca e filme orientando sobre principais dicas para se manter a saúde bucal desde a infância; cortina do abraço no personagem Dentix, alertando sobre os cuidados que ainda são importantes para evitar transmissão da Covid e distribuição de kits de saúde bucal foram as atividades desenvolvidas pelo projeto de saúde.

Cerca de 200 crianças foram assistidas, além de receberem explicações sobre a importância dos cuidados principalmente nesse momento em que clinicamente percebeu-se mais problemas relacionados à saúde bucal, possivelmente pelo aumento da ingestão da sacarose durante a pandemia, além do fato de que crianças possuem mais chances de desenvolver cáries.

A ação foi realizada dentro das normas sanitárias e respeitou o distanciamento. As crianças foram divididas em grupos pequenos para o atendimento e os voluntários utilizaram equipamentos de proteção individual. O objetivo foi levar informação através do super heroi Dentix e sua turma, transportando as crianças para um mundo mágico de inovação e criatividade.

A Fundação contemplada, São Joaquim, faz parte da comunidade da Indiana e é também assistida pelo Instituto de Cidadania da Unidos da Tijuca.

 

Fotos: Divulgação

 

Paulo Costa