Hoje é dia de Jorge! Hoje é dia de Samba!

Spread the love

Crédito: LIESA

São Sebastião é o dono da casa, o anfitrião, mas quando chega o Carnaval os tambores rufam mesmo é por São Jorge! Ou por Ogun, o orixá africano, senhor do ferro e das grandes demandas, o imbatível Guerreiro!

De acordo com os católicos, Jorge era um soldado romano nascido na Capadócia, a Turquia de nossos dias, por volta do ano 280. Seus feitos lendários vêm das Cruzadas, defendendo e pregando os ensinamentos de Cristo. É representado como um jovem legionário, montado em um cavalo branco, empunhando uma lança, fustigando o dragão do mal, como também é cultuado por ortodoxos e anglicanos. No Brasil, sabe-se lá por que motivo, surgiu a história de que o Santo mora na lua… Será?

Mas, pegou. Principalmente nas Escolas de Samba, que se acostumaram a retratá-lo na imensidão lunar. Em 1993, quando levou para a Avenida o enredo “No Mundo da Lua”, a Grande Rio apresentou uma comissão de frente formada por vários São Jorge em seu habitat predileto, onde os astronautas norte-americanos espetaram, em julho de 1969, uma bandeira assinalando a pretensa conquista de seu País.

Vinte anos depois, coube à Beija-Flor de Nilópolis, também exaltar o Guerreiro da Capadócia na comissão de frente. Mas, aí, a história era outra. O foco não era mais a lua, agora era o cavalo – elemento central do enredo “Amigo fiel – Do Cavalo do Amanhecer ao Manga-larga marchador”, tema que contava a história do puro-sangue. E quem teria um cavalo de tão elevada estirpe como Santo? Nem Alexandre, o Grande.

Mais Jorge do que Santo o grande homenageado deste 23 de abril adora desfilar. Na União da Ilha, em 2012, no enredo que exaltava a Olimpíadas de Londres, veio na segunda alegoria, a que simbolizava a Inglaterra, onde exerce a responsabilidade de padroeiro, protegendo a Rainha, toda a Corte e os súditos ao longo dos séculos. Do seu lado, dividindo as honras do carro, estava o Rei Arthur. Em 2020, o Santo voltou na tricolor, agora no abre-alas, sintetizando toda a fé do povo da comunidade. Fran-Sérgio, um dos carnavalescos que assinava o enredo, representou o Guerreiro, no alto da estrutura, pertinho da lua.

Em 2016, a Estácio de Sá dedicou um desfile inteiro ao seu protetor: “Salve São Jorge, o Santo Guerreiro”- mas antes de contar a vida do Santo na Avenida, a direção da Vermelha e Branca decidiu consultar a Arquidiocese do Rio. Tudo certo, pista livre para o capadócio.

Ao homenagear a sua estrela maior (“Silas canta Serrinha”), em 2016, o Império Serrano também exaltou o Santo Guerreiro, recordando a procissão e a carreata tradicionais, que partem da porta da quadra – este ano, mais uma vez, a festa será lembrada numa live que irá ao ar no domingo, dia 25, ao meio-dia. Já a Unidos de Padre Miguel fará missa no dia 23, às 11 h, e uma live com show, a partir das 20 h.

 

No desfile que simbolizava a fé do brasileiro, em 2017, a Estação Primeira deu um lugar de destaque a São Jorge, um dos grandes homenageados com o enredo “Só Com a Ajuda do Santo”. Uma curiosidade do desfile criado por Leandro Vieira foi a imagem metade Cristo e metade Oxalá – que, ao contrário de Jorge, festejadíssimo, não pode voltar no Sábado das Campeãs.

E para consolidar a integração total do Santo Guerreiro com a comunidade do ziriguidum, os devotos cariocas criaram recentemente a Escola de Samba Guerreiros de Jorge, fazendo um trabalho parecido com os de São Paulo que, em 2005, fundaram a Acadêmicos de São Jorge. É como diz Aluísio Machado, devoto de lei: “Se mete comigo!”

(Texto de Cláudio Vieira – Fotos Equipe Henrique Matos/LIESA)

 


Spread the love
  • Related Posts

    Escolas de samba do Grupo Especial decidem aumentar o tempo de desfile

    Spread the love

    Spread the love Escolas de samba do Grupo Especial decidem aumentar o tempo de desfile no Carnaval 2025 Cada agremiação terá até 80 minutos para desfilar; Sapucaí voltará a ter…


    Spread the love

    Experiência de sucesso dos álbuns do Rio Carnaval é tema de painel na Rio2C

    Spread the love

    Spread the love Experiência de sucesso dos álbuns do Rio Carnaval é tema de painel na Rio2C O Carnaval do Rio de Janeiro marcou presença nesta quarta-feira (5) na Rio2C,…


    Spread the love

    Você perdeu

    Frédérique Yarde será musa da Em Cima da Hora

    Frédérique Yarde será musa da Em Cima da Hora

    Rainha da Tradição destaca importância do enredo da escola

    Rainha da Tradição destaca importância do enredo da escola

    Mestre Macaco Branco volta com Roda de Enredo

    Mestre Macaco Branco volta com Roda de Enredo

    Newsletter Salgueirense: Atualizações e Novidades

    Newsletter Salgueirense: Atualizações e Novidades

    Beija-Flor de Nilópolis recebe inscrições de componentes

    Beija-Flor de Nilópolis recebe inscrições de componentes

    André Marins e Agnaldo Corrêa formam dupla de carnavalescos

    André Marins e Agnaldo Corrêa formam dupla de carnavalescos