International Samba Congress 2023

Spread the love

International Samba Congress 2023: saiba quem já confirmou presença no maior congresso brasileiro de samba fora país 

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Evento acontecerá em Los Angeles reunindo 40 professores brasileiros para workshops e mesas redondas sobre a cultura, o samba e o carnaval

Faltando pouco mais de um mês para a realização da edição 2023, o International Samba Congress mostra a relevância que o samba e a cultura brasileira têm internacionalmente. Idealizado e realizado pela Samba ‘N’ Motion, uma organização sem fins lucrativos, pode-se dizer que o evento é um sonho realizado com sucesso por Ana Laidley, psicóloga radicada nos Estados Unidos há mais de duas décadas. Herdeira do talentoso músico brasileiro Carlinhos do Pandeiro e de Ana Gomes, sambista que integrou o reverenciado grupo de “mulatas do Sargentelli”, Aninha Malandro, como é conhecida no universo do samba, cresceu respirando o gênero que hoje é referência cultural quando se fala no Brasil. Hoje, a empreendedora cultural não abre mão de reverenciar e exaltar o samba e demais ritmos que formam a identidade cultural do povo brasileiro, utilizando, inclusive a dança como terapia auxiliar para o tratamento de enfermidades como a depressão e demais transtornos.

Realizado pela primeira vez em 2017, o International Samba Congress vai reunir uma série de profissionais renomados em uma verdadeira imersão com workshops de danças, palestras, turismo e intervenções culturais onde, alunos de todas as partes do mundo, poderão compartilhar conhecimento e aprofundar a paixão em movimentar o corpo envolvidos pelos ritmos brasileiros, em especial o samba, herança ancestral africana reconhecida, através do carnaval, como uma das nossas maiores e mais importantes manifestações culturais. Ao todo, 40 professores brasileiros estarão à disposição do evento.

Voltando a Los Angeles, local onde aconteceu a primeira edição, o International Samba Congress 2023 será uma espécie de ‘reencontro’ com suas origens após a pandemia, conforme reitera Ana. “A pandemia foi um excelente case para nós. Foi um período em que as pessoas buscavam razões para acreditar que tudo iria ficar bem e nós tivemos que nos reinventar, apostar no formato online que já existia no Subscription ( plataforma de aulas com conteúdo o an inteiro) para seguir dando suporte aos nossos alunos. O mundo ainda enfrenta resquícios de uma crise e a proposta em voltar ao ponto de partida significa que a gente está renascendo sem deixar de acreditar na potência que é o samba e a cultura brasileira” diz a Embaixadora do Samba da Estação Primeira de Mangueira e da Associação dos Passistas Brasileiros Cyro do Agogô, títulos que recebeu com honra e responsabilidade na proposta de ampliar ainda mais seu papel de levar cada vez mais longe o legado deixado por aqueles que foram os precursores deste ritmo.

Confirmado para acontecer de 14 a 16 de julho  no Mid-City Arts Center, cidade de Los Angeles, California, o International Samba Congress reunirá nomes com alcance internacional. Milton Cunha será um dos palestrantes no evento.

Confira alguns dos professores já confirmados:

  • Nildinha Fonseca: natural de Salvador (BA), é coreógrafa, dançarina, assistente de direção e coreografia da Fundação Balé Folclórico da Bahia onde também atua como coordenadora do curso balé jr . A profissional é coreógrafa de artistas da música e teatro do cenário baiano, uma das principais vertentes da cultura preta brasileira.
  •  Irineu Nogueira: brasileiro radicado em Londres, Irineu é um expert em samba e nas danças afro-brasileiras. Criou método próprio de dança chamado Abieié, aplicado mundialmente através de suas concorridas masterclasses.
  •  Patrick Carvalho: Coreógrafo da comissão de frente da G.R.E.S. Acadêmicos do Salgueiro, também já foi da G.R.E.S. Paraíso do Tuiuti, e tem no currículo mais de 50 premiações na função. Já participou da Dança dos Famosos na Rede Globo, além de ser um dos mais requisitados coreógrafos para espetáculos musicais.
  •  Karla Moreno : atriz, professora de samba que viaja o mundo levando sua arte, Karla é uma das dançarinas que integram a equipe de Dudu Nobre, além de ser reconhecida no carnaval onde foi rainha de bateria da Inocentes de Belford Roxo e passista do Salgueiro.
  • Marcela Rabelo: a pernambucana é especialista e mdanças populares, especialmente marcatu, frevo, caboclinhos, coco de roda, ciranda e xaxado. É integrante do Maracatu Nação Pernambuco um dos mais importantes do país, além ter passagens pelo Balé Popular de Recife, Cia ArteFolia, Jaime Arôxa, entre outros.

As inscrições para o International Samba Congress 2023 já estão abertas no site oficial do evento.


Spread the love