Coordenador de Ala de Passistas do Carnaval carioca e coreógrafo de Comissão de Frente é o idealizador do evento
Para celebrar o Orgulho LGBTQIA+, o coordenador da Ala de Passistas do carnaval carioca, Jorge Amarelloh promove no próximo domingo, 26 de setembro, a partir das 14 horas, a primeira Parada Gay no bairro de São Cristóvão. A concentração acontece na rua Jansen de Melo nº 82 – Tuiuti. Entre as atrações, a presença confirmada de Inês Brasil, roda de samba com grupo Bololô, Dj’s da comunidade e a bateria Amor Infinito.
Nascido na zona Norte do Rio de Janeiro no bairro de Bonsucesso, o idealizador do evento se envolveu com a dança aos 7 anos de idade. Apaixonado pelo carnaval, já passou por diversas agremiações como Santa Cruz, União da Ilha, São Clemente, Gato de Bonsucesso, Unidos do Cabuçu e hoje é o coreógrafo da comissão de frente da Acadêmicos do Engenho da Rainha e divide o trabalho com Alex Coutinho em dose dupla na Paraíso do Tuiuti e na Acadêmicos do Cubango na coordenação da Ala de Passistas. Juntos já levaram a bandeira do samba para mais de 15 países.
Alertar para o respeito ao próximo e a redução da homofobia são os objetivos principais da Parada Gay que acontece no próximo domingo. Jorge está em uma nova fase de sua carreira e inaugurou um espaço na comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, local este que virou ponto de encontro reunindo sambistas. Desses encontros recheados de ideias, e com ajuda e incentivo das crianças, compôs uma música de funk com repercussão na comunidade e assim veio à ideia de fazer um evento voltado para o público LGBTQIA+, pois é 80% do público do seu estabelecimento.
– A iniciativa partiu da necessidade de combate à intolerância. As paradas têm a proposta de celebrar avanços obtidos a partir de muito esforço e luta. E, claro, não deixam de ser um ato político. Elas são fundamentais para que possamos aparecer. É a festa da conscientização – pontua o organizador.
Fotos: Crédito nas Imagens