Lavagem do Sambódromo encerrará temporada de ensaios: Vila e Viradouro no Sábado; e Beija-Flor e Grande Rio, no Domingo

Spread the love

A temporada de ensaios técnicos rumo aos desfiles oficiais prosseguirá no próximo sábado, 11, com Vila Isabel (20h30) e Viradouro (22 h). Antes da apresentação das duas Escolas haverá a tradicional lavagem da pista (19 h), porém com um contingente menor de participantes, para que não haja atrasos na programação e as Agremiações possam avaliar os testes de som e iluminação colorida, que começarão naquela noite.

A temporada de Ensaios Técnicos para o Rio Carnaval 2023 será encerrada no domingo, 12, com a apresentação da Beija-Flor de Nilópolis e Grande Rio. Será a segunda noite consecutiva dos testes de som e iluminação. Os trens do MetrôRio estarão funcionando nos dois dias até meia-noite nas estações Praça Onze e Central do Brasil. O acesso às arquibancadas e frisas será gratuito.

Neste domingo, 05, Salgueiro e Portela levaram uma multidão ao Sambódromo.

Portela: a festa do Centenário já começou

Preparando-se para comemorar seus cem anos de história em plena Sapucaí, a Portela encerrou neste domingo, 5, mais uma noite de ensaios técnicos do Rio Carnaval na Marquês de Sapucaí. E o fez em grande estilo: com uma apresentação toda dedicada aos grandes nomes que integraram (do passado até hoje) a escola. Referências não faltaram.

Já no início do treino, ao adentrar o Setor 1, os portelenses “prestaram continência” às rainhas que já brilharam à frente da bateria “Tabajara do Samba”, como Luíza Brunet, Adriane Galisteu e Sheron Menezzes. Elas foram convidadas por Bianca Monteiro, atual ocupante do posto, que se apresentou junto das ex-majestades e foi ovacionada por onde passou na Avenida.

Tia Surica, da Velha Guarda Show, teve lugar de destaque: desfilou sob as asas da águia, símbolo maior da “Majestade do Samba”. Mestre Monarco, baluarte que a agremiação perdeu para a eternidade em 2021, estava eternizado na estampa dos instrumentos tocados pelos ritmistas. Entre tantos outros nomes relevantes, também houve o de Vilma Nascimento, eterna porta-bandeira da Portela e uma das homenageadas pelo enredo desenvolvido pelos carnavalescos Renato e Márcia Lage.

Para deixar tudo ainda mais especial, os portuenses ainda distribuíram doces ao público (como numa festa de aniversário) e apresentaram seu novo mascote: uma águia, cujo nome está sendo escolhido por meio das páginas da escola nas redes sociais.

Junto aos espectadores do Sambódromo, o público da internet acompanhou o evento por meio do canal do Rio Carnaval no Youtube, cuja cobertura é comandada por Milton Cunha. O conteúdo está disponível on-line.

Salgueiro revela um pouco de seu ParaÍso Vermelho

De olho nos ‘Delírios de um paraíso vermelho’, enredo que desfilará na Marquês de Sapucaí este ano, o Salgueiro abriu neste domingo, 5, a noite de ensaios técnicos do Rio Carnaval na Marquês de Sapucaí. Assinado pelo carnavalesco Edson Pereira, o tema inspira a escola do Andaraí, na Zona Norte do Rio, na busca pelo décimo campeonato de sua história. A mensagem é sobre a liberdade de expressão e a construção que cada ser humano faz do seu próprio ideal de paraíso.

O primeiro impacto salgueirense no Sambódromo seguiu à risca a tradição da vermelha e branca: foi a bateria “Furiosa”, comandada pelos mestres Guilherme e Gustavo e estrelada pela atriz Viviane Araújo, rainha pelo 16º ano consecutivo. Comumente chamada pelo público de “rainha das rainhas”, Vivi apareceu diante do Setor 1 com um figurino inspirado no pecado cometido por Adão e Eva no Jardim do Éden — arrancou aplausos e gritos de aprovação enquanto caía no samba.

Além da beldade, o Salgueiro também saudou outra prata da casa: o intérprete Quinho, afastado temporariamente por motivos de saúde, foi homenageado pelo colega de trabalho, Emerson Dias, logo no início do treino. O microfone oficial da Avenida foi cedido para que o veterano fizesse seu grito de guerra diante do público.

Entre os destaques, também figuraram o casal de mestre-sala e porta-bandeira, Sidclei Santos e Marcella Alves, e alas tradicionais da “Academia do Samba”, como a Maculelê, comandada pelo coreógrafo Carlinhos do Salgueiro.

Confira o calendário oficial:

RIO CARNAVAL 2023
GRUPO ESPECIAL

PROGRAMAÇÃO DE ENSAIOS TÉCNICOS NO SAMBÓDROMO

11 de fevereiro – Sábado – Teste de Som e Luz
Lavagem da Avenida – 18h30
Vila Isabel (B) – 20h30
Viradouro (C) – 22h

12 de fevereiro – Domingo – Teste de Som e Luz
Beija-Flor (C) – 20h30
Grande Rio (B) – 22h

Concentração: C – Correios/Cedae – B – Balança

(Fotos: Vitor Melo e Diego Mendes/LIESA)


Spread the love