Jurados se reencontram e dão sugestões sobre mudanças nos critérios de julgamento

Spread the love

Quase todos os julgadores que atuaram nos desfiles do Carnaval de 2020 participaram, na noite desta quarta-feira, 20/10, do terceiro encontro promovido pela LIESA para debates segmentados sobre critérios de julgamento dos desfiles do Grupo Especial. Além do professor Pérsio Gomide Brasil, que julgava Enredo e faleceu recentemente, apenas dois outros jurados não puderam comparecer ao plenário Prefeito Eduardo Paes, na Cidade do Samba, alegando motivos particulares.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

“Foi um encontro bastante proveitoso. A maioria dos integrantes do quadro de julgadores já não se via há quase dois anos e aproveitou a oportunidade para matar as saudades. Deram impressões pessoais sobre os atuais critérios de julgamento e sugestões sobre possíveis mudanças, em vários quesitos. Assim como as sugestões já apresentadas pelos carnavalescos e diretores de carnaval, as contribuições dos julgadores farão parte de um relatório final a ser submetido à plenária da LIESA. A plenária será soberana para promover mudanças no Regulamento e no Manual de Julgadores, caso julgue necessário”- comentou o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro.

Nomes devem ser confirmados em 30 dias

O quadro de julgadores da LIESA reúne 45 especialistas (cinco por quesito) que já atuam nos desfiles há muitos anos. É provável que haja o remanejamento de alguns nomes, porém com a manutenção da grande maioria. “Faremos os ajustes necessários, reconhecendo que a decisão do colegiado tem sido incontestável, pois o grande público e a crítica especializada vêm concordando, ao menos, com a escolha da Escola campeã. Existem outras divergências, mas isso é natural” – observou o presidente, que pretende anunciar os 45 nomes que atuarão no Carnaval de 2022 dentro de um mês, aproximadamente, após a aprovação de todas as Escolas. “Os nomes serão anunciados, sem mistérios ou segredos. Assim como as justificativas, que virão a público antes do Sábado das Campeãs” – afirmou Perlingeiro.

A reunião foi fechada, sem cobertura jornalística, como também serão as demais do Ciclo de Debates – razão que impede o presidente de comentar os assuntos discutidos no encontro. Os representantes da Imprensa também terão a oportunidade de emitir opiniões e dar a sua colaboração.

O Ciclo de Debates Para Critérios de Julgamento dos Desfiles do Grupo Especial prosseguirá na próxima quarta-feira, 27/10, com a participação dos presidentes das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial. Veja, no quadro, a programação dos próximos encontros.

CARNAVAL 2022
CIDADE DO SAMBA CICLO DE DEBATES SOBRE
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DOS DESFILES DO GRUPO ESPECIAL
27/10 4ª F 18h Presidentes das Escolas
03/11 4ª F 18h Imprensa

(Fotos: Henrique Matos)


Spread the love