Jurados se reencontram e dão sugestões sobre mudanças nos critérios de julgamento

Jurados se reencontram e dão sugestões sobre mudanças nos critérios de julgamento

Quase todos os julgadores que atuaram nos desfiles do Carnaval de 2020 participaram, na noite desta quarta-feira, 20/10, do terceiro encontro promovido pela LIESA para debates segmentados sobre critérios de julgamento dos desfiles do Grupo Especial. Além do professor Pérsio Gomide Brasil, que julgava Enredo e faleceu recentemente, apenas dois outros jurados não puderam comparecer ao plenário Prefeito Eduardo Paes, na Cidade do Samba, alegando motivos particulares.

“Foi um encontro bastante proveitoso. A maioria dos integrantes do quadro de julgadores já não se via há quase dois anos e aproveitou a oportunidade para matar as saudades. Deram impressões pessoais sobre os atuais critérios de julgamento e sugestões sobre possíveis mudanças, em vários quesitos. Assim como as sugestões já apresentadas pelos carnavalescos e diretores de carnaval, as contribuições dos julgadores farão parte de um relatório final a ser submetido à plenária da LIESA. A plenária será soberana para promover mudanças no Regulamento e no Manual de Julgadores, caso julgue necessário”- comentou o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro.

Nomes devem ser confirmados em 30 dias

O quadro de julgadores da LIESA reúne 45 especialistas (cinco por quesito) que já atuam nos desfiles há muitos anos. É provável que haja o remanejamento de alguns nomes, porém com a manutenção da grande maioria. “Faremos os ajustes necessários, reconhecendo que a decisão do colegiado tem sido incontestável, pois o grande público e a crítica especializada vêm concordando, ao menos, com a escolha da Escola campeã. Existem outras divergências, mas isso é natural” – observou o presidente, que pretende anunciar os 45 nomes que atuarão no Carnaval de 2022 dentro de um mês, aproximadamente, após a aprovação de todas as Escolas. “Os nomes serão anunciados, sem mistérios ou segredos. Assim como as justificativas, que virão a público antes do Sábado das Campeãs” – afirmou Perlingeiro.

A reunião foi fechada, sem cobertura jornalística, como também serão as demais do Ciclo de Debates – razão que impede o presidente de comentar os assuntos discutidos no encontro. Os representantes da Imprensa também terão a oportunidade de emitir opiniões e dar a sua colaboração.

O Ciclo de Debates Para Critérios de Julgamento dos Desfiles do Grupo Especial prosseguirá na próxima quarta-feira, 27/10, com a participação dos presidentes das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial. Veja, no quadro, a programação dos próximos encontros.

CARNAVAL 2022
CIDADE DO SAMBA CICLO DE DEBATES SOBRE
CRITÉRIOS DE JULGAMENTO DOS DESFILES DO GRUPO ESPECIAL
27/10 4ª F 18h Presidentes das Escolas
03/11 4ª F 18h Imprensa

(Fotos: Henrique Matos)

Paulo Costa