Maratona da folia no Sambódromo terá encerramento em grande estilo com as escolas mirins

Spread the love

Maratona da folia no Sambódromo terá encerramento em grande estilo com as escolas mirins

Com entrada gratuita, o público poderá conferir desfiles com crianças fazendo a festa na Passarela do Samba em espetáculo que reúne o autêntico samba e emoção com homenagens,  

histórias e personagens do imaginário infantil

As dezesseis escolas de samba que integram o Grupo Mirim encerraram os desfiles na avenida mais famosa e badalada do planeta. Cerca de 30 mil pequenos sambistas entoarão sambas de enredo que vão desde homenagens a sambistas de primeira linhagem, contos e fábulas, personagens e universos como o circo e celebrações dos 60 anos de existência da Lins Imperial e o centenário da Portela. A tarde-noite festiva ainda marca o retorno à Passarela do Samba das agremiações Inocentes da Caprichosos e Tijuquinha do Borel que no carnaval passado optaram por se licenciarem dos desfiles.

O sambódromo que na Terça-feira de Carnaval se transforma em um grande parque de diversões, recebe o público de maneira gratuita em todos os setores das arquibancadas. “Em 2023 estamos tendo a chance de retomarmos os hábitos, costumes e tudo o que gostamos de festejar. E o carnaval é uma dessas festividades que é identidade do brasileiro e do carioca, de modo especial” – destaca Edson Marinho, presidente da Aesm-Rio.

Os desfiles infantis que garantem ao público acesso gratuito no sambódromo, terão início às 16 horas, com horário previsto para o término à meia-noite.  Os portões serão abertos às 15 horas. A direção de carnaval da Associação das Escolas Mirins promete uma abertura à altura dos espectadores que prestigiaram a criançada, com apresentação do Cortejo Real do Carnaval, o rei momo, rainha e princesas do carnaval mirim, além do casal de mestre-sala e porta-bandeira da Aesm-Rio. “Antes da primeira escola a desfilar, uma apresentação do cortejo real oficial e mirim, com ritmistas, passistas e o casal da associação, será o ponto alto para os sambistas do amanhã pisarem forte na passarela do samba” – destacou Alexandre Moraes, diretor de operações.

Entre os enredos propostos, as homenagens serão o ponto forte da festa promovida pela criançada. Personalidades do c

arnaval carioca como Therezinha Monte, ex-presidente da Unidos do Cabuçu, serão as homenageadas pela Estrelinha da Mocidade e Miúda da Cabuçu, os mestres Ciça, Odilon e o saudoso Louro, terão suas vidas e legados cantados pelas escolas Nova Geração do Estácio, Petizes da Penha e Aprendizes do Salgueiro. As brincadeiras infantis serão lembradas pela garotada verde e rosa da Mangueira  do Amanhã e o universo circense serão mostrados pela Inocentes da Caprichosos, além dos contos e fábulas que a tricolor Corações Unidos do Ciep mostrará em seu desfile. A Golfinhos do Rio de Janeiro traz para a Sapucaí Dom Quixote, reeditando o samba do carnaval 2010, originalmente apresentado pela União da Ilha.  “Existe uma diversidade de temas que celebram artistas, personalidades, histórias e personagens que permeiam o universo infantil. Será um desfile lúdico e educativo. Teremos a oportunidade de recordarmos personagens marcantes, rever grandes sambistas e exaltar alguns que não estão nesse plano, porém, têm uma importância enorme para o samba e carnaval” – ressalta Maria das Graças, diretora da Aesm-Rio.

Confira a ordem dos desfiles e enredos que serão apresentados no sambódromo na próxima terça-feira:

1 – Miúda da Cabuçu “Therezinha Montes, sua alma de cabrocha, desabrocha nas crianças”

2 – Tijuquinha do Borel “Enfeitando o pavão”

3 – Ainda Existem Crianças de Vila Kennedy “O menino e o horizonte”

4 – Império do Futuro “Se quiser fazer por mim, que faça agora! Venha Sansakromá”

5 – Golfinhos do Rio de Janeiro “Dom Quixote de La Mancha, o cavaleiro dos sonhos impossíveis” (reedição do samba de enredo da União da Ilha do Governador – Carnaval 2010)

6 – Filhos da Águia “100 anos do samba dominando o mundo”

7 – Corações Unidos do Ciep “Quem conta um conto acrescenta um ponto, o Ciep acrescenta saberes à nossa vida”

8 – Herdeiros da Vila “Herdeiros que tem na força de seus ancestrais alegria, samba e amor parabeniza o bairro de Vila Isabel no rufar do tambor”

9 -Infantes do Lins “Infantes do Lins canta e se encanta com os 60 anos da Lins Imperial”

10 – Mangueira do Amanhã “Bora brincar”

11 – Estrelinha da Mocidade “Chama toda a criançada! Tem estrelinha nova no céu”

12 – Nova Geração do Estácio de Sá “Mestre Ciça, com a Nova Geração não tem arroz com feijão”

13 – Petizes da Penha “Ao mestre com carinho… Odilon Costa”

14 – Inocentes da Caprichosos “Grand Circus Inocentes”

15 – Aprendizes do Salgueiro “Salve o mestre do Salgueiro”

16 – Pimpolhos da Grande Rio “O pequeno príncipe preto”

Cada agremiação tem o tempo máximo de 30 minutos para desfilar. Vale ressaltar que o acesso aos setores das arquibancadas é gratuito, com a abertura dos portões, às 15 horas.


Spread the love