Marca Rio Carnaval é lançada oficialmente em coletiva na Cidade do Samba

Spread the love

Inspirada no bailado de uma porta-bandeira, a imagem representa a força da comunidade do Samba

Rio de Janeiro, 10 de fevereiro de 2022 – O Desfile das Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro na Marquês de Sapucaí agora tem uma marca: Rio Carnaval. Criada pela Tátil Design e capitaneada pela LIESA, o desenho traz a força da comunidade do Samba e foi inspirado no balanço da porta-bandeira, personagem icônico dentro de uma agremiação, para a sua construção. Com um nome que dispensa tradução mesmo quando falado em outros idiomas, a Rio Carnaval concretiza um símbolo que traduz a energia contagiante da festa trazendo ainda mais protagonismo para os profissionais do Carnaval, que são a peça criativa e realizadora da maior celebração popular do Brasil.

“A Rio Carnaval é uma marca viva e pulsante, que pode se adaptar às cores de todas as Escolas e reagir aos sons, representando, assim, o Carnaval. Nosso objetivo é mostrar a unidade dos desfiles na Sapucaí, imprimindo neste símbolo toda a magia e encantamento que a Avenida proporciona em todos os envolvidos. Além disso, com a marca conseguimos atrair ainda mais os patrocínios, criando oportunidades de investimento na festa, como, a criação de uma linha de produtos personalizados”, conta Gabriel David, diretor de Marketing da LIESA.

Escritório responsável por criar a marca, a Tátil Design montou uma equipe multidisciplinar e foi a campo para identificar os elementos essenciais para a construção da festa e do símbolo que representasse o Carnaval. A empresa trouxe para o time de criação o André Rodrigues, que desde os 15 anos trabalha com o Carnaval contribuindo com a visão de quem está dentro do universo. “Ouvimos profissionais e amantes do Carnaval do Rio, foram mais de 3 mil pessoas envolvidas. Tivemos a honra de conversar com verdadeiras personalidades do samba. Ouvimos histórias de como tudo começou e a pergunta que sempre nos fazíamos era: Se fosse preciso escolher apenas um símbolo que representasse o Carnaval das Escolas de Samba, qual seria? Foi quando descobrimos que a bandeira, ou o pavilhão, como os mestres se referem, foi unanimidade, símbolo da origem de tudo”, conta Alice Gelli, diretora criativa do projeto.

O processo de construção da marca durou em torno de seis meses que envolveu entrevistas com ícones do Samba como os carnavalescos Rosa Magalhães e Laila; o comentarista Milton Cunha; o sambista Monarco; além de representantes da Liga – Helio Motta, vice-presidente e Elmo dos Santos, diretor de Carnaval. “Fomos para Cidade do Samba, aumentamos o time, abrimos mais experimentações para o processo e mergulhamos para entender o que estava por trás desse ícone, qual seria a essência da bandeira. Estudamos o movimento, o rastro que ela produz e a magia que ela transmite”, explica Fred Gelli, CEO da Tátil.

O Rio Carnaval nasce para reverberar para o Brasil e para o mundo a força da ancestralidade, dos ritmos, das cores, das texturas que fazem o Carnaval ser a potência cultural sentida e vivida por tantas pessoas. “A magia e a emoção ao ver a Escola cruzar a Passarela do Samba, depois de tantos desafios e dificuldades ao longo de quase um ano de trabalho para colocar o desfile de pé, pode ser descrita como um acontecimento sobrenatural e memorável. A explosão de cores, música e alegria que invade a Marquês de Sapucaí é arrepiante, inesquecível!”, comemora Jorge Perlingeiro, presidente da LIESA.

A marca, que estampará todo o Sambódromo em abril deste ano, terá o lançamento oficial nos dias 26 e 27 de fevereiro, em um evento na Cidade do Samba.

(Fotos: Henrique Matos / LIESA)


Spread the love
  • Related Posts

    Escolas de samba do Grupo Especial decidem aumentar o tempo de desfile

    Spread the love

    Spread the love Escolas de samba do Grupo Especial decidem aumentar o tempo de desfile no Carnaval 2025 Cada agremiação terá até 80 minutos para desfilar; Sapucaí voltará a ter…


    Spread the love

    Experiência de sucesso dos álbuns do Rio Carnaval é tema de painel na Rio2C

    Spread the love

    Spread the love Experiência de sucesso dos álbuns do Rio Carnaval é tema de painel na Rio2C O Carnaval do Rio de Janeiro marcou presença nesta quarta-feira (5) na Rio2C,…


    Spread the love

    Você perdeu

    Frédérique Yarde será musa da Em Cima da Hora

    Frédérique Yarde será musa da Em Cima da Hora

    Rainha da Tradição destaca importância do enredo da escola

    Rainha da Tradição destaca importância do enredo da escola

    Mestre Macaco Branco volta com Roda de Enredo

    Mestre Macaco Branco volta com Roda de Enredo

    Newsletter Salgueirense: Atualizações e Novidades

    Newsletter Salgueirense: Atualizações e Novidades

    Beija-Flor de Nilópolis recebe inscrições de componentes

    Beija-Flor de Nilópolis recebe inscrições de componentes

    André Marins e Agnaldo Corrêa formam dupla de carnavalescos

    André Marins e Agnaldo Corrêa formam dupla de carnavalescos