Prêmio Machine realiza Oficinas e Minicurso na quadra da Rosa de Ouro

Spread the love

Já é conhecido pelos cariocas, aliás pelo Brasil todo, o comprometimento do Prêmio Machine – Bastidores do Carnaval em lembrar, homenagear e reconhecer os profissionais e amadores do carnaval. Agora, tomando para si também a responsabilidade social idealizou a realização de oficinas e minicurso com o objetivo de capacitar, reciclar e acolher prioritariamente aos profissionais da região de Madureira, Oswaldo Cruz, Rocha Miranda, Turiaçu e adjacências, proporcionando retorno financeiro agregado a autoestima em conseguir o próprio sustento, de forma digna e com excelência.

Baseado nos objetivos de capacitar minimamente pessoas do mundo do samba e carnaval visando retorno financeiro digno; incentivar a criatividade dos inscritos a usar o conhecimento adquirido para outras áreas artísticas que não o carnaval, como exemplo, o teatro, a TV e o cinema; manter viva tradições através de reciclagem dos profissionais do mundo do samba e carnaval; e, proporcionar conhecimento sociocultural e histórico sobre ancestralidade e tradição.

Esses objetivos tornaram-se possíveis através do primeiro edital do SEIM – Secretaria Especial de Integração Metropolitana, assim sendo:

 

OFICINAS e MINICURSO gratuitos na quadra da GRES Rosa de Ouro em Novembro

A Prefeitura do Rio de Janeiro, a Secretaria Especial de Integração Metropolitana, através do Projeto Integra Rio apresenta: Parcerias e Oficinas do Carnaval realizadas pelo Prêmio Machine – Bastidores do Carnaval.

Serão 03 (três) oficinas e 01 (um) minicurso voltados para aqueles que desejam se capacitar, ou reciclar seus conhecimentos no universo de segmentos profissionais do carnaval, independentemente de estar inserido neste universo.

MAQUIAGEM – Facilitadoras: Rosângela Pereira (Ronegraça) e Rita Borges.

Módulo I: Maquiagem Social – Duração – 03h – 08/11 – terça-feira – 18h. Conteúdo – Cuidados Básicos e Classificação da Pele; Instrumentos e Produtos básicos para Maquiagem; Noções básicas de contornos, luz e sombra.

Módulo II: Maquiagem Artística – Duração – 03h – 10/11 – quinta-feira – 18h. Conteúdo – Instrumentos e Produtos básicos para Maquiagem Artística; Noções básicas de contornos, luz, sombra e harmonia de cores.

FOTOGRAFIA – Facilitador: Alexandre Calixto.

Módulo I: História e Contemporaneidade – Duração – 01h30min – 18/11 – sexta-feira – 18h. Conteúdo – História da Fotografia; Evolução dos Processos Fotográficos e Equipamentos; Noções básicas das diferentes formas de fotografar eventos sociais e corporativos.

Módulo II: Noções Básicas de Fotografia e Material Fotográfico – Duração – 01h30min – 25/11 – sexta-feira – 18h. Conteúdo – Fotografia com celular; Ética na Fotografia; Direitos autorais.

ADEREÇOS – Facilitador: Driko Rodrigues.

Módulo I: Acessórios – Duração – 02h – 11/11 – sexta-feira – 18h. Conteúdo – Adereçamento de acessórios para o carnaval; sugestão de material prático e básico para pequenos acessórios.

Módulo II: Adereços de Fantasias – Duração – 02h – 17/11 – quinta-feira – 18h. Conteúdo – Noções básicas de adereçamento de fantasias para o carnaval; material básico para adereçamento.

Minicurso HARMONIZANDO A HARMONIA – Ministrantes: Carlos Antônio do Nascimento (Carlinhos Brilhante) e Cosme Marcio Martins.

Módulo I: Protocolos e Apresentação – Duração – 01h30min – 22/11 – terça-feira – 18h. Conteúdo – Protocolos e Etiquetas da Harmonia na Quadra de Escola de Samba.

Módulo II: Função e Atribuição – Duração – 01h30min – 30/11 – quarta-feira – 18h. Conteúdo – Comportamento, atribuição e responsabilidades da Harmonia.

Facilitadores e Ministrantes

Rosângela Pereira (Ronegraça) – Maquiadora Social e Artística. Realizou trabalhos na Rede Globo; Camarote Revista Quem; Embeleze; Projeto Arte Gerando Renda. No carnaval trabalhou com diferentes agremiações, como: GRES Mangueira (desde 2015), Portela, União da Ilha, Imperatriz, Acadêmicos do Sossego, Império da Tijuca, Unidos de Bangu, Unidos da Tijuca, Unidos de Padre Miguel, e Mocidade Independente de Padre Miguel entre outras.

Alexandre Calixto – Fotógrafo e Professor de Fotografia, Designer Gráfico e Videomaker. Fotógrafo exclusivo do Prêmio Machine – cobertura dos ensaios técnicos no Sambódromo e dos desfiles na Intendente Magalhães; Atua como fotógrafo em Eventos Sociais, Corporativos e Culturais; Professor do curso de Fotografia do Educação Profissional – Muito + Educação Macaé – unidade Macaé/RJ; Professor do curso de Designer Gráfico no FOCUS – Ensino de Informática – unidade Barra da Tijuca/RJ.

Driko Rodrigues – Formado em: Artes Plásticas – SENAC; Letras – UNISUAM; Gestão de Carnaval – Estácio de Sá; Pós-Graduado em Gestão e Design de Carnaval Faculdade Censupeg. Passagens pelas agremiações: Mangueira, Portela, Tijuca, Mocidade de Inhaúma, Porto da Pedra e Sereno de Campo Grande. Carnavalesco campeão pelo GRES Pingo D’água, em São Gonçalo. Professor de Artes Carnavalescas no curso de Capacitação do Museu do Samba.

Carlos Antônio do Nascimento (Carlinhos Brilhante) – Estandarte de Ouro (1992) como Mestre Sala da GRES Vila Isabel. Professor no projeto Minueto do Samba. Com uma extensa participação no carnaval carioca como Mestre Sala, Brilhante é um ícone na arte do bailar. Está inserido no mundo do carnaval desde 1967.

Cosme Marcio Martins – Como integrante da comissão de frente arrebatou seis estandartes de ouro para a GRES Imperatriz Leopoldinense, inclusive da famosa ‘comissão dos leques’. Foi integrante do departamento de Harmonia da Vila Isabel e do Império Serrano, na última atuou como Diretor Geral de Harmonia. Presidente da ACDHESB – Associação Cultural dos Diretores de Harmonia das Escolas de Samba do Brasil. Diretor Geral de Carnaval da LIESB. Faz parte do Conselho Deliberativo do Império Serrano, e é Diretor Geral de Harmonia da União de Maricá.

Inscrição online no link Inscrição das Oficinas e Minicurso.

Os inscritos receberão material didático e certificado de participação. Todas as atividades serão realizadas gratuitamente na quadra do Grêmio Recreativo Escola de Samba Rosa de Ouro, situada na Rua Coelho Lisboa, 201 – Oswaldo Cruz. Vagas LIMITADAS.

#PROJETOINTEGRARIO #SEIMRIO #PREFEITURARIO #SOMOSUMSORIO #PARCERIASEOFICINASDOCARNAVAL @premiomachine_  @seim.rio @prefeitura_rio


Spread the love