Rio Carnaval 2023 terá abertura com ‘minidesfiles’ e lançamento de sambas em dezembro

Spread the love

Rio Carnaval 2023 terá abertura com ‘mini desfiles’ e lançamento de sambas em dezembro

Para aplacar a ansiedade dos foliões e começar o “esquenta” para o Rio Carnaval 2023, as escolas de samba cariocas do Grupo Especial vão realizar no início de dezembro, nos dias 3 e 4, uma série de “mini desfiles” na Cidade do Samba, na Zona Portuária da capital fluminense. O evento, realizado neste formato pela segunda temporada consecutiva, representará não só a abertura oficial da festa como marcará ainda o lançamento do CD de sambas-enredo do ano que vem. O álbum está sendo disponibilizado nas plataformas de streaming até o fim de novembro, em compasso com o programa “Seleção do Samba”, da TV Globo.

Historicamente, programações do tipo eram realizadas anualmente pelas agremiações em espaços restritos a convidados e com apresentações realizadas em cima do palco, sem os cortejos. A novidade dos desfiles pelo complexo de barracões foi criada em fevereiro passado, antes dos desfiles em abril, e foi sucesso de público — com ingressos à venda, diferentemente de outros anos, e esgotados em pouquíssimo tempo.

A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa) decidiu na quarta-feira, 16, que irá repetir a aposta e brindar o público com duas noites de espetáculo feito no novo formato.

No sábado, 3, a partir das 21h, a pista da Cidade do Samba irá receber as escolas que vão desfilar na primeira noite de desfiles de 2023, em 19 de fevereiro. São elas: Império Serrano, Grande Rio, Mocidade, Unidos da Tijuca, Salgueiro e Mangueira. No domingo, 4, a partir das 19h, será a vez daquelas cuja apresentação oficial está marcada para a segunda noite, em 20 de fevereiro: Paraíso do Tuiuti, Portela, Vila Isabel, Imperatriz, Beija-Flor e Viradouro. Todas, é claro, vão brindar o público com os sambas que escolheram para embalar suas próximas passagens pelo Sambódromo.

— Avaliamos que o formato criado e utilizado em fevereiro foi um sucesso e, por isso, resolvemos repetir — conta Jorge Perlingeiro, presidente da Liesa: — Será uma forma de comemorar a chegada dos sambas-enredo e do Carnaval e ainda o Dia Nacional do Samba.
Por causa de um dos jogos da Seleção Brasileira na Copa do Catar, o evento, que originalmente aconteceria em 2 de Dezembro para celebrar a data mencionada por Perlingeiro, começará um dia depois. O marco especial, no entanto, estará mantido: o objetivo das escolas, além de mostrar uma prévia do que o público verá na Sapucaí em janeiro (nos ensaios técnicos) e fevereiro (nesses mesmos treinos e também nos desfiles oficiais) é justamente saudar o gênero musical que as une.
A venda de ingressos para a abertura do Rio Carnaval 2023 deve começar nos próximos dias. As informações serão divulgadas pelos meios de comunicação oficiais do espetáculo.
Foto: Paulo Costa

Spread the love