Roda de Conversa vai debater empoderamento social e político de Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas.

Spread the love

Evento gratuito vai reunir personalidades no Centro do RJ

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

No mês em que são realizadas celebrações pelo Dia da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, uma roda de conversa com potentes mulheres negras vai agitar o Cedim (Conselho Estadual de Direitos da Mulher), no Centro do Rio, nesta sexta-feira (22), às 14h. Compondo a mesa do encontro, estarão presentes as seguintes personalidades: Yialorixá Doutora Mãe Edelzuita do Oxoguian, a ex-Porta-Bandeira Babi Cruz, a especialista em Marketing Patrícia Dias, a mestranda em Patrimônio Cultural Christiane dos Santos, a historiadora Ana Reis, a angolana arquiteta e urbanista Cecília Marcos e a consultora política Cátia Cruz.

Para a organizadora do evento e editora chefe da Revista Ziriguidum Nota 10, a jornalista Lídia Moraes, o encontro tem por objetivo promover uma troca de experiências de vida de mulheres negras conscientes do seu papel na sociedade. ” É uma honra para mim mediar um encontro com mulheres que trazem nas suas trajetórias de vida importantes histórias de luta e resistência. É um momento importante para olharmos o passado, o presente, percebendo nossas articulações para o futuro do país enquanto mulher preta em movimento no cenário urbano e quilombola.”, define Lídia.

O evento integra a versão carioca do VI ENCONTRO INTERNACIONAL DE MULHERES NEGRAS URBANAS E QUILOMBOLAS, realizado pela Associação Protetora dos Desvalidos-SPD nos dias 22 e 23 de julho em Salvador. Além da modalidade presencial, o evento na cidade maravilhosa será transmitido ao vivo pelo canal do instagram @revistaziriguidum

Vale lembrar que no Brasil a Lei nº 12.987/14 instituiu o 25 de julho como o Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. A data foi criada para reconhecer a luta e a resistência da mulher negra contra a opressão de gênero, o racismo e a exploração de classe. O dia também lembra da líder quilombola Tereza de Benguela, símbolo de luta e resistência da comunidade negra e indígena, que enfrentou a escravidão por mais de 20 anos.

Serviço: Roda de Conversa “Mulheres Negras Urbanas e Quilombolas”

Endereço: Cedim (Conselho Estadual de Direitos da Mulher/RJ) – Rua Camerino, 51- Centro do Rio

Data e Hora: 22/07/2022 às 14h.

Entrada: Gratuita


Spread the love