Império Serrano realiza exposição sobre o desfile de 2022 no Madureira Shopping

 

Império Serrano realiza exposição sobre o desfile de 2022 no Madureira Shopping

Com fotos inéditas, o imperiano pode ver os bastidores da construção do vitorioso carnaval

 

O Império Serrano inaugurou na última sexta-feira, dia 10, a exposição “Besouro, Saravá, Serrinha”, no Madureira Shopping. A mostra traz fotografias do vitorioso desfile de 2022, que recolocou a escola de volta ao Grupo Especial com o título da Série Ouro.

Com os olhares dos fotógrafos Pedro Siqueira, João Carlos Gomes e Luis Miguel Ferreira, o Reizinho de Madureira registrou o processo de construção do carnaval sobre o capoeirista baiano Besouro Mangangá, desenvolvido pelo carnavalesco Leandro Vieira. Do barracão à festa do título, passando por ensaios, concentração e o ápice na Sapucaí, a exposição apresenta fotos inéditas de momentos inesquecíveis para os imperianos. Siqueira explica como surgiu a ideia:

– Começamos a pensar na exposição após um ensaio de comunidade, com uma conversa descontraída. A partir dela, passamos a esboçar e imaginar algo que pudesse ser capaz de sintetizar através de fotos todo o sentimento e energia para retomada do carnaval após um período duro da pandemia do Covid-19. E a cada clique, a exposição já ia se concretizando, sendo finalizada com chave de ouro na conquista do título pelo Império Serrano – sintetiza o fotógrafo.

Ainda segundo Pedro, a inspiração para as fotos foi a comunidade, que é a base da agremiação de Madureira.

– As imagens buscam mostrar o chão, a comunidade e as pessoas que fazem, de fato, a escola de samba acontecer. Parafraseando os versos de Beto Sem Braço e Aluísio Machado, no histórico “Bum Bum Paticumbum Prugurundum”, que alertava sobre o “esconder gente bamba”, a gente buscou fazer ao contrário: mostrar que o Império Serrano exalta a sua gente bamba com muito orgulho – afirma Pedro Siqueira.

A exposição “Besouro, Saravá, Serrinha”, que tem a curadoria de Emerson Pereira, Rhuan Gonçalves e Emerson Pereira, fica em cartaz até 7 de julho, no terceiro piso do Madureira Shopping, em frente à Loja do Império Serrano. No local, os frequentadores poderão ver de perto o troféu da Série Ouro, além de vídeos de bastidores do carnaval 2022.

Fotos: Pedro Siqueira/Império Serrano