“Timbó” é o enredo da Mocidade Independente de Icaraí

Spread the love

“Timbó” é o enredo da Mocidade Independente de Icaraí para o carnaval de 2025

A Mocidade Independente de Icaraí já tem enredo para o carnaval de 2025. A escola, que desfila pelo carnaval de Niterói, levará o tema “Timbó”, que foi desenvolvido pelo enredista Leandro Valente. A azul e branca abrirá seu carnaval aplaudindo essa história de um homem que viveu e morreu pelo povo.

Confira a sinopse

Timbó

O sangue e o solo nobre de mãe África e a ancestralidade guerreira da Terra Brasilis deram origem a Timbó: a tulipa negra, a jóia rara, o poderoso feiticeiro cafuzo, mas conhecido como caboclo homem de fé e de dons divinais. A Ilha de Marajó, com suas riquezas e encantos, o acolheu.  A mãe marajoara o criou em berço de palha e de amor.  Cresceu solitário, às margens do rio e do povo. Sua velha cabana era seu altar. Seu Castelo era de sapê, mas recheado de bênçãos dos guias, dos espíritos indígenas e dos orixás. Tinha poderes de cura, mas era um curandeiro? Jamais! Sua simplicidade não permitia tal título. Sua imagem refletia marcas de dor, de uma vida difícil, o que causava medo e certo espanto aos povos que o rodeavam. Sua alma boa, repleta de vontade e obstinada a matar a fome da comunidade do Pará, contudo, o eternizou como um caboclo lendário.

“Um dia Timbó faleceu e do germe do seu sangue na terra nasceu a tulipa negra dos sonhos meus… “

Diz a lenda que, logo após sua partida, pássaros semeadores voaram livres por toda a ilha, e polenizaram toda a terra com os restos mortais do nobre e misterioso feiticeiro. E por onde seu pó fora depositado pelas aves, uma bela e vigorosa planta brotou, cresceu e frutificou. O povo paraense tentou entender tamanho mistério, e não demorou para concluir sobre o quão bom e generoso foi em vida aquele homem dono de uma aparência má, mas de coração puro e repleto de amor. Disposto a saciar a fome da comunidade ribeirinha, nosso caboclo, desencarnado, usou os pássaros para eternizar-se nas raízes de uma planta que ficou conhecida como Cipó Timbó, e que tem efeitos anestésicos.  Um dia, um pescador jogou uma semente da planta no mar e um milagre da fartura aconteceu.  Em questão de minutos, milhares de peixes surgiram em sua direção. O poder da planta envenenava os peixes, sem contaminar o homem, nem natureza, para que as águas pudessem dar de alimento aos pobres. A fartura dos peixes o consagrou como mito, um ser de luz para muitas tribos indígenas e povos locais.  Tornou-se uma referência de amor e bondade em muitas lendas e histórias incríveis do Pará. Em homenagem ao caboclo guardião, várias aldeias e pequenos povoados passaram a comemorar a abundância das pescarias com muito batuque, sempre madrugada a dentro. Índios, brancos, pardos e negros reuniam-se ao redor do poderoso pé do sagrado cipó.  Nos encontros, pretos velhos faziam o cerimonial e, num lindo dia, ao pôr-do-Sol, Timbó surgiu em meio a natureza para abraçar e dar as bênçãos a todo o povo. Logo o caboclo ganhou centenas de admiradores e seguidores de fé. Estes, levavam suas oferendas e dançavam para celebrar o grande Império de fartura e amor no qual foram agraciados.

Hoje, Timbó está eternizado no Pará, em Marajó e vem saudar Niterói com sua luz de sabedoria.  A Mocidade Independente de Icaraí abre seu carnaval aplaudindo essa linda história de um homem que viveu e morreu pelo povo.  Saudamos o samba e saudamos Timbó!  “num batuquejê, mandava oró, a karubande la do Marajó é descendentes dos marajoaras e é meu xodó! “


Spread the love

Mundo Carnaval

Criado no ano de 2017 com o principal objetivo de divulgar a maior festa a céu aberto o Mundo do Carnaval

Related Posts

Carlinhos Salgueiro é coroado Rei do Carnaval

Spread the love

Spread the love Crédito Fotos: Divulgação   Carlinhos Salgueiro é coroado Rei do Carnaval de Atlanta nos Estados Unidos Carlinhos Salgueiro, diretor artístico e dos passistas do Salgueiro, foi coroado…


Spread the love

Feijoada da Acadêmicos da Ponta da Areia

Spread the love

Spread the loveFotos: Creuza Araújo e Ana Victória Feijoada da Acadêmicos da Ponta da Areia marca estreia da agremiação no circuito do Carnaval  A Acadêmicos da Ponta da Areia, a…


Spread the love

Você perdeu

Unidos de Vila Isabel apresenta sinopse do Carnaval

Unidos de Vila Isabel apresenta sinopse do Carnaval

Porto da Pedra convoca segmentos e comunidade

Porto da Pedra convoca segmentos e comunidade

Carlinhos Salgueiro é coroado Rei do Carnaval

Seminário na Viradouro reuniu profissionais de várias escolas

Seminário na Viradouro reuniu profissionais de várias escolas

“Timbó” é o enredo da Mocidade Independente de Icaraí

“Timbó” é o enredo da Mocidade Independente de Icaraí

O Reizinho de Cavalcanti está de volta

O Reizinho de Cavalcanti está de volta