Tuiuti, Beija-Flor e Viradouro completam a Seleção do Samba

Spread the love

As três Escolas encerraram nesta sexta feira, 1º de outubro, o ciclo de escolha de sambas-enredos para 2022, transformado em série de cinco programas que a TV Globo, em parceria com a LIESA, levará ao ar a partir do dia 16 de outubro.

A comissão julgadora decidiu e escalou os três sambas finalistas que completaram a Seleção de sambas que serão apresentados na Avenida pelas 12 Escolas do Grupo Especial, no Carnaval 2022. Os compositores vencedores da Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor de Nilópolis e Unidos do Viradouro comemoraram à beira do palco com o elenco do programa comandado por Luís Roberto. Os comentários de Milton Cunha e Teresa Cristina deram tom durante todos os episódios contextualizando os enredos das escolas e destacando os melhores momentos.

Sambas de alto nível, acompanhados por esfuziantes baterias já anunciam as emoções que vêm por aí. As reservas e vendas de ingressos em tempo recorde confirmam que saudade e expectativa borbulham no coração de foliões. Esta semana, o tema Carnaval ficou, em pelo menos três dias, entre os Trending Topics no Twitter Brasil.

“A parceria com a TV Globo foi fundamental para que conseguíssemos potencializar esta grande manifestação cultural que é o Carnaval, mostrar os sambistas tão talentosos que são capazes de se reinventar para sempre levar o melhor desfile para a avenida. Com o programa, queremos trazer novos públicos para perto da festa. Estamos dando protagonismo a quem realmente se esforça em perpetuar esta festa tão relevante para o Rio de Janeiro”, conta Jorge Perlingeiro, presidente da LIESA.

Simultaneamente, os sambas escolhidos – que serão apresentados na série Seleção de Samba, em sábados de outubro e novembro – continuam sendo gravados no estúdio da Companhia dos Técnicos, em Copacabana, de onde sairão diretamente para as plataformas digitais. A direção é de Hélio Motta, Vice-Presidente da LIESA, a produção é de Mário Jorge, ao lado dos maestros e arranjadores Jorge Cardoso, Alceu Maia e Rafael Prates.

“Imagina que em outubro já estamos conversando sobre o Carnaval e vendo um público ávido e ansioso pela volta da festa. As escolas puderam mostrar seus talentos para o Brasil e, com isso, apresentar seus processos construtivos para garantir sempre um espetáculo que encanta a todos. Estamos muito felizes com esta primeira parceria e temos certeza de que esse é o só o começo. A cada dia a Liga se renova. Vamos trazer muitas novidades ainda até o Carnaval. Somos incansáveis para produzirmos o melhor desfile de todos os tempos”, conta Gabriel David, diretor de Marketing da Liesa.

Encerramento com chave-de-ouro

As disputas de sexta-feira começaram intensas, reunindo os finalistas que lutavam pela chance de defender na Avenida o enredo “KA RÍBA TÍ YE – Que nossos caminhos se abram. O Tuiuti canta histórias de luta, sabedoria e resistência negra”, do carnavalesco Paulo Barros. A comissão julgadora organizada pela Paraíso do Tuiuti não hesitou em apontar o vencedor: o da parceria formada por Cláudio Russo, Moacyr Luz, Júlio Alves, Alessandro Falcão e W. Correia Filho. A Escola do Morro do Tuiuti, em São Cristóvão, abrirá os desfiles de Segunda-Feira de Carnaval, 28/2.

Clique aqui e veja a letra do samba vencedor na Paraíso do Tuiuti

 

Em um Carnaval que a negritude marcará a sua presença na Marquês de Sapucaí, a Beija-Flor de Nilópolis escolheu a mensagem apresentada pelo carnavalesco Alexandre Louzada no enredo “Empretecer o pensamento é ouvir a voz da Beija-Flor” – afirma o título. E para transformar esta mensagem em um hino que envolverá Nilópolis e boa parte da Baixada Fluminense, a comissão apontou o samba de J. Velloso, Léo do Piso, Beto Nega, Júlio Assis, Manolo e Diego Rosa. O anúncio da vitória arrancou gritos de euforia. Ao final da disputa, representantes dos três sambas se abraçaram. A Beija-Flor será a sexta e última Escola do desfile de Domingo, 27/8.

Clique aqui e veja a letra do samba vencedor na Beija-Flor de Nilópolis

 

A última agremiação a ocupar o estúdio da praça central foi a Unidos do Viradouro, de Niteroi, a grande vencedora do Grupo Especial – Carnaval 2020. Para representar na Passarela o enredo “Não há tristeza que possa suportar tanta Alegria”, dos carnavalescos Marcus Ferreira e Tarcísio Zanon, os jurados apontaram o samba dos compositores Felipe Filósofo, Fabio Borges, Ademir Ribeiro, Devid Gonçalves, Lucas Marques e Porkinho. Logo após o anúncio, a bateria de mestre Ciça fez a festa, mostrando que a Vermelho e Branco está se preparando com afinco para a campanha do bi. A Viradouro será a 5a Escola a se apresentar no Domingo de Carnaval, 27/2.

Clique aqui e veja a letra do samba vencedor na Unidos do Viradouro

(Foto: Leandro Ribeiro / Globo)

 

 

 

 

 

 


Spread the love

Related Posts

Rio Carnaval conhece a ordem dos desfiles de 2025 nesta quinta-feira (23)

Spread the love

Spread the loveRio Carnaval conhece a ordem dos desfiles de 2025 nesta quinta-feira (23) Evento na Cidade do Samba será aberto ao público mediante a troca por 1 kg de…


Spread the love

Doações trocadas por ingressos para sorteio da ordem dos desfiles

Spread the love

Spread the loveDoações trocadas por ingressos para sorteio da ordem dos desfiles do Rio Carnaval serão enviadas para o Rio Grande do Sul Evento que acontece no próximo dia 23,…


Spread the love

Você perdeu

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Negralu renova com a Cabuçu

Negralu renova com a Cabuçu

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel

Monique Rizzeto reencontra Mestre Demétrius

Monique Rizzeto reencontra Mestre Demétrius

Amanda Palhares reforça Direção de Carnaval da Acadêmicos de Niterói

Amanda Palhares reforça Direção de Carnaval da Acadêmicos de Niterói

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário