ÚLTIMAS NOTÍCIAS

13/6 – PROJETO TIA SURICA DA PORTELA, 80 ANOS – Com lançamento do CD “Conforme eu sou”, live e show – AÇÃO GASTRONÔMICA EM SÃO PAULO E NO RIO DE JANEIRO

O CD acaba de ficar pronto para ser lançado com direito a show com transmissão on-line pelo canal da Tia Surica no YouTube e parcerias gastronômicas no Rio e em São Paulo para fazer o CD chegar até os fãs. E como vai funcionar? Até o dia 10, você encomenda uma refeição de chefs e restaurantes parceiros e, pagando mais R$ 30, recebe o CD junto com o pedido no domingo seguinte, dia 13 de junho, às 15h, no canal da artista. É o combo CD + refeição.  Em São Paulo, são quatro parcerias. Confira a lista no serviço.

CD- Play-list restrita no Youtube.

https://youtube.com/playlist?list=PLxHcRQBWIDPZrE4u7wW2GX5Ekxizu3Igk

Governo Federal, Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc apresentam:

PROJETO TIA SURICA DA PORTELA, 80 ANOS

Com lançamento do CD “Conforme eu sou”, live e show

As oito décadas de vida de Tia Surica, pastora e matriarca da Portela, tinham de ser comemoradas com um belo projeto. Os planos de comemorar o aniversário em novembro de 2020 tiveram de ser adiados por causa da pandemia, e tudo o que estava sendo planejado precisou ser readaptado aos novos tempos.

Foi assim que surgiu o projeto “Tia Surica da Portela, 80 anos”, viabilizado graças ao edital promovido pela Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, do Governo do Estado do Rio de Janeiro, por meio da Lei Aldir Blanc, sancionada pelo Governo Federal. Várias ações fazem parte dessa proposta.

O principal produto do projeto é o álbum comemorativo dos 80 anos de Tia Surica, que visa a reafirmar a memória do samba e a valorização da voz da mais antiga pastora em atuação. O CD “Conforme eu sou” é também uma homenagem ao saudoso compositor Manacéa, que levou Tia Surica para a Velha Guarda da Portela. São 12 composições de autoria dele, sendo apenas uma em parceria: “Volta, meu amor”, composta por Manacéa e a filha Áurea Maria.

No Dia das Mães, foi lançado o single “Conselho da mamãe” em plataformas de streaming. No dia seguinte, 10 de maio, Tia Surica fez um live de bate-papo no Instagram reunindo quatro amigos: o violonista Paulão 7 Cordas, responsável pela direção musical do projeto; o produtor e jornalista Marcos Salles; o cantor e compositor Marquinhos de Oswaldo Cruz; e o escritor João Baptista Vargens. Eles conversaram sobre o projeto e a relação de Tia Surica com Manacéa.

No dia 16 de maio, foi a vez de a música tomar conta. O canal de Tia Surica no YouTube disponibilizou um show gravado no Teatro Rival Refit, apresentando o repertório do CD “Conforme eu sou”. O espetáculo contou com participação especial da cantora Cristina Buarque e a direção musical de Paulão 7 Cordas.

O CD acaba de ficar pronto para ser lançado com direito a show com transmissão on-line pelo canal da Tia Surica no YouTube e parcerias gastronômicas no Rio e em São Paulo para fazer o CD chegar até os fãs. E como vai funcionar? Até o dia 10, você encomenda uma refeição de chefs e restaurantes parceiros e, pagando mais R$ 30, recebe o CD junto com o pedido no domingo seguinte, dia 13. É o combo CD + refeição. No Rio, são dois parceiros – o restaurante Casa do Porto e a chef Lenaide Mota, dependendo do local da entrega. Já em São Paulo, são quatro parcerias. Confira a lista no serviço.

A ideia é que o fã encomende a refeição até o dia 10 de junho e garanta seu CD, para saborear a comida curtindo a roda de samba que Tia Surica gravou na Portelinha e que vai ser transmitida a partir das 15h do dia 13 de junho pelo canal dela no YouTube. A proposta foi seguir a coerência com as origens de Tia Surica. Por isso, foi criada essa ação de fortalecimento das empreendedoras de gastronomia, que se reinventam na atual conjuntura pandêmica. Assim, estará realizada a experiência de saborear uma boa comida, ouvindo um bom samba e ajudando quem está lutando pela sobrevivência num momento tão preocupante.

Veja onde encomendar as refeições e comprar o CD “Conforme eu sou”:

No Rio de Janeiro:

CHEF LENAIDE MOTA 


A Chef Lenaide Mota, durante longos anos, vem resgatando memórias e sentimentos através da culinária nordestina e segredos de família que conquistaram uma grande clientela em todo Rio de Janeiro, com sua simpatia e seus maravilhosos pratos. Lenaide participa de feiras, rodas de samba e grandes eventos, mostrando que cultura e gastronomia sempre andaram lado a lado.
PRATO DO SAMBA: CARDÁPIO DE QUITUTES BAIANOS/ACARAJÉ
ÁREA DE ATENDIMENTO: Zona Sul, Barra da Tijuca, Recreio, Vargem Grande, Vargem Pequena, Madureira, Oswaldo Cruz, Marechal Hermes, Irajá, Cascadura, Sampaio, Quintino, Engenho de Dentro e toda a região de Jacarepaguá.
Facebook: @lenaide.mota
Instagram: cheflenaidemota
Reservas: pelo Ifood. Chef Lenaide Mota e Eventos ou direto no whatsapp: 970131575.

CASA PORTO
Quando a Casa Porto começou no Instagram, no dizer de seu criador Raphael tudo era mato, quase que literalmente. “E hoje o cafofo está com quarenta e cinco mil seguidores, conquistados um a um, na raça. E isso, pra mim, é uma responsabilidade danada. Não é só postar foto de bebida e comida”. A Casa Porto é um bar que insiste no Rio, e resiste como prova a foto da equipe.
PRATO DO SAMBA: FEIJOADA
ÁREA DE ATENDIMENTO: Da Gávea/Leblon até o Méier. Entrega grátis para o Centro, Região Portuária, Lapa, Bairro de Fátima, Glória, Catete, Flamengo e Estácio.
Reserva pelo zap 99815-1568

Em São Paulo:

CHEF ANA PAULA (SPARKY’S)//
A Sparky´s nasceu da alegria de servir aos amigos em noites de festas e celebrações. Assim, vem se dedicando há mais de 25 anos a organizar esses encontros – formais ou informais, corporativos ou sociais – com muita experiência e gosto pelo propósito com o qual foi fundada e sempre visando a uma alimentação saudável e balanceada, sem jamais desconsiderar o nosso perfil artesanal. Frequentadora de rodas de samba, Ana Paula abraça e celebra esse projeto.
CARDÁPIO PARA O SAMBA: MONTADINHO ÁRABE
ÁREA DE ATENDIMENTO: Centro, Jardins, Zona Oeste, Zona Norte.
PEDIDOS:
whatsapp: 11 97318-3469
email: anapaula@sparkys.com.br
SOBRE: insta, facebook etc.

CHEF THAIS //
Mulher negra, 45 anos, e com uma filha, Thais chama o que faz de “gastronomia cultural” e acredita que, assim, consegue contar a história dos preparos feitos pelas mulheres escravizadas no Brasil do passado, gerar renda e ainda apresentar os doces, como o brigadeiro de dendê, para um novo público.
No evento, a confeiteira Thais Alves, dona do Qumbe Doces Africanos (@qumbedocesafricanos), quer mudar esse cenário.
PRATO DO SAMBA: CARDÁPIO ESPECIAL PARA A OCASIÃO
ÁREA DE ATENDIMENTO: Mooca, Aclimação, Ipiranga, Vila Prudente, Sacomã, Ibirapuera, Saúde, Vila Mariana, Vila

Clementino e Moema.
PEDIDOS: Whatsapp  11 950526577

Sobre: Instagram:@qumbedocesafricanos*  (direct) 

CHEF DOMENICA//

Formada em Logística, Domenica sempre foi apaixonada por culinária, por isso se especializou por meio da ONG Gastromotiva. É fundadora da Casa Mariinha, que serve pratos que contém saberes geracionais de sua família e homenageia a comunidade negra. Com a crise pandêmica, precisou se reinventar. Para continuar seu trabalho, passou a oferecer experiências gastronômicas transformadoras.
PRATO DO SAMBA: FEIJOADA DA MARIINHA
PEDIDOS: (11) 986306879 ou (11) 26672077 – pelo Ifood terá um Kit Tia Surica

Quantidade para encomendas: Até 100 Feijoadas (porção individual)
ÁREA DE ATENDIMENTO: Zona Leste de São Paulo e Guarulhos

CHEF MÔNICA //

PRATO DO SAMBA: MACARRONADA COM FRANGO ASSADO
ÁREA DE ATENDIMENTO: Vila Andrade, Jardim São Luís, Jardim Monte Azul, Terminal João Dias, Parque Regina, Parque Arariba, Jardim Maracanã, Terminal Capelinha, Campo Limpo, Metrô Capão Redondo, Jardim Taboão, até o número 2000 da avenida Giovanni Gronchi.
PEDIDOS:
whatsapp: 11-951096831 e 11-992895947
email monicabaptista38@gmail.com

SOBRE: Instagram: bymonicalemosasmariascomidinha