ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1973 – O Carnaval e o Quartel

 

1973 – Este foi mais um ano de novidades em minha vida, chegou o momento da apresentação militar em 13 de janeiro, me apresentei para cumprir o meu período militar no 27º Batalhão de Infantaria Paraquedista. Como já era de meu conhecimento as chances de desfiles ou alguma coisa do gênero era completamente incerta, mas tive sorte, pois desta vez o carnaval era no mês de março, e eu não entrei em nenhuma escala de serviço, estava completamente livre para brincar o carnaval. Foi um carnaval muito diferente não estava nas arquibancadas, desta vez eu estava andando pelas avenidas. Tive há oportunidade de ver por completo os desfiles do Bafo da Onça, do Cacique de Ramos e dos Boêmios de Irajá. Pude também ver as diversas alegorias das Escolas de Samba em suas concentrações. Outra observação bem curiosa e que o Jardim América não possui nada ligada ao carnaval propriamente dito, mas os seus moradores são bem envolvidos com esta festa, grande a movimentação de foliões se deslocando para o centro da cidade. Nunca havia passado por esta experiência, mas confesso que gostei apesar das idas e vindas foi muito legal, pude observar a dinâmica do carnaval, prestar atenção na organização dos componentes de uma escola, mas principalmente reparar no belo sorriso em cada rosto todos estavam sempre com a expressão de felicidade em seus olhares.

Deixe de Falar no ano 1972

No último dia 25/12/2016 conversando com meu irmão Edson, foi mencionado mais um dos grandes momentos de nossa querida mãe e a relação dela com o carnaval. Não recordamos exatamente da época, mas lembramos de que o Jardim América teve o Grêmio Recreativo localizado na Praça Central,  atual Rua George Bizeti nas cores azul e branco˖ Nossa mãe se envolvia de forma tão completa que chegava a costurar algumas fantasias, nossos desfiles eram realizados nas principais ruas do bairro.

Aconteceu no Carnaval

1973 – As escolas assinam contrato com a gravadora Top Tape para gravar o disco dos sambas-enredo, que logo se transforma em fenômeno de vendas.

 Associação assina contrato com a TV Rio para comercialização de fitas com o desfile no exterior. O samba-enredo se torna um negócio rentável.

A bateria da Portela tem um colapso no desfile e perde completamente a cadência. Os portelenses consideram este como um dos maiores desastres da história da escola.

1973 – O enredo “Lendas do Abaeté” levou a Estação Primeira de Mangueira, novamente à vitória no desfile realizado no dia 04.

O desfile desse ano começou com grande atraso devido ao veto da Agremiação, a dois julgadores da lista oficial: Juvenal Portela e Braguinha (João de Barro).

Neste desfile o Mestre Sala Delegado desfilou em São Paulo, Élcio PV assumiu seu lugar.

Morre aos 73 anos de idade. Marcelino José Claudio, o Macu primeiro Mestre Sala e ex-presidente.

Desfile das Escolas de Samba

O carnaval de 1973 teve o seguinte resultado: Grupo 1 Candelária – 04/03.

Estação Primeira de Mangueira com enredo “Lendas do Abaeté” com 59,0 pontos Campeã, Império Serrano com enredo “Viagem encantada Pindorama Adentro” com 58,0 pontos Vice-Campeã, Acadêmicos do Salgueiro com enredo “Eneida, Amor e Fantasia” com 56 pontos em Terceiro, Portela com enredo “Pasárgada, o Amigo do Rei” com 53,0 pontos, Imperatriz Leopoldinense com enredo “ABC do Carnaval” com 51,0 pontos, Em Cima da Hora com enredo “O Saber Poético da Literatura de Cordel” com 50,0 pontos, Mocidade Independente de Padre Miguel com enredo “Rio Zé Pereira” com 45,0 pontos, Unidos de Vila Isabel com enredo “Zodíaco no Samba” com 42,0 pontos, Tupy de Brás de Pina com enredo “Assim dança o Brasil-Formação das Danças Brasileiras” com 41,0 pontos, Unidos do Jacarezinho com enredo “Ameno Resedá” com 37,0 pontos.

Foram rebaixadas para o Grupo 2 as escolas: Tupy de Brás de Pina e Unidos do Jacarezinho.

Grupo: 2 Avenida Presidente Antônio Carlos – 04/03.

Unidos de São Carlos com enredo “Trá, lá, lá um Hino ao Carnaval Brasileiro de Lamartine Babo” com 58,0 pontos Campeã, Beija-Flor de Nilópolis com enredo “Educação para o Desenvolvimento” com 56,0 pontos Vice-Campeã, Lins Imperial com enredo “Bahia de Jorge Amado” com 52,0 pontos, Império da Tijuca com enredo “Brasil, Explosão do Progresso” com 49,0 pontos, Paraiso do Tuiuti com enredo Os Imortais da Música Brasileira” com 48,0 pontos, Unidos de Lucas com enredo “Estórias que Ouvimos na Infância” com 48,0 pontos, São Clemente com enredo “ Momentos Inesquecíveis de Tapagipe” com 47,0 pontos, Unidos da Tijuca com enredo Bom dia, Café” com 44,0 pontos, União da Ilha do Governador com enredo “Y-Juca Pirama” com 43,0 pontos, Independentes de Cordovil com enredo “Festival do Cinema Brasileiro” com 42,0 pontos, Unidos da Ponte, Com enredo “Samba, Dança para os Orixás” com 39,0 pontos, Unidos de Jacarepaguá com enredo “As Sete Portas da Bahia de Carybé” com 38,0 pontos, Caprichosos de Pilares com enredo “ Aclamação e Coroação de D.Pedro I” com 36,0 pontos, Império do Marangá com enredo Os Imortais da Música-Aquarela do Brasil” com 34,0 pontos, Império de Campo Grande com enredo “Casa Grande e Senzala” com 32,0 pontos, Unidos de Padre Miguel com enredo “Cazuza” com 31,0 pontos.

Subiram para o Grupo 1 as Escolas: Unidos de São Carlos e Beija-Flor de Nilópolis.

Foram rebaixadas para o Grupo 3 na Praça XI as Escolas: Caprichosos de Pilares, Império do Marangá, Império de Campo Grande e Unidos de Padre Miguel.

Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

Link para o Yotube:

https://www.youtube.com/results?search_query=mundo+do+carnaval

Referencias:

wikipédia, apoteose.com, jequitibadosamba

Comments (2)

  1. Como bem diz o Sr. Paulo César, o carnaval é algo envolvente, um grande exemplo de integração.