ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1976 – A Virada

Este carnaval acredito que tenha sido um divisor em minha vida de folião tínhamos uma situação curiosa em minha família, éramos desfilantes dos três grandes blocos da época. Ali começa o carnaval já se via as diversidades das fantasias, obviamente sabíamos das grandes e irracionais brigas que ocorriam entre os blocos Cacique de Ramos, Bafo da Onça e Boêmios de Irajá. Tínhamos a seguinte distribuição: No Cacique de Ramos, meu irmão Carlos Passos e um grande amigo Toninho, no Bafo da Onça éramos meu irmão Edson, na ala Só Falta Você, o Marco e eu (Paulo), meu outro irmão Paulo Passos e o Zé Carlos. O pessoal da Ala do Xodó embora fosse de Vigário Geral, saiam do ponto final do ônibus 342 no Jardim América, quando algum engraçadinho de qualquer um dos blocos chegasse procurando algum tipo de confusão rapidamente se arrependia, pois não encontrava apoio para suas investidas muito pelo contrário, percebia que ali estava uma família e lógico se arrependeria de sua atitude, e assim seguíamos rumo ao centro da cidade para nossa plena diversão. Um fato bem curioso que não posso deixar de contar, pois todos achávamos simplesmente incrível. Meu irmão Ivan que era desfilante do bloco Boêmios de Irajá, nesta época ele mais parecia um ninja, víamos desfilar e pouco tempo depois ele sumia de nossas vistas, quando o achávamos novamente ele já tinha ido para casa e já havia partido para o seu trabalho na agencia Penha dos Correios e Telégrafos. Embora engraçado este fato deixa  bastante claro o alto censo de responsabilidade do Ivan.

1976 – A Beija-Flor com muito luxo inimaginável para as escolas de samba então, desfila com um enredo em homenagem ao jogo do bicho, “Sonhar com Rei dá Leão” e fatura o título. Era a primeira vez desde 1937 que a campeã do carnaval não era uma das quatro grandes, Portela, Mangueira, Império Serrano ou Salgueiro.

Aconteceu no Carnaval

1976 – A pequena Em Cima da Hora desfila “Os Sertões”, samba que está entre os mais citados como melhor de todos. Acabou em penúltimo lugar.

1976 – O Grupo 1 na Avenida Presidente Vargas (Mangue), teve apresentação de 14 Escolas de Samba quatro foram rebaixadas.

1976 – O Grupo 2 na Avenida Presidente Antonio Carlos teve apresentação de 20 Escolas de Samba oito foram rebaixadas.

Desfile das Escolas de Samba

O carnaval de 1976 teve o seguinte resultado: Grupo 1 (AESEG) –Av. Presidente Vargas (no Mangue) – 29/02

Beija-Flor de Nilópolis com enredo “Sonhar com Rei da Leão” com 122,0 pontos Campeã, Estação Primeira de Mangueira com enredo “No Reino da Mãe do Ouro” com 116 pontos Vice-campeã, Mocidade Independente de Padre Miguel com enredo “Mae Menininha do Gantois” com 116,0 pontos em Terceiro, Portela com enredo “O Homem do Pacoval” com 108,0 pontos, Acadêmicos do Salgueiros com enredo “Valongo” com 106,0 pontos, Unidos de Vila Isabel com enredo” Invenção de Orfeu” com 105,0 pontos, Império Serrano com enredo “A Lenda das Sereias, Rainha do Mar” com 105 pontos, Imperatriz Leopoldinense com enredo “Por Mares nunca dantes Navegados” com 93,0 pontos, União da Ilha do Governador com enredo “Poemas de Máscaras e Sonhos” com 93,0 pontos, Unidos de São Carlos com enredo “Arte Negra na Legendária Bahia” com 92,0 pontos, Lins Imperial com enredo “Folia de Reis” com 92,0 pontos, Unidos de Lucas com enredo “Mar Baiano em Noite de Gala” com 84,0 pontos, Em Cima da Hora com enredo “Os Sertões” com 77,0 pontos, Tupy de Brás de Pina com enredo ”Riquezas Áureas de Nossa Bandeira” com 65,0 pontos.

Foram rebaixadas para o Grupo 2 as escolas: Lins Imperial, Unidos de Lucas, Em Cima da Hora, Tupy de Brás de Pina.

Grupo: 2 (AESEG) Avenida Presidente Antonio Carlos – 29/02

Imperio da Tijuca com enredo “Guerreiro das Alagoas” com 98,0 pontos Campeã, Unidos do Cabuçu com enredo “Reisado da Terra das Alagoas” com 97,0 pontos Vice-Campeã, União de Jacarepaguá com enredo “Acalanto para Uiara” com 96,0 pontos, Unidos da Tijuca com enredo “No Mundo Encantado dos Deuses Afro-brasileiro” com 92,0 pontos, Arranco com enredo “Piaburu, o Caminho da Montanha do Sol” com 92,0 pontos, Império do Marangá com enredo “Glorias do Teatro Municipal” com 90,0 pontos, Unidos do Jacarezinho com enredo Canudos, suas Historias, sua Gente” com 90,0 pontos, Paraiso do Tuiuti com enredo “Cobra Norato” com 82,0 pontos, Unidos de Nilópolis com enredo “Maranhão em Tempo de Bumba-meu Boi” com 82,0 pontos, São Clemente com enredo ”Recife, Nosso Amor Distante” com 82,0 pontos, Independentes de Cordovil com enredo “Recordar e Viver, o Passado manda Lembrança” com 80,0 pontos, Folioes de Botafogo com enredo “Festa do Bonfim” com 79,0 pontos, Caprichosos de Pilares com enredo “Sonho de Pierrot” com 79,0 pontos, Independente do Zumbi com enredo “Símbolos e Cenários do Carnaval Carioca” com 79,0 pontos, Acadêmicos do Engenho da Rainha com enredo “Mar em Tempo de Carnaval” com 79,0 pontos, Unidos de Bangu com enredo ˵Festa e Tradições de Nossa Gente” com 79,0 pontos, Acadêmicos de Santa Cruz com enredo “Brasília, Sonho Imperial, Realidade Nacional” com 79,0 pontos, Unidos de Padre Miguel com enredo “Amazonense” com 70,0 pontos, Unidos da Ponte com enredo” O Negro em três Tempos” com 63,0 pontos, Unidos da Vila Santa Tereza com enredo “Ídolos do Rádio Brasileiro” com 58,0 pontos.

Subiram para o Grupo 1 as Escolas: Império da Tijuca e Unidos do Cabuçu

Foram rebaixadas para o Grupo 3 na Praça XI as Escolas: Caprichosos de Pilares, Independentes do Zumbi, Acadêmicos do Engenho da Rainha, Unidos de Bangu, Acadêmicos de Santa Cruz, Unidos de Padre Miguel, Unidos da Ponte, Unidos da Vila Santa Tereza.

Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

Link para o Yotube:

https://www.youtube.com/results?search_query=mundo+do+carnaval

Referencias:

wikipédia, extraglobo, jequitibadosamba, qualdelas, ingressocarnaval, apoteose.com.