ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1981 – A Largada da Família

1981 – Neste Carnaval temos uma nova integrante em nossa família, meu irmão Ivan e a minha cunhada Sandra que acabaram de se casar aumentando o nosso bloco.

É parece que estamos subindo de grupo, pois mais dois integrantes da família acabaram de chegar, meu filho Alexander e meu sobrinho Marcio, filho de minha irmã Ivone que chegaram para aumentar o número de componentes desta bela família.

 Não falei em 1973 – Com a colaboração de meus irmãos Edson e Marco, novos dados foram lembrados, o bloco que realizava seus ensaios na Praça Central atual Rua George Bizet, na verdade possuía as cores vermelho e branco e tinha o nome de Mocidade Unida do Jardim América – MUJA. Sua primeira apresentação pelas ruas do bairro, ainda sem iluminação obrigou nossos pais a levarem velas para clarear nossa caminhada até a sede do clube Sociedade Amiga do Jardim América – SAJA, na Rua Padre Boss que estava sendo inaugurado.

Definitivamente entramos neste mundo maravilho do samba meu irmão Edson saiu na frente e começa suas negociações para fazer parte do Unidos de Lucas.

 1981 – “O Teu Cabelo Não Nega” com esse enredo inesquecível, o refrão “Só dá Lalá” caiu na graça do povo sendo arrebatado com alegorias de luxo e originalidade. Apesar do campeonato em 1980 empatado com as escolas Beija Flor e Portela, o ano de 1981 foi de suma importância para a Imperatriz, onde a escola passou a ser vista como uma grande agremiação. Lamartine Babo era apaixonado por futebol e carnaval, sendo responsável pela criação de hinos alternativos de clubes de futebol, o que contribuiu para o desfile, onde algumas torcidas organizadas desfilaram na ala “Lalá do futebol”. Nesse ano a Imperatriz entrou no “trem da alegria” para ser feliz.

 1981 – Joãosinho Trinta escolheu o enredo Carnaval do Brasil, a Oitava das Sete Maravilhas do Mundo. Além de ser uma homenagem ao carnaval brasileiro, lembrou todas às sete maravilhas do mundo antigo, alistadas pelo escritor grego Antípatro de Sídon. Mas João havia cometido um erro feio. O desfile fez alusões às seguintes maravilhas: Jardins Suspensos da Babilônia, Colosso de Rodes, Templo de Diana, Farol de Alexandria, Estátua de Zeus, Pirâmides do Egito e Muralha da China. Só que a Muralha da China não é uma das sete maravilhas do mundo, mas sim o Mausoléu de Halicarnasso! Apesar do erro gravíssimo, uma coisa era certa: foi um desfile digno de entrar para a lista das sete maravilhas. João Trinta apresentou fantasias riquíssimas e carros gigantescos, de forte comunicação com o público. As sete maravilhas foram lembradas com um acabamento solene, planejado nos mínimos detalhes. Todos componentes cantaram o samba com empolgação, mostrando a garra de sempre.

 1981 – A Águia da Portela entrou na avenida às 04:00 horas da manhã. O próprio David puxava o tão esperado samba, o público cantando com empolgação vibrava ao som da bateria e os primeiros minutos pareciam confirmar a expectativa de um grande desfile. A comissão de frente que ganhou o cobiçado Estandarte de Ouro representava os príncipes submarinos, abrindo caminho para a passagem do mar azul e branco. Várias nuances de azul são apresentadas, e detalhes mínimos diferenciaram as fantasias. O acetato usado nos chapéus ajudou a dar a impressão de que a avenida se transformara numa grande onda.

 Aconteceu no Carnaval

1981 – No bicampeonato da Imperatriz que se incorporou ao grupo das grandes, a surpresa foi à colocação do Império Serrano e da Vila Isabel, nas últimas duas posições. Mas a confusão na pista havia sido tão grande que as escolas resolveram não rebaixar ninguém.

1981 – A RIOTUR S.A. institui o concurso Zé Pereira, como estímulo ao Carnaval de rua, uma criação de Osmar Frazão.

1981 – Torna-se obrigatória a presença de uma ala de crianças nos desfiles das Escolas de Samba.

1981 – Morreram neste ano:

Mestre André o lendário mestre de bateria da Mocidade Independente de Padre Miguel o inventor da paradinha; Cartola grande baluarte da Estação Primeira de Mangueira; Juvenal Lopes ex-Presidente da Estação Primeira de Mangueira, Jorginho Pessanha compositor do Império Serrano.

 1981 – Roberto Ribeiro deixou de puxar os sambas enredo no Império Serrano.

 Desfile das Escolas de Samba

O carnaval de 1981 teve o seguinte resultado: Grupo 1A (AESCRJ) Avenida Marques de Sapucaí – 01/03 

Imperatriz Leopoldinense com enredo “O Teu Cabelo não Nega” com 167,0 pontos Campeã, Beija-Flor de Nilópolis com enredo “Carnaval do Brasil, a Oitava das Sete Maravilhas do Mundo” com 161,0 pontos Vice Campeã, Portela com enredo “Das Maravilhas do Mar, fez-se o Esplendor de uma Noite” com 158,0 pontos em Terceiro, Mangueira com enredo “De Nonô a JK” com 147,0 pontos, Acadêmicos do Salgueiro com enredo “Rio de Janeiro” com 14,0 pontos, Mocidade Independente de Padre Miguel com enredo “Abram alas para a Folia, ai Vem a Mocidade” com 139,0 pontos, União da Ilha do Governador com enredo “1910, Burro na Cabeça” com 138,0 pontos, Unidos da Tijuca com enredo “Macobeta –” O que da Pra Rir, da Pra Chorar” com 131,0 pontos, Unidos de Vila Isabel com enredo “Dos Jardins do Éden à Era de Aquárius” com 130,0 pontos, Império Serrano com enredo “Na Terra do Pau-Brasil, nem Tudo Caminha Viu” com 127,0 pontos.

 Foi rebaixada para o Grupo 1B as escolas: Não houve rebaixamento

 Grupo: 1B (AESCRJ) Avenida Marques de Sapucaí – 02/03

 Unidos de São Carlos com enredo “Quem diria, da Monarquia à Boemia ao Esplendor da Praça Tiradentes” com 171,0 pontos Campeã, Império da Tijuca com enredo “Cataratas do Iguaçu” com 171,0 pontos Campeã, Unidos de Lucas com enredo “O Imperador de Parada de Lucas” com 167,0 pontos, Lins Imperial com enredo “Meu Padim Pade Ciço” com 166,0 pontos, Unidos do Cabuçu com enredo “De Daomé a São Luis, a Pureza Mina Jêje” com 164,0 pontos, Acadêmicos de Santa Cruz com enredo “Amazonas, Verde que te Quero Verde” com 154,0 pontos, Unidos de Bangu com enredo “É Hoje a História do Carnaval” com 152,0 pontos, Arranco do Engenho de Dentro com enredo “Ou Isto ou Aquilo” com 149,0 pontos, Arrastão de Cascadura com enredo “Rudá o Deus do Amor” com 148,0 pontos, Império do Marangá com enredo “Dos Balões aos Aviões” com 142,0 pontos, União de Jacarepaguá com enredo “Mauricéia em Noite de Festa” com 141,0 pontos, Caprichosos de Pilares com enredo ”Amor, Sublime Amor” com 139,0 pontos.

Sobe para o Grupo 1A a Escolas: Unidos de São Carlos e Império da Tijuca

Foram rebaixadas para o Grupo 2A na Avenida Marques de Sapucaí as Escolas: Não houve rebaixamento

 Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

 Link para o Yotube:

https://www.youtube.com/results?search_query=mundo+do+carnaval

 Referencias: Wikipédia, portelaweb, www1folhauol, imgrum. net, liesa