ÚLTIMAS NOTÍCIAS

2009 – A Nova Liga e a Despedida de um Campeão!

2009 – Neste ano eu e meu irmão Edson mantivemos a tradição da família na avenida, o Edson iria para o seu sexto ano como Diretor de Gravação da Associação das Escolas de Sambas do Rio de Janeiro e seu primeiro ano como Diretor de Carnaval da Leão de Iguaçu, eu estava na Unidos de Viradouro e na Vizinha Faladeira junto com meu “irmão” Ronaldo Izidoro como diretor de bateria. Por uma questão de horário, Infelizmente não foi possível o comparecimento na apresentação da Vizinha Faladeira que desfilou na Avenida Intendente Magalhães.

A polêmica gerada com a criação da Liga das Escolas de Samba do Grupo de Acesso – (LESGA), fundada em 15 de julho de 2008 após dissidência das escolas União da Ilha do Governador, Renascer de Jacarepaguá, Inocentes de Belford Roxo, Acadêmicos da Rocinha, São Clemente, Estácio de Sá, Acadêmicos de Santa Cruz, Paraiso do Tuiutí, Império da Tijuca e Caprichosos de Pilares sendo seu primeiro presidente Reginaldo Gomes da Inocentes de Belford Roxo.

Parece não ter encontrado a solução ideal para os problemas do antigo grupo de acesso, gerenciado pela Associação de Escolas de Samba da Cidade do Rio de Janeiro (AESCRJ), Reginaldo Gomes encontrou bastantes dificuldades em sua gestão. Já que Caprichosos de Pilares e Inocentes de Belford Roxo ocuparam a nona e decima colocação respectivamente e deveriam ser rebaixadas. Entre outras dificuldades havia o impasse de quantas escolas do Grupo B desfilariam no Grupo A, já que Unidos de Padre Miguel e Acadêmicos do Cubango conquistaram o campeonato com nota máxima (240 pontos).

Reginaldo Gomes informou que a LESGA seguia o mesmo critério do regulamento da LIESA, e que teria que haver um critério de desempate no julgamento para que houvesse uma única escola campeã. Aguardando que a AESCRJ informasse quem seria a campeã e a vice-campeã, definindo desta forma quem desfilaria no Grupo de Acesso no ano de 2010. Acrescentando que somente através de uma medida Judicial a Unidos de Padre Miguel e a Acadêmicos do Cubango desfilariam no sábado do próximo carnaval.

Com o enredo “Viajar é preciso: Viagens extraordinárias Através de Mundo conhecidos e Desconhecidos” do carnavalesco Jack Vasconcellos, a União da Ilha do Governador apresentou um grande desfile lembrado à velha ilha que todos conhecemos um desfile alegre que surpreendesse as expectativas e sagrou-se a primeira campeã do novo grupo de Acesso A do Rio de Janeiro.

Falando agora do grupo especial, mestre Ciça diretor de bateria da Unidos do Viradouro, após dez anos realiza seu último desfile na escola. Durante este tempo Ciça foi o responsável por grandes momentos dos nossos carnavais: em 2001, 2003 e 2007 com destaque para este último ano, quando a bateria desfilou em cima de um carro alegórico. Destaque para o ano de 2009, sendo a única bateria a tirar nota máxima. Neste ano a Unidos do Viradouro desfilou com o enredo “Vira-Bahia, pura Energiado carnavalesco Milton Cunha.

Acadêmicos do Salgueiro

Com o enredo “Tambores” do carnavalesco Renato Lage, apresentou na avenida toda soberania africana, entre divindades, sacerdotes e rainhas, evocadas pelo som do batuque. O desfile apresentou um toque afro a partir da segunda alegoria, que indicava onde o instrumento assumia sua religiosidade.

As raízes do Acadêmicos do Salgueiro, baianas e velha-guarda se apresentaram no setor africano, representando sociedades tribais do continente que davam vida ao som da batucada. Os orixás cultuados no Brasil, também ganharam uma alegoria em que a cor branca predominou.

Mestre Marcão diretor de bateria junto com seus ritmistas, rederam uma justa homenagem ao mestre Louro, morto em março de 2008. “Tenho 44 anos na comunidade do Salgueiro e 23 na bateria. Foi o mestre Louro quem me deu esta oportunidade”,

Beija-Flor de Nilópolis

Com o enredo “No Chuveiro da Alegria, quem banha o Corpo lava a Alma na Folia” com uma moderação entre a irreverência e seriedade, a Beija-Flor fez mais uma bela e competente apresentação, contando a historia do banho.

A comissão de frente representou o deus crocodilo, seus componentes estavam todos fantasiados de dourado com um tripé simbolizando uma pirâmide, que se abria e formava uma praia. Já o abre-alas com cinquenta e um metro de comprimentos e extremamente luxuoso, tinha cinco mil litro d’ água e uma escultura dourada de Cleópatra tomando banho. O segundo carro alegórico mostrava o prazer do banho e da luxúria, com o requinte de dez mil pedras azuis e dez mil uvas, além de trinta quilos de sisal nas barbas das esculturas.

Aconteceu no Carnaval

2009 – Antes de a Beija-Flor de Nilópolis entrar na avenida, um momento de grande emoção. Depois de descobrir um câncer no intestino e se tratar durante toda a fase pré-carnavalesca, o grande intérprete Neguinho coroou o sucesso do tratamento até aquele momento com um novo casamento na própria Sapucaí.

2009 – Mesmo sem saber se cantaria na avenida, Neguinho da Beija-Flor gravou o samba-enredo da Beija-Flor no CD e agradeceu aos fãs no começo da faixa: “Agradeço a Deus e a todos que rezaram e continuam orando pela minha recuperação”. Na Sapucaí, Neguinho voltou a dizer a frase antes de cantar no desfile.

2009 – Depois do casamento e do esforço para cantar na avenida, Neguinho da Beija-Flor foi proibido pelos médicos de participar do Desfile das Campeãs. O grande cantor estava com a imunidade baixa e faria uma nova sessão de quimioterapia na segunda-feira seguinte. Neguinho ficou curado e continuou defendendo a agremiação nilopolitana nos anos posteriores.

2009 – Mesmo com uma boa apresentação, o Império Serrano é novamente rebaixado para o grupo de Acesso.

2009 – Há 16 anos a escola vencia o Carnaval carioca desde 1993, o Acadêmicos do Salgueiro ganhou o campeonato com o samba-enredo “Peguei um Ita no Norte”. Com o título, a agremiação soma nove vitórias no Grupo Especial do Carnaval carioca.

2009 – Seis pessoas que assistiam ao desfile da Mangueira nas frisas próximas ao setor nove ficaram feridas quando uma câmera panorâmica da TV Globo caiu após o rompimento de cabos. Ninguém foi acertado pela câmera, mas pedaços dos cabos que se romperam atingiram os espectadores, que sofreram apenas escoriações. Ainda durante a passagem da Mangueira, o narrador Cleber Machado informou o ocorrido e a emissora se desculpou em nota no Jornal Hoje.

2009 – A Lesga assumiu a transmissão do desfile do Grupo de Acesso e contratou o grande Paulo Stein para comandar a transmissão, alugando o espaço na CNT. O Carnaval do Povão ainda teve a exibição de todos os esquentas das escolas sem cortes. Mas o retorno do experiente narrador acabou sendo curto, já que foi a última vez em que a emissora transmitiu os desfiles do Acesso. Outra curiosidade é que a equipe foi colocada em um caminhão atrás do hoje Setor 10, ou seja, o desfile foi transmitido em uma espécie de “off tube”.

2009 – A divulgação do enredo da Viradouro demorou muito. Houve especulações de que a escola reeditaria o enredo “Bahia, de todos os Deuses” (Salgueiro-1969), mas quando, enfim, o tema foi anunciado “Vira-Bahia, pura Energia”

O carnaval de 2009 teve o seguinte resultado: Grupo Especial (LIESA) Passarela do Samba – 22 e 23/02

Acadêmicos do Salgueiro com enredo “Tambor” com 399,0 pontos Campeã, Beija-Flor de Nilópolis com enredo “No Chuveiro da Alegria, Quem Banha o Corpo lava a Alma na Folia” com 398,0 pontos Vice-Campeã, Portela com enredo “E por falar em Amor, Onde anda Você?” em Terceiro, Unidos do Vila Isabel com enredo “Neste Palco da Folia, é minha Vila quem Anuncia: Theatro Municipal – A Centenária Maravilha” com 397,6 pontos, Acadêmicos do Grande Rio com enredo “Voilá, Caxias! Para sempre Liberte, egalité, fraternité. Merci beaucoup, Brésil Não tem de quê” com 396,9 pontos, Estação Primeira de Mangueira com enredo “A Mangueira traz os Brasis do Brasil mostrando a Formação do povo Brasileiro” com 396,8 pontos, Imperatriz Leopoldinense com enredo “Imperatriz… só Quer mostrar que Faz Samba Também” com 396,4 pontos, Unidos do Viradouro com enredo “Vira-Bahia, pura Energia” com 395,1 pontos, Unidos da Tijuca com enredo “Tijuca 2009: uma Odisseia sobre o Espaço” com 393,1 pontos, Unidos do Porto da Pedra com enredo “Não me proíbam Criar. Pois preciso Curiar! Sou o país do Futuro e Tenho muito a Inventar!” com 392,4 pontos, Mocidade Independente de Padre Miguel com enredo “Mocidade Apresenta: Clube Literário Machado de Assis e Guimarães Rosa, estrelas em Poesia” com 391,5 pontos, Império Serrano com enredo “A Lenda das Sereias e os Mistérios do Mar” com 390,7 pontos.

Foram rebaixadas para o Grupo de Acesso A (AESCRJ) a Escolas: Império Serrano

Grupo: de Acesso (LESGA) Passarela do Samba – 21/02

União da Ilha do Governador com enredo “Viajar é Preciso – Viagens Extraordinárias Através de Mundos Conhecidos e Desconhecidos” com 240,0 pontos Campeã, Renascer de Jacarepaguá com enredo “Como vai, Vai bem? Veio a pé ou de Trem” com 238,8 pontos Vice-Campeã, Acadêmicos da Rocinha com enredo “Tem Francesinha no meu Salão… O Rio no Meu Coração” com 238,7 pontos,  São Clemente com enredo O Beijo Moleque da São Clemente com 238,5 pontos, Estácio de Sá com enredo “Que Chita Bacana” com 238,1 pontos, Acadêmicos de Santa Cruz com enredo “S.O.S Planeta Terra – Santuário da Vida” com 237,8 pontos, Paraíso do Tuiuti com enredo “O Cassino da Urca” com 236,8 pontos, Império da Tijuca com enredo “O Mundo de Barro de Mestre Vitalino” com 236,3 pontos, Inocentes de Belford Roxo com enredo “Do Rio Grande do Sul ao Rio de Janeiro a Inocentes canta: Brizola, a Voz do Povo Brasileiro” com 235,9 pontos, Caprichosos de Pilares com enredo “No Transporte da Alegria… Me leva Caprichosos a caminho da Folia” com 235,3 pontos.

Sobem para o Grupo Especial as Escolas: União da Ilha do Governador

Foram rebaixadas para o Grupo 1 (AESCRJ): Não houve rebaixamento

Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

Link para o Facebook:

https://www.facebook.com/mundocarnaval/

Referencias: wikipédia, g1globo, ourodetolo,

Comments (4)

  1. Excelente veículo de informação!!!

  2. Amigo muito obrigado por passar essas informações, que maravilha, e muito informativo Parabéns!!! Valeu amigo.