ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Aconteceu no Carnaval de 1959

Paradinha da Mocidade

Em 1959 num destes maravilhosos momentos estávamos todos na Avenida Rio Branco acompanhando o desfile de uma escola de samba de repente toda a bateria parou de bater, instantes depois voltou de forma ainda mais emocionante. Tempos depois fui saber que naquele dia tinha acontecido à famosa paradinha da Mocidade Independente de Padre Miguel com o seu comandante mestre André embora criança aquele foi um momento magico para mim.

Desfile atrasado

“Em 1959, o desfile das Escolas de Samba estava atrasado em mais de 4 h, porque a Unidos de Bangu não queria entrar devido a um defeito em um de seus carros alegóricos. A segunda Escola a desfilar, a Aprendizes de Lucas se recusou a substitui-la. Para resolver o impasse Nelson de Andrade, então presidente do Salgueiro, em homenagem ao povo, resolveu abrir o desfile. Nesse mesmo ano o Salgueiro foi a Cuba e desfilou na inauguração de Brasília.”.

Escola não usa cordas

“Em 1959, pela primeira vez contrariando uma norma do regulamento do desfile, o Salgueiro não usou as tradicionais cordas. Dai em diante, caiu à obrigatoriedade das cordas envolvendo toda a Escola de Samba.”.

Desfile das Escolas de Samba Supercampeonato

Na Avenida Rio Branco no dia 08/02 ocorreu o desfile, nele estiveram às escolas: Portela, Acadêmico do Salgueiro, Império Serrano, Estação Primeira de Mangueira, Mocidade Independente de Padre Miguel, Unidos da Capela, Aprendizes de Lucas, Unidos de Bangu, Beija Flor de Nilópolis, Caprichosos de Pilares, Cartolinha de Caxias, União de Jacarepaguá, União do Centenário, Tupy de Brás de Pina, Unidos do Cabuçu, Paraíso do Tuiuti, Unidos da Tijuca, Unidos do Salgueiro. A Portela com o enredo “Panteon de Glórias” foi à campeã com 102,5 pontos, a segunda colocação com 101,0 pontos ficou com o Acadêmico do Salgueiro, com “Viagem pitoresca através do Brasil – Debret” o Império Serrano que apresentou o enredo “Brasil Holandês, homenagem a João Mauricio de Nassau” com 96,5 pontos ficou em terceiro lugar.

Neste desfile, foram rebaixadas as seguintes escolas: Caprichosos de Pilares, Cartolinha de Caxias, União do Centenário, Tupy de Brás de Pina, Unidos do Cabuçu, Paraiso do Tuiuti, Unidos da Tijuca e Unidos do Salgueiro.

Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

.

Comments (8)

  1. Maravilhoso. e instrutivo.. Parabéns !

  2. Excelenteeee tiooo.. Rsrsrs mas tupy de Brás de pina é sacanagem!

  3. Muito show esse blog!! Sucesso, primo!!

  4. Gostei muito, pois é bem explicado e podemos ver as mudanças ao longo dos anos no mundo do samba. Parabéns! !!

  5. Muito bom, pra quem é apaixonado por Carnaval é leitura obrigatória.