ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Os Maravilhosos Anos 60

Os anos 60

Foram igualmente maravilhosos na época do carnaval, o entusiasmo e a alegria de meus pais com esta festa era algo extremamente fantástico, havia os banhos de mar a fantasias e lá estávamos nós participando daqueles momentos de muitas batucadas e alegrias, tinha também o colorido do papel crepom e a bagunça a beira mar. Neste período muitas coisas aconteceram com o mundo magico do carnaval.

Neste período ocorre à demolição da Praça Onze, este processo provoca o crescimento de forma definitiva dos desfiles das Escolas de Samba. Os desfiles começaram a dar um retorno financeiro e a render status para muita gente. Neste período tem inicio a organização das grandes torcidas das escolas, este movimento algumas vezes influenciavam no resultado final do campeonato.

A elite carioca assim como o meio artístico começou a frequentar os desfiles, esta miscigenação da sociedade era tão grande que Regina Helena Esberard, também conhecida como a Estrangeira, uma jovem branca de olhos verdes, moradora de Ipanema e de uma tradicional família carioca tornou-se a primeira passista da Estação Primeira de Mangueira, nascendo a Gigi da Mangueira.

Desfile das Escolas de Samba

O Carnaval do Ano de 1960, teve como resultado para o desfile do Supercampeonato na Avenida Rio Branco as seguintes Escolas: Portela com o enredo “Rio, capital eterna do samba ou Rio, cidade eterna” com 100,0 pontos Campeã. A Estação Primeira de Mangueira com o enredo “Carnaval de Todos os Tempos ou Glória ao Samba” com 98,0 pontos como Campeã. Acadêmico do Salgueiro com o enredo “Quilombo dos Palmares” com 95,0 pontos como Campeã. Unidos da Capela com o enredo “Produtos e Costumes de Nossa Terra” com 80,0 pontos como Campeã.  Império Serrano com o enredo “Medalhas e brasões” com 78,0 pontos como Campeã. Aprendizes de Lucas com o enredo “José Bonifácio, Patriarca da Independência” com 71,0 pontos como Vice-Campeã, tivemos ainda Mocidade Independente de Padre Miguel, União de Jacarepaguá, Unidos de padre Miguel, Beija Flor de Nilópolis, Aprendizes da Boca do Mato e Unidos de Bangu.

Foram rebaixadas as Escolas: Unidos de Padre Miguel, Beija Flor de Nilópolis, aprendizes da Boca do Mato e Unidos de Bangu.

Nesta mesma data 28/02 na Av. Presidente Vargas o Campeonato Câmara do DF com as Escolas:

Caprichosos de Pilares com o enredo “Invasão holandesa na Bahia” com 94,5 pontos como Campeã. Acadêmico de Bento Ribeiro com 87,0 pontos como Vice-Campeã, e ainda: Império do Maringá, Unidos do Cabuçu, Tupy de Brás de Pina, Império da Tijuca, Filhos do Deserto, Unidos da Tijuca, Cartolinhas de Caxias, Flor do Lins, Paraiso do Tuiuti, Unidos da Vila São Luis, Unidos de Nilópolis, União da Piedade, Unidos do Jacaré, Unidos do Morro Azul, Unidos da Ponte, Unidos do Salgueiro e Unidos de São Carlos.

Foram rebaixadas as Escolas: Unidos de Nilópolis, União da Piedade, Unidos do Jacaré, Unidos do Morro Azul e Unidos da Ponte e Unidos de São Carlos que foi rebaixada automaticamente por não desfilar.

Aconteceu no Carnaval

Carnaval de 1960: ″Os favoritos para vencer o desfile eram Portela e Salgueiro. Na apuração deu Portela em primeiro, Mangueira em segundo e Salgueiro em terceiro. Naquele ano foi introduzido o quesito cronometragem para as escolas que ultrapassassem o tempo. As duas primeiras foram penalizadas com perda de 15 pontos. O título ficaria com o Salgueiro. Os dirigentes de outras escolas se revoltaram com a mudança do resultado. O tumulto foi aumentado com a ação da polícia que partiu para cima dos sambistas batendo com cassetetes. No dia seguinte houve uma reunião para decidir o impasse. Ficou decidido que as cinco primeiras colocadas (Portela, Mangueira, Salgueiro, Império e Unidos da Capela) seriam declaradas campeãs. No domingo seguinte foi realizado em Madureira, bairro da Portela, um desfile com todas as campeãs. Mal sabiam elas que estavam participando da comemoração pelo tetracampeonato dos portelenses”.

Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

Comments (11)

  1. É sempre bom, conhecermos a História do nosso carnaval.Valeu pelo conhecimento e que venham outros mais!!!! Parabéns pela iniciativa.

  2. Feliz em compartilhar tais memórias…
    Os registros nos permitem fixar informações e expandir conhecimentos.
    Parabéns.

  3. Parabéns ao organizador do blog. A memória do carnaval é o resgate de uma de nossas maiores tradições.

  4. Parabéns pelo blog ! Eu como a nova geração do samba sempre fico entusiasmado de ver a história do samba !

  5. É muito aprendermos sobre a cultura do carnaval brasileiro!! Parabéns para o blogueiro!!!

  6. Arrasou tiooo… Muito conhecimento sobre o Carnaval, quem sabe sabe né!? Rsrsrsrs’ Parabéns!

  7. Grande iniciativa. Aliás o Sambista SEMPRE tem iniciativa. Parabéns.

    • Ricardo, muito bom saber que estou no caminho certo, o objetivo e contar a respeito deste mundo maravilhoso que todos nos amamos. Obrigado por seu comentário