Escolas do Grupo Especial aprovam calendário de gravações para a TV Globo

Spread the love

Por precauções sanitárias, não será permitida a presença de público na Cidade do Samba

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Reunidos em plenária na noite desta terça-feira, 14/9, na sede da LIESA, os presidentes e representantes das 12 Escolas de Samba do Grupo Especial aprovaram o calendário de gravações e apresentações das finalíssimas dos concursos de sambas-enredos para o Carnaval de 2022.

-Para evitar o risco de contaminação, com a aglomeração de grande número de pessoas nas quadras, a LIESA e a TV Globo buscaram uma solução inédita: mostrar as finalíssimas numa série de cinco programas semanais que irão ao ar entre 16 de outubro e 13 de novembro – neste último, os 12 sambas vencedores serão apresentados para todo o Brasil, simultaneamente.

No calendário aprovado pelas Escolas, as gravações acontecerão na Cidade do Samba, já com a troca da cobertura da tenda principal e camarins reformados, nos dias 28, 29 e 30 de setembro, e 1o de outubro. Em cada uma dessas datas serão gravadas as disputas de três Escolas. No cronograma que será devolvido à direção da emissora, as Escolas se comprometem a levar apenas os sambistas (cantores, ritmistas e outros) designados para as gravações, dentro dos limites estabelecidos. Não será permitida a presença de público. Haverá uma equipe sanitária verificando, rigorosamente, os protocolos estabelecidos pelas autoridades municipais, promovendo, inclusive, o teste de Covid-19 em pessoas da produção presentes no local.

Detalhes das gravações foram fornecidos pelo Diretor de Marketing, Gabriel David, e Comercial, Helio Motta, vice-presidente da Entidade, que representam a LIESA nos entendimentos com a TV Globo.

O calendário aprovado pelas Escolas apresenta as seguintes datas:

PROGRAMAS ESCOLAS GRAVAÇÃO               EXIBIÇÃO
1 Mangueira, São Clemente e Mocidade        28/9 16/10
2 Imperatriz, Vila Isabel e Salgueiro        29/9 23/10
3 Unidos da Tijuca, Portela e Grande Rio        30/9 30/10
4 Paraíso do Tuiuti, Beija-Flor e Viradouro       01/10 06/11
5 Apresentação dos 12 sambas-enredos vencedores       13/11 13/11

Mais uma pauta positiva para as Escolas

Ao abrir a reunião, o presidente da LIESA, Jorge Perlingeiro, informou que a TV Globo estará fazendo, nos próximos dias, o depósito da primeira parcela relativa aos direitos de transmissão do Carnaval de 2022, o que dará mais ênfase para as Agremiações acelerarem os trabalhos nos barracões. Adiantou também que a Prefeitura do Rio está ultimando um calendário de repasses às Escolas. O primeiro deles, segundo informação de diretores da Riotur, também não tardará a acontecer.

Perlingeiro destacou ainda que a LIESA será bastante rigorosa com as suas filiadas nos desfiles do Sábado das Campeãs, programado para a noite de 05 de março, quando as seis primeiras colocadas retornarão à Passarela. As Agremiações que não trouxerem a mesma quantidade de componentes fantasiados e alegorias apresentados no desfile oficial sofrerão multas nas suas cotas de premiação.

Deu outra grande notícia: “A TV Globo já sinalizou que usará um canal do sistema, provavelmente o MultiShow, para transmitir o Sábado das Campeãs. O espetáculo também será disponibilizado para os assinantes Globoplay” – informou.

Regulamento aprovado

Os representantes das Escolas também aprovaram, por unanimidade, o Regulamento do Desfile de 2022, que será semelhante ao de 2020. A única diferença foi a extinção da punição de 0,1 (um décimo) para as Escolas que não exibirem a comissão de frente diante do Setor 3. “Foi um pedido do plenário, já que a aquela apresentação tirava o impacto e a surpresa programados para o primeiro módulo de julgamento, situado um pouco mais à frente” – explicou.

Para encerrar o encontro, o presidente confirmou que a LIESA está programando um evento para o final de outubro, na Cidade do Samba, retomando, oficialmente, as atividades do complexo de produção e entretenimento para o Carnaval de 2022.

As lonas da grande praça e dos camarins, instaladas há 16 anos, já foram trocadas. Falta apenas acertar detalhes com fornecedores para que todos os barracões ganhem nova pintura. “A Cidade do Samba voltará, em pouco tempo, a ocupar um lugar de destaque no roteiro turístico da Zona Portuária, somando-se à visitação dos Museus do Amanhã e de Arte, do Corredor Olímpico, da roda-gigante Rio Star e do AquaRio. E para voltar receber os visitantes à altura, estamos estudando a criação de um polo gastronômico”- concluiu Perlingeiro.

(Texto: Cláudio Vieira – Fotos: Henrique Matos/ LIESA


Spread the love