ÚLTIMAS NOTÍCIAS

As Comunidades 1967

1967 – Este foi mais um ano que as Escolas foram para avenida trazendo a garra de suas comunidades, a qualidade do desfile teve uma grande repercussão na cidade. O resultado esta sendo aguardado com grandes expectativas não só pelos sambistas como por todo o público que permaneceu nas arquibancadas, ou em casa assistindo até o fim. As Escolas favoritas são: Mangueira, Salgueiro, Vila Isabel e Unidos de Lucas.

1967 – A Bateria da Mangueira deu os primeiros toques na Avenida. Aos gritos de “já ganhou”, a Mangueira percorreu toda Avenida sob verdadeira aclamação popular. Clementina de Jesus, Gigi, Delegado e Neide, mestre sala e porta bandeira e Nininha, formam os mais aplaudidos. Apresentando uma bateria magistral. A Mangueira fez vibrar todo o público que a esperava, seu enredo “Mundo encantado de Monteiro Lobato”, foi muito apresentado.

1967 – Acadêmico do Salgueiro, entra na avenida com o enredo “História da Liberdade no Brasil” e é recebida com o publico das arquibancadas de pé. O Salgueiro em um dos seus melhores desfiles chegando a ser comparado com o desfile de “Chica da Silva”, com uma apresentação coesa perfeitamente divididos por estandartes que anunciavam as diversas partes do enredo, o Salgueiro fez o seu desfile em cerca de uma hora e meia, com uma boa bateria e com fantasias de bom gosto e muito bem confeccionadas.

1967 – A Unidos de Vila Isabel inicia seu desfile ás 07:35 horas, trazendo a maior bateria do desfile e um contingente de mais de três mil desfilantes, com fantasias baseadas em contos infantis. Mansueto “Puxou” o samba Carnaval de ilusões com o refrão “Ciranda Cirandinha”, fez grande sucesso.

1967 – A Unidos de Lucas, inicia seu desfile causando uma boa impressão ao público, a comissão de frente composta por moças ricamente vestidas. Mostrando muito samba, uma excelente bateria, com uma boa ala de tamborim que faltou em quase todas as escolas, a Escola de Parada de Lucas, nascida da fusão de Unidos da Capela e Aprendizes de Lucas, cantou o enredo “Festas Tradicionais da Cidade”.

1967 – O Império Serrano foi a grande decepção da noite de desfile apresentando o enredo “São Paulo Chapadão de Glórias”, com um bom samba de Silas de Oliveira, porém, com uma letra muito extensa. Prejudicada pela luz do dia, o Império Serrano não conseguiu impressionar o público. Sua bateria apesar de ser muito boa, não conseguiu levar toda a escola no ritmo, pois as últimas alas sambaram mais na improvisação, já que não escutavam o som da bateria.

Aconteceu no Carnaval

Em 1967 A Federação dos Ranchos através do presidente Arthalydio Agostinho Luz, informa que vai encerrar os desfiles dos Ranchos Carnavalescos. Segundo o presidente o pouco prestigio dado pela Secretaria de Turismo, a baixa assistência de público nas apresentações consideradas fracas e ainda dos dez Ranchos que deveriam se apresentar três faltaram. Contribuem para esta decisão.

1967 – O Desfile em consequência das chuvas que caíram sobre a cidade, teve início com duas horas de atraso, terminando ás 14:00 horas de segunda-feira. Entre a apresentação de uma e outra das 10 escolas houve em média um intervalo de meia hora.

1967 – O Desfile deste ano teve a duração de 16:00 horas, tornando-se o mais demorado do carnaval carioca.

1967 – No dia 05 de fevereiro dia dos desfiles das grandes escolas de samba, a Cidade era duramente castigada pela chuva. A Imperatriz Leolpodinense primeira escola a desfilar, só entrou na avenida ás 22:15 horas, mais de duas horas após o horário previsto pela organização.

1967 – O coração da nação portelense sofre, a escola tem a colocação mais baixa em seu currículo, o sexto lugar.

Desfile das Escolas de Samba

O carnaval de 1967 teve o seguinte resultado, Grupo 1 Candelária – 05/02

Estação Primeira de Mangueira com enredo “O Mundo encantado de Monteiro Lobato” com 113,0 pontos Campeã, Império Serrano com enredo “São Paulo chapadão de Glórias” com 109,0 pontos Vice-campeã, Acadêmicos do Salgueiro com enredo “História da liberdade no Brasil” com 109,0 pontos em Terceiro, Unidos de Vila Isabel com enredo “Carnaval das Ilusões” com 99,0 pontos, Unidos de Lucas com enredo “Festas tradicionais do Rio de Janeiro com 86,0 pontos, Portela com enredo “Tal dia é o Batizado” com 83,0 pontos, Mocidade Independente de Padre Miguel com o enredo “E Teatro Brasileiro através dos Tempos com 66,0 pontos, Império da Tijuca com enredo “O Reino encantado de Vicente Guimarães” com 61,0 pontos, Imperatriz Leolpodinense com enredo ‘Poética de Olavo Bilac” com 49 pontos, São Clemente com enredo “Festa e tradições populares do Brasil” com 48 pontos.

Foram rebaixadas para o Grupo 2 as Escolas: Imperatriz Leolpodinense e São Clemente.

Grupo 2 – Cinelândia – 05/02

Unidos de São Carlos com enredo “Lendas e Costumes do Brasil” com 96,0 Campeã, Independente do Leblon com enredo “Último Baile da Ilha Fiscal” com 93 pontos Vice-Campeã, Em Cima da Hora com o enredo “Vida e amores de Beija” com 88,0 pontos, Unidos de Padre Miguel com enredo “O penacho do Capitão-Mor” com 75,0 pontos, Acadêmico de Santa Cruz com enredo “Núpcias Imperiais” com 74,0 pontos, Tupy de Brás de Pina com enredo “O Homem que não quis ser Rei” com 71,0 pontos, União de Jacarepaguá com enredo “Contratadores de Diamantes” com 71,0 pontos, Unidos do Cabuçu com enredo “Bandeiras e brasões na História do Brasil” com 66,0 pontos, Aprendizes da Gávea com enredo “Dorotéia da Vila Rica” com 62,0 pontos, Lins Imperial com enredo “A Condessa de Barrai” com 60,0 pontos, Caprichosos de Pilares com enredo “O Brasil através de sua Música” com 59,0 pontos, Unidos de Manguinhos com enredo “Espumas flutuantes – Homenagem a Castro Alves” com 58,0 pontos, Unidos do Jardim com enredo “Brasil, reino, Império” com 51,0 pontos.

Subiram para o Grupo 1 as Escolas: Unidos de São Carlos e Independente do Leblon.

Foram rebaixadas para o Grupo 3 na Praça XI as Escolas: Unidos de Manguinhos e Unidos do Jardim.

Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

Link para o Yotube:

https://www.youtube.com/results?search_query=mundo+do+carnaval

Referencias:

Jornal correio da manhã, wikipédia, portelaweb

Comments (4)

  1. Estou acompanhado esse blog e descubro fatos interessantes. Adquirimos muitas informações sobre o nosso carnaval.