ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Estão abertas as inscrições do projeto de capacitação Arte no Barracão

Estão abertas as inscrições do projeto Arte no Barracão “Viver de Carnaval”  do carnavalesco e gestor de Carnaval, Marcos Salles, onde serão ministrados cursos de capacitação presenciais e online,  com a participação de profissionais que trabalham nos bastidores do maior espetáculo da terra, na quadra do G. R. E.S. Gato de Bonsucesso. O projeto, que foi patrocinado pela Lei Aldir Blanc e Secretaria Municipal de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo e Governo Federal, tem como objetivo apresentar ao mercado os profissionais que trabalham nos bastidores do Carnaval e que nem sempre são conhecidos, como  mecânicos, motorista de alegoria, aderecistas de vime, fibra, espelho, pintura de arte, entre outros.
“O projeto Arte no Barracão  foi agraciado pela Lei Aldir Blanc e Secretaria Municipal de Cultura.  Era um sonho antigo que se tornou realidade. Vamos realizar 15 bate-papos com profissionais de Carnaval, onde abordaremos um pouco da história de suas vidas durante a preparação do enredo e o que costumam fazer após o espetáculo. Eles vão falar sobre o trabalho que realizam após o Carnaval e suas experiências, além de orientar quem pretende se capacitar e conhecer melhor a arte de trabalhar num barracão, e qual caminho deverá seguir. Vou executar aulas presenciais com vídeoaulas e com aulas práticas na quadra do Gato de Bonsucesso, de fevereiro até o início de março, das 20 às 22 horas, às terças e quintas-feiras”, acrescentou Marcos Sales..
Os interessados poderão realizar cursos de Empreendedorismo e Mercado, Reutilização e Sustentabilidade de Recursos Materiais, Oficina Arte em Vime, Oficina Arte em Vidro, Técnicas em Fuxico, Pompom, Flores  Artesanais e Penas Artificiais, Oficina de Adereços e Técnicas em Alegoria, Oficina de Chapelaria  e Aramagem, com a participação de profissionais que trabalham nos bastidores da folia.  A quadra do Gato de Bonsucesso, fica na Rua São Jorge s/n, Nova Holanda, Complexo da Maré.
As aulas presenciais, que começarão nesta terça-feira, dia 2 de fevereiro, serão ministradas também às quintas, das 20h às 22h, totalizando oito encontros. Haverá temas abordados por profissionais do Carnaval, além de vídeoaulas, com ênfase em projetos de confecção de um enredo para o desfile. “Já temos a confirmação e a participação de vários profissionais do Carnaval para agregarmos bastante conhecimentos e conteúdos aos alunos do curso. É bom salientar que os cursos são gratuitos. Na oitava aula serão entregues os certificados e os participantes apresentarão o mostruário das peças criadas. As vídeoaulas estarão disponíveis no Canal do YouTube (artenobarracao@gmailcom) e, as informações a respeito do curso, no meu Instagram pessoal”, destacou o carnavalesco.
Na próxima terça-feira, dia 9 de fevereiro, terão início as aulas online, onde o interessado poderá interagir no projeto através de vídeoaulas e bate-papos. Para os alunos das turmas online, serão propostos a cada vídeo, que executem da maneira que puderem em casa, algumas peças que serão pedidas para mostrarem que estão aprendendo a arte. Além disso, segundo o gestor, todo material que for produzido pelas turmas na quadra do Gato de Bonsucesso e registrado em foto, será aproveitado no próximo Carnaval da agremiação. As inscrições prosseguem abertas tanto para as aulas presenciais quanto online.
O idealizador – Marcos Salles é formado em Gestão de Carnaval pela Universidade Estácio de Sá. Já trabalhou nas escolas de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, Estrelinha da Mocidade, União do Parque Curicica, Estácio de Sá, Unidos de Vila Isabel, Unidos do Viradouro e Gato de Bonsucesso. Ele também participou de vários projetos onde ministrou aulas no PLANSEQ do Carnaval (Amebras), presídio feminino Talavera Bruce, Projeto para Jovens (Prefeitura do Rio) e Projeto Amendoeiras (mulheres egressas do cárcere)

Serviço:
Projeto: Arte no Barracão
Aulas Presenciais: A partir desta terça, dia 2
Horário: das 20 às 22 horas
Local: Quadra do Gato de Bonsucesso, Rua São Jorge s/n, Nova Holanda, Complexo da Maré
Inscrições: Abertas e gratuitas
Aulas Online: A partir da próxima terça, dia 9
Conteúdos: YouTube, Instagram e Facebook