Imperatriz, Vila Isabel e Salgueiro escolhem sambas em clima de festa

Imperatriz, Vila Isabel e Salgueiro escolhem sambas em clima de festa

Imperatriz, Vila Isabel e Salgueiro escolhem sambas em clima de festa

Mais três disputas foram definidas na tarde desta quarta-feira, 29, no programa Seleção do Samba, parceria da TV Globo e Liesa

Rio de Janeiro, 29 de setembro de 2021 – As Escolas do Grupo Especial já estão ambientadas ao estúdio montado na praça central da Cidade do Samba e trouxeram para o palco na tarde desta quarta-feira (29) as emoções que, normalmente, acontecem nas quadras.

O âncora Luís Roberto, os comentaristas Milton Cunha e Teresa Cristina, também entraram no clima e fizeram do segundo dia de gravações um desfile de sambas da melhor qualidade.

As rainhas de bateria da Imperatriz Leopoldinense, Iza, e do Salgueiro, Viviane Araújo, abrilhantaram ainda mais a festa quando os resultados foram apresentados. Junto com os demais componentes, a celebração é o grande momento de confraternização entre os compositores que muito emocionados encerram com grande estilo a festa.

Para Hélio Motta, vice-presidente executivo da LIESA, a realização dos programas é mais uma das iniciativas da nova direção da Liga, presidida por Jorge Perlingeiro, que vem implementando uma agenda de modernização do Carnaval do Rio de Janeiro. “Esse projeto especial desenvolvido com a TV Globo é um marco para o sambista e dá o devido protagonismo aos nossos artistas. Somos uma cadeia produtiva gigante e uma fonte inesgotável de cultura e conteúdo. Tudo isso que vem acontecendo é parte de um planejamento de mudança e posicionamento que a LIESA tem feito para um longo prazo”, conta Motta.

A nota triste na Cidade do Samba, nesta quarta-feira, foi a informação sobre o falecimento do compositor Leandro Almeida, um dos autores do samba-enredo da Mangueira para 2022, ao lado de Moacyr Luz, Pedro Terra e Bruno Souza. Leandro estava internado com câncer no pulmão. A LIESA lamenta a perda do compositor e se solidariza com os amigos e familiares neste momento de dor.

As emoções se renovam a cada gravação

O retorno da Imperatriz Leopoldinense ao Grupo Especial não poderia ser mais ousado. Em tempos de parcerias numerosas, a Verde e Branco de Ramos levará para o Sambódromo um samba de letra e melodia criados por um único compositor: Gabriel Melo. Será dele a responsabilidade do samba que defenderá o enredo “Meninos eu vivi… Onde canta o sabiá, Onde cantam Dalva & Lamartine”, assinado por Rosa Magalhães, que retorna à Escola. A Imperatriz abrirá o Carnaval 2022, sendo a primeira a se apresentar no Domingo, 27/02.

Para homenagear a sua grande estrela e presidente de honra, figura central do enredo “Canta, canta, minha gente! A Vila é de Martinho”, do carnavalesco Edson Pereira, a Unidos de Vila Isabel escolheu o samba criado pela parceria que reúne dois dos maiores vencedores da Escola: é de André Diniz e Evandro Bocão, além de Dudu Nobre, Professor Wladimir, Marcelo Valença, Leno Dias e Mauro Speranza o samba que contará a vida de Martinho da Vila. Os componentes festejaram a escolha ainda no estúdio da TV Globo.

É da parceria formada por Demá Chagas, Pedrinho da Flor, Leonardo Gallo, Zeca do Cavaco, Joana Rocha, Renato Galante e Gladiador o samba que defenderá, na Passarela, o enredo Resistência, do carnavalesco Alex de Souza. O Salgueiro encerrou com muita vibração o segundo dia de disputas na Cidade do Samba, com os componentes partindo, logo em seguida, para a Tijuca, onde a comunidade salgueirense aguardava os vencedores para dar continuidade à festa.

Mais três Agremiações gravam nesta Quinta, 30

As gravações prosseguirão nesta quinta-feira, 30, quando Unidos da Tijuca, Portela e Grande Rio farão as suas finalíssimas.

O Seleção do Samba, uma parceria da LIESA com a TV Globo, será exibido aos sábados, a partir do dia 16 de outubro, após o ‘Altas Horas’. A cada semana, três Escolas apresentam seus três sambas finalistas, e o escolhido é decidido por um júri da própria agremiação. No dia 13 de novembro, festa completa, com a o quinto e último programa da série, reapresentando os 12 sambas oficiais do Carnaval 2022.

 

 

 

 

 

 

 

Paulo Costa