ÚLTIMAS NOTÍCIAS

A Alegria Sem Rebuliço 1962

carnaval-de-rio-de-janeiro1962

1962 – O Carnaval deste ano não apresentou muitos rebuliços acredito porque também era a época da Copa do Mundo de Futebol no Chile e o Brasil estaria disputando o Bi Campeonato. Neste ano ocorre a mudança na nomenclatura dos grupos de desfiles das escolas de samba, o supercampeonato da Avenida Rio Branco passa a se chamar grupo 1, o intermediário da Avenida Presidente Vargas passou para o grupo 2, não entendia muito bem porque as escolas principais não desfilavam na Presidente Vargas.

A venda de ingresso seguiu todo aquele ritual do ano anterior na fila, onde às amizades se renovaram e novas amizades se iniciaram. Neste carnaval houve também o retorno definitivo do júri fixo, uma vez que no ano de 1961 após toda a confusão criada por Victor Bouças, então diretor do Departamento de Turismo e Certames da Guanabara–DTC que criou o Júri-Móvel, este mesmo diretor também foi quem sugeriu a transferência do desfile para o Maracanã.

Neste ano devido ao crescimento das escolas a Avenida Rio Branco, que já não comportava os desfiles, foi palco do seu ultimo evento a partir de então, passando para a Candelária (Av. Presidente Vargas).

Com previsão de inicio para às oito horas o que não aconteceu, o desfile sofreu atraso de duas horas, devido à quebra do carro do Cidadão Samba que se recusou a desfilar em outro carro alegórico. O desfile também sofreu atraso por invasão da pista por foliões. A Portela, terceira escola a desfilar somente começou a se apresentar por volta de duas horas da manhã, como se tudo que já havia acontecido não fosse o bastante o presidente da azul e branco foi categórico em afirmar que somente entraria na avenida com a pista limpa. Após essa exigência, o Diretor do DTC determinou que suas “canarinhas,” recepcionistas do departamento, fizessem um cordão de isolamento visando a retirar da avenida os foliões. Um outro cordão formado por policiais, vinha atrás distribuindo bordoadas em quem continuasse na pista.

Finalmente a limpeza da avenida é concluída e a Portela pode desfilar, surpreende a todos com um magnifico desfile, os passistas seis no total em determinado momento paravam de sambar, formavam casais e dançavam samba de gafieira na pista. Ao final do desfile o público consagrou a Portela como a grande campeã. De acordo com o presidente da escola Nelson de Andrade, conhecido como Nelson Marrom, a Portela gastou cerca de 20 milhões de cruzeiros neste carnaval.

Memoria de Um Carnaval – A Estação primeira de Mangueira era a grande favorita para o desfile do carnaval de 1962 com o enredo Casa Grande & Senzala, no dia do desfile a Mangueira se apresentou empolgadíssima e a escola estava linda, dizem que jamais a Mangueira desfilara com tanta gente e todos concordavam que a Mangueira fez um desfile honrs coucurs.

Quando a Mangueira iniciou o seu desfile, sentimos o altíssimo astral da escola. Todos estavam absolutamente convencidos da vitória, as alas evoluíam com facilidade, empolgação, em movimentos bonitos e perfeitos.

1962 – Foi o último ano que a Coca Cola em parceria com o jornal Última Hora realizaram o concurso Tamborim de Ouro, que teve inicio no ano de 1957 que premiava a cada ano a escola de samba que apresentasse o melhor desfile e o melhor samba enredo, apresentando a Coca Cola como tema. Quem conquistasse o título por três anos consecutivos levava para a casa o Tamborim de Ouro. Proeza que coube à Portela. Esta festa era realizada na Praça Barão de Drummond, em Vila Isabel.

Quanto a Copa do Mundo, a Seleção Brasileira de Futebol foi a Campeã.

Resultado do Carnaval do Rio de Janeiro em 1962

Grupo 1 Na Avenida Rio Branco, Portela com enredo “Rugendas ou Viagens pitorescas através do Brasil” com 126,5 pontos como Campeã, Império Serrano com enredo “Rio dos Vice-Reis” com 116,0 pontos Vice Campeã, Acadêmico do Salgueiro com enredo “O Descobrimento do Brasil” com 112,5 pontos em Terceiro, Estação Primeira de Mangueira com enredo “Casa Grande e Senzala” com 110,5 pontos, Mocidade Independente de Padre Miguel com enredo “Brasil no Campo Cultural” com 84,0 pontos, Aprendizes de Lucas com enredo “Maravilhas do Brasil” com 83,0 pontos, Unidos do Cabuçu com enredo “A Glória e os Amores de D. Pedro I com 80,0 pontos, União de Jacarepaguá com enredo “Tipos populares do Brasil-Colônia” com 80,0 pontos, Unidos da Capela com enredo “Da expulsão dos franceses à fundação da cidade de São Sebastião” com 74,o pontos e Tupy de Brás de Pina com enredo “Gonçalves Dias e suas memórias” com 64,0 pontos.

Segundo sua imensa nação o resultado não foi satisfatório conforme o texto que se segue:

“Neste ano, a Mangueira foi vergonhosamente roubada, e a campeã foi a Portela. Foi um verdadeiro desafio, uma verdadeira afronta à unanimidade que nos davam como certos e justos e insofismáveis campeões.   UMA VERGONHA!”

Foram rebaixadas as escolas: Unidos da Capela e Tupy de Brás de Pina

Grupo 2 Na Avenida Presidente Vargas, Unidos de Bangu com enredo “A fragata de D. Afonso” com 101,0 pontos é Campeã e sobe para o grupo 1, Beija-Flor de Nilópolis com enredo “Dia do Fico” com 101,0 pontos Vice Campeã também sobe para o grupo 1, Império da Tijuca com enredo “Rapsódia Brasileira” com 97,0 pontos, Caprichosos de Pilares com enredo “Galeria dos Bravos” com 97,0 pontos, Imperatriz Leolpodinense com enredo “Rio no século XVIII, Apoteose a Carlos Gomes de Andrade o Conde de Borbadela” com 96,0 pontos, Acadêmico de Bento Ribeiro com enredo “Marília de Dirceu” com 96,0 pontos, Unidos da Tijuca com enredo “Rio Pitoresco” com 93,0 pontos,  Unidos de Vila Isabel com enredo “Dom João VI” com 92,0 pontos, União do Centenário com enredo “A Cultura a serviço do progresso do Brasil” com 89 pontos, Unidos de Padre Miguel com enredo “Cinco fatos Históricos” com 88,0 pontos, Império do Maringá com enredo “Cenas do carnaval na Rua do Ouvidor” com 87,0 pontos, Filhos do Deserto com enredo “Joias da poesia brasileira-Castro Alves” com 79 pontos, Flor do Lins com enredo “Exaltação aos vultos Republicanos” com 77,0 pontos, União da Ilha do Governador com enredo “Homenagem a Catulo da Paixão Cearense” com 73 pontos e Unidos da Vila São Luís com enredo “Reminiscências da historia do Brasil” com 68,0 pontos.

Foram rebaixadas: União da Ilha do Governador e Unidos da Vila São Luís

Comentário: 

Para seu comentário ao final do Post utilize o Campo Deixe uma Resposta

 

Referência: Portelaweb, Roberto Paulino, Guilherme José Motta Faria, Wikipédia

Comments (11)

  1. E aos pouquinhos vou aprendendo…

  2. Parabéns Paulão sucesso nessa nova empreitada.

  3. Parabéns . Muito bom trabalho!

  4. Através desse blog venho adquirindo novos conhecimentos sobre o carnaval. Muito bom.

  5. Minha mangueira vergonhosamente roubada.. Muito bom saber! ???