Sambistas e pesquisadores negros oferecem curso sobre as escolas de samba do carnaval carioca

Sambistas e pesquisadores negros oferecem curso sobre as escolas de samba do carnaval carioca

Durante o mês de novembro, os sambistas e pesquisadores Mauro Cordeiro e Vinícius Natal irão ministrar o curso on-line “Escola de Samba: cultura e negritude”. Ao longo de quatro aulas as escolas de samba do carnaval carioca serviram de fio condutor para o debate sobre a experiência negra no Brasil.

O curso visa debater o fenômeno das escolas de samba partindo de uma perspectiva da experiência do racismo e da escravidão negra no Brasil, buscando entender de que maneira as trajetórias desses atores, no período pós-abolição, foram importantes para a construção de um pensamento social do samba constituído por saberes escritos, corporais, da memória e ancestrais. Ao longo do curso serão exploradas as relações, mediações, fluxos e contradições do associativismo negro que se transforma em símbolo de brasilidade no mundo contemporâneo.

Esta será a quinta turma deste curso que é promovido pela plataforma Pensamento Social do Samba, fundado por Mauro e Vinícius, com a finalidade de apresentar a um público mais amplo questões sociológicas, antropológicas e culturais do universo do samba e, ao mesmo tempo, pensar o Brasil a partir deste mundo social.

Ambos enraizados no samba carioca desde criança, os sambistas encontraram na junção de suas trajetórias pessoais neste ambiente e de suas bagagens acadêmicas uma forma de construir conteúdo e conhecimento sobre o samba. Trata-se de uma iniciativa que visa conciliar a valorização dos saberes do samba como autenticas formas de conhecimento; e, também, de divulgação científica da vasta tradição de estudos sobre este sistema cultural tão rico, vasto e complexo.

Haverá uma política de bolsas para sambistas autodeclarados negros (pretos e pardos) em situação de vulnerabilidade social.

Mais informações e inscrições devem ser realizadas através da plataforma Sympla.

Link: https://www.sympla.com.br/escolas-de-samba-cultura-e-negritude-curso__1379015

Curso: “Escola de Samba: cultura e negritude”
Datas: 09, 11, 16 e 18 de Novembro.
Maiores informações: pensamentosocialdosamba@gmail.com

 

Paulo Costa