TV Globo conversa com Liesa e Liga-SP sobre os contratos para transmissões dos desfiles de 2022

Spread the love

Crédito: Alberto João

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

Ao site CARNAVALESCO, emissora informa que está conversando com as duas ligas para ‘encontrar soluções para superar os desafios impostos a todos pelos impactos da pandemia’

O Carnaval 2021 terminou sem os desfiles das escolas de samba e nos bastidores o clima é de planejamento para realização no ano que vem. O site CARNAVALESCO apurou que a TV Globo iniciou uma conversa com a Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa) sobre o contrato para transmissão de 2022 e uma possível redução no valor pago.

No Rio de Janeiro, a informação não-oficial é que cada escola de samba do Grupo Especial recebe R$ 2 milhões por ano da TV Globo pelo direito da transmissão. Procuramos a emissora que, através da Comunicação da Globo, respondeu e também falou que está conversando com a Liga-SP. O motivo para conversa sobre os contratos informado pela emissora é o impacto da pandemia da Covid-19.

“Estamos conversando com as duas Ligas parceiras com o objetivo de encontrar soluções para superar os desafios impostos a todos pelos impactos da pandemia de Covid-19 no Brasil”.

Vale lembrar que em setembro de 2019 a TV Globo renovou por seis anos a compra direitos para a transmissão dos desfiles das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro.

“A parceria das Escolas de Samba do Rio com a Globo tem sido fundamental para manter viva uma das maiores expressões da cultura brasileira. É com este investimento dos direitos de transmissão que as Escolas de Samba começam a estruturar todo o seu desfile”, afirmou na época da renovação, Jorge Castanheira, presidente da Liesa.

Relação longa entre Globo e Carnaval

Um ano depois de inaugurada, em abril de 1965, a Globo passou a cobrir o carnaval carioca e, em seguida, o carnaval pelo resto do país. Atualmente, a emissora mobiliza cerca de dois mil profissionais para a promover a festa das escolas de samba e das centenas de blocos que arrastam foliões por toda a cidade.

Em sua área de imprensa, a TV Globo explica que o investimento não se encerra na compra dos direitos de transmissão.

“Meses antes dos desfiles, equipes do jornalismo acompanham a definição dos enredos, a escolha dos sambas e o trabalho nos barracões das escolas em reportagens e séries especiais nos telejornais locais e nacionais. Nos quatro dias de desfile, a Globo monta um estúdio especial na Sapucaí onde recebe convidados e comentaristas, destacando os pontos altos de cada apresentação. Equipes de reportagem acompanham, desde a concentração até a dispersão, todos os passos, detalhes, alegorias e samba no pé dos integrantes das escolas e do público que vai até a avenida torcer pela sua escola do coração. Nas ruas, os repórteres acompanham, na Globo e na Globonews, o desfile dos blocos e a diversidade do Carnaval por toda a cidade. Uma festa democrática, com espaço para foliões de todas as idades, gêneros e classes sociais”.


Spread the love