Unidos de Padre Miguel cancela enredo sobre a Irmandade Boa Morte

Spread the love

A Unidos de Padre Miguel divulgou, nesta segunda-feira, 18 de julho, uma carta aberta se posicionando sobre a recusa da Irmandade de Nossa Senhora Boa Morte para ser enredo da escola no Carnaval 2023. A vermelho e branco trocará o tema e afirmou que houve precipitação no lançamento, afirmando que mantinha contatos com a prefeitura de Cachoeira e com a confraria.

Carta Aberta

Diante dos últimos acontecimentos envolvendo o Grêmio Recreativo Escola de Samba Unidos de Padre Miguel, viemos, por meio desta, esclarecer alguns fatos referentes à Irmandade da Boa Morte, localizada no município de Cachoeira, no recôncavo da Bahia.

Após o lançamento de nosso enredo “Ave Maria Olorum-A Corte da Boa Morte”, no dia 06 de julho, divulgado através de um clipe em nossas redes sociais, recebemos o contato de um representante da Prefeitura da cidade, quem nos colocou em contato com a Prefeita, a Sra. Eliana Gonzaga de Jesus. Mostrando-se muito receptiva com a homenagem e com a possibilidade de ver sua cidade representada na Marquês de Sapucaí, a sra. prefeita colocou-se à disposição, através da prefeitura daquele município em ajudar-nos levar ideia do tema às senhoras da Irmandade. Ainda neste dia, conseguimos contato com irmã Zelita, uma das matriarcas, com quem acertamos a ida de uma comitiva de nossa Agremiação para apresentação do projeto.

Nosso objetivo principal era, através desta explanação, conseguir a “benção” das irmãs, visto que, por uma falha na comunicação este “pedido” não veio antes do lançamento.

Ainda que o enredo não fosse biográfico ou especificamente sobre a Irmandade do município de Cachoeira, mas sim um projeto autoral elaborado pelos carnavalescos Edson Pereira e Wagner Gonçalves, inspirado na bibliografia produzida por pesquisadores como Gustavo Falcon, e em “Irmãs do Cajado”, de Sebastião Héber Vieira Costa, a Unidos de Padre Miguel considerou importante realizar este encontro e uma visita, tanto à Irmandade quanto à cidade, principalmente para que estes laços culturais pudessem ser estabelecidos. Lembremos que o Carnaval é o maior evento cultural a céu aberto do mundo e retratar a cultura e o povo brasileiro é uma das principais características de nossa Agremiação.

Reiteramos o nosso intuito e a seriedade do nosso trabalho, e, em respeito à Irmandade e por entendermos que não faria sentindo seguir com o projeto sem sua “benção”, a diretoria da Unidos de Padre Miguel optou em cancelar o enredo “Ave Maria Olorum – A Corte da Boa Morte”.

A falta de cuidado ao levar a notícia sobre o enredo e o afã em desvendar o que seria feito acabou por interferir na boa relação que vinha sendo construída à distância com as representantes da Irmandade, no entanto, o bom senso e o zelo pelas boas relações seguem firmes por parte da Escola que, nesta segunda-feira, dia 18 de julho, enviou uma representante da Escola em Cachoeira para, em nome da Unidos de Padre Miguel, se desculpar com as Irmãs por todo o imbróglio desnecessário envolvendo tão respeitado grupo.

Importante deixar claro que, sobre o enredo proposto, as irmandades negras eram parte do contexto narrativo do tema, onde retomaríamos o matriarcado ancestral, potencializando e exaltando as mulheres negras ex-escravavizadas que ascenderam socialmente, inseriram o negro na sociedade baiana e assimilaram as práticas africanas milenares à religiosidade brasileira. Retrataríamos também a importância que a devoção a Nossa Senhora teve ao conceder dignidade aos escravizados que faleciam, pois que não lhes cabia o direito de ter uma “Boa Morte”, ou seja, uma morte digna.

Aos nossos torcedores e toda comunidade da Vila Vintém, informamos que nas próximas semanas anunciaremos o novo projeto seguirá firme, ainda mais grandioso, potente, visceral e que nos orgulhará.

 


Spread the love