Unidos de Padre Miguel lança exposição fotográfica “Origens da UPM”

Spread the love

Unidos de Padre Miguel lança exposição fotográfica “Origens da UPM”

Através de seu departamento Cultural, a Unidos de Padre Miguel lançou a exposição fotográfica “Origens da UPM”, que visa apresentar a origem e a importância da Vermelha e Branca da Zona Oeste para a comunidade do Boi Vermelho e para os amantes do samba .

Entre os documentos selecionados pelo Departamento Cultural da escolaestão registros da origem do símbolo do Boi Vermelho, a construção da quadra, além de grandes nomes do carnaval que fizeram parte da história da agremiação como o carnavalesco Arlindo Rodrigues, responsável pelos desfiles nos anos de 1984 e 1985, Mestre Cinco, um dos fundadores da escola e que atuou como mestre de 1957 até 1965, além de   Mestre André, que esteve no comando da bateria Guerreiros de 1969 até 1972.

“Este é um momento de muita alegria para todos nós do Departamento Cultural. Estamos, aos poucos, resgatando a história de nossa escola, e sentimos a necessidade de apresentar uma parte dos dados que já coletamos. Nosso objetivo é fazer com que as novas gerações sintam ainda mais orgulho de ser Boi Vermelho” disse Alessandro dos Reis, integrante do Departamento Cultural.

Outro detalhe que chama atenção na exposição é a participação feminina liderando o carro de som da escola.  Desde sua fundação, a Unidos de Padre Miguel teve três intérpretes oficiais, Yolanda Borges nos anos de 1963,64 e 65, Leda Silva em 1982 e Rutinha de 1985 até meados nos anos 90. A exposição também apresenta a figura de Waldomiro José, que, na década de 60,  atuava como o 1º Mestre-Sala da agremiaçãoaos 72 anos de idade.

“A Unidos de Padre Miguel vive um momento muito especial e esta exposição veio para coroar a nossa história e a importância de nossa agremiação para o carnaval e para a Zona Oeste. Estamos muito felizes com o trabalho de resgate que vem sendo feito pelo cultural” contou Lara Mara, Diretora de Carnaval da Unidos.

A exposição “Origens da UPM” pode ser conferida de segunda a sábado, das 09h às 18h, na quadra da escola, que fica na Rua Mesquita, 8 – Padre Miguel.


Spread the love