Prefeitura de Maricá realiza I Seminário Samba & Carnaval

Spread the love

Codemar, 13 de dezembro de 2022

Prefeitura de Maricá realiza I Seminário Samba & Carnaval
Objetivo é fomentar a temática na cidade com propostas de projetos para empregabilidade na área

 
  O Carnaval é uma das principais festas da cultura brasileira que, com criatividade e muito samba no pé, transforma a maior expressão artística popular em geração de empregos e fonte de renda. Apenas no estado do Rio de Janeiro, a movimentação econômica chega a R$ 4 bilhões por ano. Para  inserir a população maricaense neste mercado promissor, a Codemar (Companhia de Desenvolvimento de Maricá) realiza nesta quarta-feira (14/12) o I Seminário Samba & Carnaval de Maricá, que acontece das 9h às 15h, no auditório do Banco Mumbuca, no Centro.

“O Carnaval também é desenvolvimento econômico. O impacto do Carnaval na geração de empregos está em constante crescimento ao longo dos últimos anos e inúmeras são as profissões que atuam durante todo o ano nesta festa da cultura popular”, reitera o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

O objetivo é fomentar o debate sobre a temática “Carnaval” e “Samba” na cidade, uma vez que a Codemar desenvolve a proposta de um projeto de realização de cursos profissionalizantes na área. Com o tema “Carnaval Patrimônio Imaterial do estado do Rio de Janeiro, traduzindo saberes, fazeres, identidade e memória coletiva”, o evento irá homenagear o cantor e compositor Claudinho Guimarães, conhecido por assinar sambas como “Quando Gira Girou”, famoso na voz de Zeca Pagodinho. Guimarães faleceu em 2020, em Maricá, onde residia. A outra homenageada é a sambista Beth Carvalho, falecida em 2019, que também tinha uma residência na cidade, no bairro Cordeirinho.

“O grande evento que é o Carnaval não é apenas entretenimento e, sim, geração de renda para inúmeras famílias. A mão de obra não precisa, necessariamente, ficar na cidade do Rio. Maricá vai se tornar um polo de profissionais capacitados para atuação na área”, ressalta o presidente da Codemar, Olavo Noleto.

O Seminário

Durante o evento, serão realizados debates com as temáticas: “O panorama do Carnaval no estado do Rio”, “A importância da indústria do Carnaval para o desenvolvimento de Maricá”, “Ritos e Identidades – A história do Carnaval em uma perspectiva antropológica, social e cultural”, “O Carnaval como direito à cidade, cidadania e pertencimento – Pluralidade do Carnaval”. Fechando o encontro, terá uma roda de samba com mulheres sambistas de Maricá.

“Este seminário representa um momento importante para Maricá, é uma abertura das próximas etapas de um projeto maior de economia criativa, assim como a Casa do Samba Beth Carvalho, que está sendo iniciada. Esta iniciativa alia a geração de renda que ronda o carnaval juntamente com nomes importantes da nossa cidade e cria no cidadão o vislumbre de um futuro artístico, alegre e promissor nas mais diversas áreas”, finaliza o diretor de Economia Criativa e Sustentabilidade da Codemar, Paulo Neto.

A mesa de abertura  contará com as presenças do prefeito de Maricá, Fabiano Horta. do presidente da Codemar, Olavo Noleto, e da Secretária Estadual de Cultura e Economia Criativa, Danielle Ribeiro. O evento contará, ainda, com a participação de grandes nomes do Carnaval, como o diretor Cultural da Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Luiz Carlos Magalhães, do presidente da Niterói – Empresa de Lazer e Turismo (Neltur), Paulo Novaes; e do presidente da Federação da Indústria Criativa Cultural do Carnaval do estado do Rio de Janeiro, Sérgio Firmino, além de demais presidentes e representantes de ligas e agremiações de Maricá, Niterói e Rio de Janeiro.

Serviço:
Data:14/12/22
Credenciamento: 9h às 14h
Horário: 9h às 18h
Local: Auditório do Banco Mumbuca
Rua Pereira Neves, 30 – Centro, Maricá

Programação:
• Mesa l – 10h: Mesa de abertura
• Mesa ll – 10h30: “O panorama do Carnaval no estado do Rio”
• Mesa lll – 11h15: “A importância da indústria do Carnaval para o desenvolvimento de Maricá”
• Mesa lV – 12h: “Ritos e Identidades – A história do Carnaval em uma perspectiva antropológica, social e cultural”
• Mesa V – 13h: “O Carnaval como direito à cidade, cidadania e pertencimento – Pluralidade do Carnaval”
• 14h/15h30: Roda de Samba com mulheres sambistas de Maricá

Spread the love

Related Posts

Katarina Harmony renova com Sereno de Campo Grande

Spread the love

Spread the loveKatarina Harmony renova com Sereno de Campo Grande e se desliga do Arrastão de Cascadura Nos preparativos para o carnaval 2025, a francesa Katarina Harmony renovou seu reinado…


Spread the love

Feijoada do Cacique de Ramos chega à 130ª edição

Spread the love

Spread the loveFeijoada do Cacique de Ramos chega à 130ª edição com homenagem ao Dia do Cliente A Feijoada do Cacique de Ramos alcança a marca de 130 edições, e,…


Spread the love

Você perdeu

Unidos da Tijuca define sambas finalistas

Unidos da Tijuca define sambas finalistas

Unidos de Vila Isabel divulga mais três obras classificadas para semifinal

Unidos de Vila Isabel divulga mais três obras classificadas para semifinal

Daniel Zarmanno é o novo muso da Unidos de Bangu

Daniel Zarmanno é o novo muso da Unidos de Bangu

Mestre de bateria e pequeno xodó da Unidos de Vila Isabel

Mestre de bateria e pequeno xodó da Unidos de Vila Isabel

Belford Roxo na Cidade do Samba 2

Belford Roxo na Cidade do Samba 2

Show de Marvvila e início da disputa de samba

Show de Marvvila e início da disputa de samba