Roda de samba Orin Ibukun estreia em outubro na Zona Portuária do Rio

Spread the love

Crédito da Foto: Divulgação
(Legenda: Músico Jorge André – Integrante do projeto)

Roda de samba Orin Ibukun estreia em outubro na Zona Portuária do Rio

Com a produção assinada pelo Jonathan Raymundo, o evento deixa os Arcos da Lapa e chega ao MUHCAB com grandes nomes do ritmo boêmio na Região da Pequena África

A Roda de Samba Orin Ibukun acontece no próximo feriado, dia 12 de outubro, a partir das 14h, no Museu da História e da Cultura Afro-Brasileira (MUHCAB), localizado na Gamboa, região batizada de Pequena África. O evento que numa tradução literal do yorubá para o português significa ‘Canção abençoada’ terá periodicidade mensal e entrada a preço popular de R$15. O projeto tem a produção e apresentação assinada pelo professor/escritor e ativista cultural Jonathan Raymundo e foi batizado simplesmente pelo premiado escritor e compositor, além de intérprete de música popular, o sambista raiz, Nei Lopes. Em suma, um evento de bambas!

O projeto reúne grandes nomes da música brasileira em um grande movimento de Sankofa, que significa a busca ou retorno pelos conhecimentos ancestrais em prol de um melhor futuro, são eles: Carlinhos 7 Cordas, Márcio Vanderlei, Marcelinho Moreira, Nenê Brown e Jorge André. Músicos que trazem na carreira experiências com grandes nomes do samba, tais quais: Zeca Pagodinho, Candeia, Arlindo Cruz, Jorge Aragão, Fundo de Quintal, Luiz Carlos e Martinho da Vila, Beto sem Braço e as divas deste grande movimento da música nacional, Beth Carvalho e Dona Ivone Lara.

O repertório da roda Orin Ibukun parte da tríade do samba Donga, Pixinguinha e João da Baiana, no entanto, bebi das fontes clássicas do samba já mencionadas. O samba, esse negro forte e destemido, que como o cantou Nelson Sargento, pede licença para tecer junto à outras manifestações culturais, a necessidade de se aquilombar.

Acerca do público esperado, Raymundo afirma que o evento certamente é algo que agrada a todos públicos sem restrições, afinal, o samba em sua visão é uma experiência atrelada à cura, amor e fé”. Ele crê que:

– O projeto é para o público em geral. Acreditamos que o samba para além de um estímulo musical ele propõe um modelo ético, de comportamento, de convivência, de experimentação comunitária. O samba é para todo mundo!

Idealizador e padrinho da Roda de Samba

Jonathan Raymundo dedica-se assim como Nei Lopes ao estudo e valorização da cultura negra no Brasil e ambos têm raízes periféricas, sendo oriundos dos bairros de Realengo e Irajá respectivamente. Raymundo é autor do livro “Pretagonismos”, uma coletânia com 27 textos de intelectuais negros de diversas áreas do saber/fazer, ao lado do ex-BBB também professor e escritor Rodrigo França. Além de ter lançado-se recentemente como autor teatral com a peça “E vocês, quem são?”, que fez uma breve temporada na cidade do Rio, no Espaço Cultural Sérgio Porto, após passar por Salvador e São Paulo.

Já Nei Lopes registra o seu nome nos anais da história do país como um grande entusiasta e pesquisador da cultura negra africana em diáspora no Brasil. Sua contribuição perpassa pela literatura com a criação do famoso Novo Dicionário Banto do Brasil (1999), além de mais outros 43 livros acerca de contos, crônicas e poesias e ficção publicados. Na música, somam-se dez discos autorais em seus 80 anos de vida. Sua trajetória dedicada à memória da cultura negra é recheada de grandes parcerias musicais, presentes que saúdam o público com muita qualidade fonográfica. O também advogado foi agraciado com o título de doutor honoris causa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) em março último, por seus feitos!

Serviço

Roda de Samba Orin Ibukun (Canção abençoada)

Local: MUHCAB – Rua Pedro Ernesto, 80 – Gamboa, Rio de Janeiro

Data/ Horário: Feriado 12/10 às 14h

Preço: R$ 15,00 Reais

Ingresso: https://bit.ly/INGRESSOCANCAOABENCOADA


Spread the love
  • Related Posts

    Liesa inicia simpósio para debater aprimoramentos para o julgamento

    Spread the love

    Spread the loveLiesa inicia simpósio para debater aprimoramentos para o julgamento do Carnaval A Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (LIESA) iniciou nessa segunda-feira (2), na…


    Spread the love

    Escolas de samba do Rio Carnaval empolgam o público

    Spread the love

    Spread the loveEscolas de samba do Rio Carnaval empolgam o público na Noite dos Enredos Evento popular lotou a Cidade do Samba nesta sexta-feira (30) Depois de mais de 10…


    Spread the love

    Você perdeu

    Lins Imperial realiza festa domingo

    Lins Imperial realiza festa domingo

    Liga RJ inicia venda de ingressos para os desfiles da Série Ouro

    Liga RJ inicia venda de ingressos para os desfiles da Série Ouro

    Presidente do Tuiuti, Renato Thor, recebe diploma Abdias Nascimento

    Presidente do Tuiuti, Renato Thor, recebe diploma Abdias Nascimento

    Unidos de Padre Miguel abre vagas para Alas

    Unidos de Padre Miguel abre vagas para Alas

    Alegria do Vilar apresenta seus sambas concorrentes

    Alegria do Vilar apresenta seus sambas concorrentes

    Presidente da Liesa recebe intérpretes e casais de mestre-sala e porta-bandeira

    Presidente da Liesa recebe intérpretes e casais de mestre-sala e porta-bandeira