Carnaval 2023 registra investimento recorde da Prefeitura do Rio nas escolas de samba

Spread the love

Carnaval 2023 registra investimento recorde da Prefeitura do Rio nas escolas de samba

A pouco mais de dois meses dos desfiles oficiais, marcados para os dias 19 e 20 de fevereiro, as escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro receberam esta semana a primeira das três parcelas que Prefeitura da capital fluminense irá repassar para financiar o espetáculo. O investimento marca um apoio recorde do poder público municipal às agremiações: nesta temporada, cada uma das 12 receberá R$ 2,15 milhões – valor 7,5% superior aos R$ 2 milhões repassados em 2017, ano com a subvenção mais expressiva até então.

Thank you for reading this post, don't forget to subscribe!

A movimentação da gestão do prefeito Eduardo Paes (PSD) em apoio à manifestação cultural da Marquês de Sapucaí foi articulado pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio (Liesa). A entidade, além de atuar pela renegociação do montante, também conseguiu junto à administração pública que a maior parte dos repasses (90% deles) seja feita ainda este ano, para garantir que as escolas tenham recursos para finalizar as fantasias e alegorias que estão preparando na Cidade do Samba, na Zona Portuária do Rio.

Segundo o presidente da Liesa, Jorge Perlingeiro, o investimento recorde é um reflexo da importância e da credibilidade das escolas, que estão prontas para devolver à cidade do Rio, e ao mundo, a confiança depositada. Superada as restrições impostas por questões orçamentárias e pela pandemia da Covid-19 nos últimos cinco anos, a festa preparada pelos sambistas promete ser uma das mais memoráveis do Sambódromo.

– As escolas estão dedicadas a fazer um belíssimo espetáculo em 2023, à altura da confiança depositada nelas pelo poder público e pela sociedade. O retorno desse investimento começa em janeiro, com os ensaios técnicos na Avenida, que colocarão a roda da economia do município para continuar girando logo após o Réveillon. E vai até o Sábado das Campeãs, depois de proporcionamos aos cariocas e a turistas de todos os lugares o mais belo espetáculo audiovisual do mundo – afirma Perlingeiro.

O empresário Gabriel David, que comanda o Departamento de Maketing da Liesa, avalia que a subvenção conquistada este ano é resultado de uma série de esforços feitos pelas escolas de samba.

– As agremiações têm trabalhado cada vez mais para mostrar o quanto são relevantes para a cidade, enquanto cartões-postais que atraem milhões de pessoas até aqui. Todas interessadas em viver a experiência do samba. E esse interesse fica evidente quando temos, por exemplo, a TV Globo no ar em novembro com o ‘Seleção do Samba’ (que mostra as escolhas dos sambas-enredo) ou a Band lançando no sábado o ‘Samba Coração’ (atração semanal dedicada à festa). Há audiência interessada em saber do Carnaval e a sociedade precisa investir nele – diz Gabriel, completando: – Mais do que se provarem necessárias, as escolas fizeram o esforço de restabelecer o diálogo com o poder público. Foi essencial para garantir a subvenção recorde, que terá como grandes apresentações como resultado.

Uma prévia do que está em produção nos barracões das escolas foi dividida com o público no último fim de semana, durante o evento de abertura da temporada do Rio Carnaval. Minidesfiles embalados pelos sambas-enredo de 2023 foram apresentados pelas agremiações no mesmo complexo em que trabalham diariamente para preparar a estrutura dos desfiles. O evento, realizado em comemoração ao Dia Nacional do Samba (2 de Dezembro), foi sucesso de adesão.

Já temporada de ensaios técnicos, mencionada por Perlingeiro, começa em 15 de janeiro (com Império Serrano às 20h30m e Paraíso do Tuiuti às 22h). Em seguida, serão mais quatro fins de semana de diversão gratuita para a população carioca e seus visitantes. O calendário completo foi disponibilizado pela Liesa em novembro e, desta vez, inclui duas datas (em vez de apenas uma) que servirão para o teste de luz e som da Passarela do Samba (11 de fevereiro  com Vila Isabel e Viradouro, e 12 de fevereiro com Beija-Flor e Grande Rio).


Spread the love