FESTA LITERÁRIA E CULTURAL DO SALGUEIRO

Spread the love

HISTÓRIAS SEM FIM: ACADÊMICOS DO SALGUEIRO PROMOVE FESTA LITERÁRIA E CULTURAL PARA ESTUDANTES DA GRANDE TIJUCA

Evento conta com parceria da Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. Além das atividades culturais, também serão oferecidos exames e serviços como emissão de documentos.

O GRES Acadêmicos do Salgueiro realiza nesta sexta-feira e sábado, dias 20 e 21 de outubro, a partir das 9h, a Feira Literária e cultural “Histórias sem fim”. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde e também com a Secretaria Municipal de Assistência Social, a Academia do Samba vai realizar em sua quadra, na rua Silva Teles, um mutirão para prestação de serviços com inúmeras atividades relacionadas à saúde, educação, cultura, cidadania e lazer, aos estudantes e moradores da região da Grande Tijuca e adjacências. Ações como marcação de exames, distribuição de livros, contação de histórias, mesas redondas com escritores infantis e oficinas de música e artesanato fazem parte da programação. A Bateria Furiosinha, da escola mirim Aprendizes do Salgueiro, abre o evento com muito samba e descontração.

Essa é a primeira vez que o Acadêmicos do Salgueiro realiza um evento em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, que estima que cerca de dois mil estudantes da rede passem pela quadra da agremiação. Entre as atividades oferecidas, estão oficinas de instrumentos indígenas, máscaras africanas recicláveis, música popular antirracista, escrita criativa, capoeira e uma apresentação cênica do Pequeno Príncipe Preto. Além disso, haverá um debate sobre o combate à violência doméstica. O “Livres Para Estudar”, projeto de distribuição gratuita de absorventes nas escolas públicas municipais, também marcará presença no evento, que terá ainda um espaço dedicado aos Ginásios Educacionais Tecnológicos (GETs).

A feira também vai contar com mesas redondas sobre Carnaval, sobre a história do Acadêmicos do Salgueiro e sobre o enredo que a escola vai levar para a Avenida em 2024, Hutukara, que aborda a cultura e a luta do povo Yanomami. Personalidades como Haroldo Costa, Nei Lopes, Leonardo Bruno, Pedro Nobre estarão presentes nos debates literários. Os departamentos culturais da Portela e da Mocidade Independente de Padre Miguel também vão marcar presença.

“Nós agradecemos à Secretaria Municipal de Educação por essa parceria que proporciona essa oportunidade de acesso à cultura e informação às crianças da nossa Comunidade, do Morro do Salgueiro e, como escola de samba, nos colocamos à disposição para outros eventos que agreguem, dessa forma, à formação das nossas crianças.”, destacou o presidente André Vaz, durante a apresentação do evento à Comunidade.

Ação social:

Além da SME, a Feira Literária e cultural “Histórias sem fim” também conta com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde, CRAS, SESC, SESI, FIRJAN e Fundação Leão XIII, que vão oferecer, entre outras atividades, inscrição e atualização do Cadastro Único, testes glicêmicos, exames de vista, aplicação de flúor e marcação de exames como mamografia e ultrassonografia de mama.

A Feira Literária e cultural “Histórias sem fim”, é uma iniciativa do Departamento Cultural do Acadêmicos do Salgueiro junto ao Centro Médico do Salgueiro, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Secretaria Municipal de Saúde. A quadra do Salgueiro fica na Rua Silva Teles, 104, Andaraí. A entrada é gratuita. Na sexta-feira, dia 20, o evento terá início a partir das 9h, com apresentação da Bateria Furiosinha.

CENTRO MÉDICO DO SALGUEIRO

Acadêmicos do Salgueiro oferece exames de ultrassonografia e mamografia à mulheres de 40 a 60 anos

Atendimento será realizado no próximo domingo, dia 22. Iniciativa conta com a parceria do laboratório Labs A+.

O Centro Médico do Salgueiro dá continuidade nesta quinta-feira (19), à campanha do Outubro Rosa – mês de prevenção do câncer de mama. Essa é mais uma iniciativa da Academia do Samba em parceria com o laboratório Labs A+.

Os exames oferecidos são Ultrassonografia de mama e mamografia, e são destinados à mulheres de 40 a 60 anos.

Para a realização do exame, é necessário pegar o encaminhamento na quadra do Acadêmicos do Salgueiro, nos dias 19 e 20 de outubro, das 13h às 17h. A quadra fica localizada na Rua Silva Teles, 104, Andaraí.

O atendimento será realizado no domingo, dia 22 de outubro, na Unidade Labs A+ no Flamengo, localizado na Rua Senador Vergueiro, 157, no bairro do Flamengo.

Sobre o Centro Médico do Salgueiro:

Inaugurado na década de 80, o Centro Médico Miro Garcia está localizado dentro da quadra do Salgueiro. Coordenado pela psicóloga Dra. Vilma Araújo, o espaço conta com salas equipadas para atender às necessidades dos pacientes, os quais são atendidos por médicos voluntários e especialistas em diferentes áreas da saúde.

Pensando na qualidade de vida de sua comunidade, o Salgueiro oferece, através do projeto Sambando com Saúde atendimento de saúde gratuito para a comunidade.

Especialidades:

* Cardiologia

* Clínica Médica

* Dermatologia

* Fisioterapia

* Fonoaudiologia

* Ginecologia

* Massoterapia

* Nutricionista

* Ortopedia

* Psicologia

* Urologia

* Neurologia

* Cromoterapia

* Fitoterapia

* Aroma Terapia

Para marcar uma consulta, entre em contato pelos telefones:

Telefones : (21) 3172-0518 / (21) 98538-0224

SERVIÇO:

Feira Literária e cultural “Histórias sem fim”

Data: 20 de outubro – das 9h às 17h

21 de outubro – das 9h às 15h

Quadra do Acadêmico do Salgueiro – Rua Silva Teles, 104, Andaraí

Entrada Gratuita


Spread the love