Vinícius Natal lança livro sobre Cenografia e Carnaval Carioca

Spread the love

Vinícius Natal lança livro sobre Cenografia e Carnaval Carioca no Baródromo

O Doutor em História do Carnaval lança seu 3º livro “Cenografia Carioca: Carnaval e outros fragmentos”, no próximo dia 22.

Baseado em sua tese de doutorado defendida pela UFRJ, em 2019, a nova obra do historiador e antropólogo Vinícius Natal, retrata a profissão de cenógrafo na cidade do Rio de Janeiro, um campo profissional ainda pouco explorado e importante para a formação do ofício de um carnavalesco. Para embarcar nessa análise, o autor encontra o personagem histórico Publio Marroig e, a partir de seus passos na vida pública, desvenda esse mundo artístico.

“O Publio era filho de espanhóis e veio para o Rio de Janeiro no final do século XIX, junto de sua família. Ele e outros tantos imigrantes europeus fizeram parte da construção de um modelo de cenografia carioca que atuava desde os teatros, parques de diversões, decorações de bailes e tudo o mais em que se necessitava de espetacularidade visual na cidade” – afirma o pesquisador, que terminou, recentemente, seu pós-doutorado em História da Arte, na UERJ e integra a equipe de pesquisa do GRES Acadêmicos do Grande Rio.

O livro, que será lançado no próximo dia 22, pela editora Mórula, é estruturado com  uma série de ricas imagens de cenários de teatro, carros alegóricos de grandes sociedades carnavalescas, e mesmo das até então desconhecidas Festas Venezianas – desfiles de embarcações iluminadas na enseada de Botafogo – é possível perceber o sabor da produção artística visual na cidade e o trânsito dos cenógrafos entre diferentes formas festivas urbanas entre os séculos XIX e XX.  Tendo como capa a ilustração do artista Antonio Vieira, a ideia é, também, chamar atenção para a ausência de mulheres e negros no campo artístico brasileiro.

“A gente começa a percorrer a vida do Publio e percebe que há um circuito profissional formado por, basicamente, descendentes de imigrantes europeus. Isso vai dar forma a um modelo que privilegia, até hoje, a presença masculina e branca nos espaços de produção visual carnavalesca da cidade, quase que excluindo negros e mulheres. As escolas de samba são um grande exemplo disso e é preciso olhar com preocupação para esse desequilíbrio.” – declara o autor.

Lançando seu 3º livro, e já concorrendo ao prêmio do Site Carnavalesco na categoria de Criação literária, Vinícius Natal escolheu lançar sua obra no Barodromo, restaurante que tem como tema as escolas de samba do carnaval carioca.

“Não tinha lugar mais pertinente que o Barodromo. É o local onde todo sambista se sente em casa” – afirma o historiador.

 

Serviço:

Nome: Cenografia Carioca: Carnaval e outros Fragmentos

Editora: Morula

Páginas: 260

Preço: R$55,00

Ano do lançamento: 2021

Gênero: História, Arte e Antropologia

Site: www.cenografiacarioca.com

Local: Barodromo

Endereço: R. Dona Zulmira, 41 – Maracanã, Rio de Janeiro – RJ.

Horário: 19hs às 22hs

 

Sobre o autor

 

É sambista, desfilando como ritmista e folião durante vários anos nas escolas de samba do Rio de Janeiro. Doutor em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, instituição a qual também se tornou mestre, pelo mesmo curso. Possui Pós-Doutorado pelo Instituto de História da Arte, na UERJ. É graduado em História pela Universidade Federal Fluminense e possui curso técnico em Publicidade e Propaganda, pela Escola Técnica de Comunicação. Atuou como pesquisador do Centro Cultural Cartola, atual Museu do Samba, diretor Cultural do GRES Unidos de Vila Isabel e  Coordenador de Promoção das Políticas de Igualdade Racial – CPIR – do município do Rio de Janeiro. Além de artigos em revistas científicas, publicou dois livros: um livro de crônicas, “As Titias da Folia: O Brilho Maduro das Escolas de Alta Idade”, e o “Cultura e Memória nas Escolas de Samba do Rio de Janeiro: Dramas e Esquecimentos”, ganhador da menção honrosa do prêmio Afonso Carlos Marques do Santos em 2016, promovido pelo Arquivo Geral da Cidade do Rio de Janeiro. Hoje, atua como pesquisador do GRES Acadêmicos do Grande Rio.

 


Spread the love

Related Posts

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Spread the love

Spread the loveEscolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Rio Carnaval 2025 Liesa sorteou os dias e posições em uma grande festa aberta ao público, na Cidade…


Spread the love

Rainha Sumaya Perez em dose dupla

Spread the love

Spread the loveSumaya Perez é a nova rainha da bateria da Concentra Imperial e madrinha do Arrastão de Cascadura O carnaval 2025 já está a todo vapor para as beldades…


Spread the love

Você perdeu

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Escolas de samba conhecem a ordem de desfiles para o Carnaval 2005

Negralu renova com a Cabuçu

Negralu renova com a Cabuçu

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel

Primeiro casal da Mocidade Independente de Padre Miguel

Monique Rizzeto reencontra Mestre Demétrius

Monique Rizzeto reencontra Mestre Demétrius

Amanda Palhares reforça Direção de Carnaval da Acadêmicos de Niterói

Amanda Palhares reforça Direção de Carnaval da Acadêmicos de Niterói

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário

Barracão da Vila Isabel recebe visita de secretário