Musas da União da Ilha e Unidos de Bangu treinam firme
Musas da União da Ilha e Unidos de Bangu treinam firme para o Carnaval
Cintia Barboza e Letícia Guimarães querem mostrar muito samba no pé e condicionamento físico no desfile oficial
Muito além do brilho, das fantasias luxuosas e do glamour da avenida, o desfile na Marquês de Sapucaí exige preparo físico, resistência e disciplina. Para atravessar os cerca de 700 metros de passarela do samba, sambando sem perder o fôlego, o sorriso e a postura, a rotina das musas é cada vez mais intensa no que se refere aos treinos e cuidados com o corpo.
A preparação começa meses antes do carnaval e envolve uma combinação de treinos diários, que incluem musculação, funcional, cardio, dança, aulas de samba, alongamento e, em muitos casos, acompanhamento com personal trainer, fisioterapeuta e nutricionista. O objetivo vai muito além da estética: é desenvolver condicionamento físico, força, resistência muscular, equilíbrio e controle respiratório para sustentar o ritmo forte do desfile do início ao fim.
Veterana da folia, Cintia Barboza confessa que o mais difícil é manter a dieta. Personal Trainer, a musa da Unidos de Bangu tem a disciplina como palavra de ordem e relata que cortou bebidas alcóolicas até o carnaval.
“O corpo precisa estar preparado para um esforço contínuo. São muitos minutos sambando, sorrindo, usando fantasias pesadas, sob calor intenso e com milhões de olhos atentos. Não é só beleza, é preparo de atleta”, relata ela que treina diariamente em dois turnos.
Além de garantir desempenho na avenida, os treinos também têm papel fundamental na prevenção de lesões, melhora da postura e aumento da confiança. Manter o corpo sarado e saudável é consequência de uma rotina que prioriza saúde, bem-estar e qualidade de vida, como relata Letícia Guimarães. A musa da União da Ilha está completando 20 anos de Carnaval e também poderá ser vista como destaque do Salgueiro e rainha da Banda dos Amigos da Barra. Na contramão de quem sofre com dietas restritivas, a musa, reconhecida por seu corpo escultural, ingere mais calorias pois tem metabolismo acelerado.
“Eu perco peso com muita facilidade e a rotina dos ensaios faz com que eu emagreça mesmo comendo nos horários corretos, por isso, eu consumo mais calorias para compensar”, diz ela que não abre mão dos treinos nem quando está de férias.
Share this content:


